TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brigada de Incêndio

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.524 Palavras (15 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

Com base na IT17, todos os locais que são voltados ao uso coletivo, público ou particular deve ser regularizado junto ao Corpo de Bombeiros.

Este procedimento é voltado para que seja garantida a população o mínimo de segurança contra incêndio e pânico nas edificações.

Para que seja garantida a segurança das edificações é que foi criado a IT17, ela a

JUSTIFICATIVA

O projeto de proteção e combate a incêndio em uma edificação é de suma importância, haja vista que é através deste, que em um possível incêndio será evitado e, além, em ocorrendo o incêndio, o mesmo poderá ser combatido de forma ideal, obviamente, se o dimensionamento foi realizado seguindo todas as normas do Corpo de Bombeiros Militar do estado de São Paulo.

OBJETIVO

Este trabalho analisa a Segurança Contra Incêndio e sua manifestação na regulamentação do Corpo de Bombeiros de São Paulo.

A Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros 17/2015 prepara as brigadas para atuar na prevenção e no combate a incêndio, operando equipamento de combate a incêndio, auxiliando no plano de abandono, identificando seus riscos e auxiliando nos primeiros socorros, visando em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir os danos ao meio ambiente ate a chegada do socorro especializado, momento em que poderá atuar no apoio das equipes.

METODOLOGIA

Com base na regulamentação atual do Corpo de Bombeiros, da IT Nº. 17/2014 da Brigada de incêndio do Estado de São Paulo.

Fica estabelecido definições, regras de definições, regras de aplicação, organização do serviço de segurança contra incêndio, os procedimentos administrativos, as responsabilidades, o estabelecimento das alturas e áreas das edificações, a classificação das edificações e áreas de risco, as medidas de segurança contra incêndio, e o cumprimento dessas medidas.

É complementado por um anexo com tabelas que indicam a classificação das ocupações, segundo seu risco, a altura, e a carga incêndio, e tabelas de exigências em função das classificações anteriores.

Resumindo poderíamos dizer que ele indica, em função das classificações citadas, quais medidas de segurança contra incêndio cada edificação deve possuir.

DESENVOLVIMENTO

1 OBJETIVO

Estabelecer as condições mínimas para a composição, formação, implantação, treinamento e reciclagem da brigada de incêndio e os requisitos mínimos para o dimensionamento da quantidade de bombeiro civil, para atuação em edificações e áreas de risco no Estado de São Paulo, na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir os danos ao meio ambiente, até a chegada do socorro especializado, momento em que poderá atuar no apoio.

2 APLICAÇÃO

Esta Instrução Técnica (IT) aplica-se a todas as edificações ou áreas de risco, conforme o Decreto Estadual nº 56.819/11 - Regulamento de Segurança contra Incêndio das edificações e áreas de risco do Estado de São Paulo.

3 REFERÊNCIAS NORMATIVAS E BIBLIOGRÁFICAS

NBR 14023 – Registro de atividades de bombeiros.

NBR 14096 – Viaturas de combate a incêndio.

NBR 14276 – Programa de brigada de incêndio.

NBR 14277 – Instalações e equipamentos para

treinamento de combate a incêndio.

NBR 14561 – Veículos para atendimento a emergências

médicas e resgate.

NBR 14608 – Bombeiro profissional civil.

NBR 15219 – Plano de emergência contra incêndio –

requisitos.

Manual de Fundamentos do Corpo de Bombeiros da

Polícia Militar do Estado de São Paulo.

4 DEFINIÇÕES

Para os efeitos desta Instrução Técnica aplicam-se as definições constantes da IT 03 - Terminologia de Segurança contra Incêndio.

5. PROCEDIMENTOS

5.1 Composições da brigada de incêndio

5.1.1 A composição da brigada de incêndio de cada pavimento, compartimento ou setor é determinada pela Tabela A.1, que leva em conta a população fixa, o grau de risco e os

grupos/divisões de ocupação da planta.

5.1.2 Quando em uma planta houver mais de uma divisão de ocupação, o número de brigadistas deve ser calculado levando-se em conta a divisão de ocupação de maior risco descrito na NBR 14.276. O número de brigadistas só é calculado para cada grupo de ocupação se as unidades forem compartimentadas ou se os riscos forem isolados.

5.1.2.1 Se a área construída da unidade de maior risco descrito na NBR 14.276 não ultrapassar 10% (dez porcento) da área contínua não isolada ou compartimentada, o número de brigadistas deve ser calculado para cada divisão de ocupação.

5.1.3 A composição da brigada de incêndio deve levar em conta a participação de pessoas de todos os setores e turnos.

5.2 Critérios básicos para seleção de candidatos a brigadista Os candidatos a brigadista devem atender preferencialmente aos seguintes critérios básicos:

5.2.1 Permanecer na edificação durante seu turno de trabalho;

5.2.2 Experiência anterior como brigadista;

5.2.3 Possuir boa condição física e boa saúde;

5.2.4 Possuir bom conhecimento das instalações, devendo ser escolhidos preferencialmente os funcionários da área de utilidades, elétrica, hidráulica e manutenção geral;

5.2.5 Ser maior de 18 anos;

5.2.6 Ser alfabetizado.

NOTA: Caso nenhum candidato atenda aos critérios básicos relacionados, devem ser selecionados aqueles que atendam ao maior número de requisitos.

5.3 Organização da brigada

5.3.1 Brigada de incêndio

A brigada de incêndio deve ser organizada funcionalmente, como segue:

a. brigadistas: membros da brigada que executam as atribuições previstas em 5.5;

b. líder: responsável pela coordenação e execução das ações de emergência de um determinado setor/pavimento/compartimento. É escolhido dentre os brigadistas aprovados no processo seletivo;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (170.7 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com