TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincar Na Educação Infantil

Artigo: Brincar Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

Desenvolver atividades em Educação Infantil não é nada fácil, em razão dos alunos serem muito pequenos e ainda por não corresponderem de forma motora a muitas atividades. Assim, seguem algumas sugestões que poderão auxiliar o professor no cotidiano da sala de aula, bem como fora dela.

Para a realização dessa atividade o grupo se empenhou em visitar a instituição e em seguida nós formulamos o texto para ser entregue no portfólio.

Brincar na escola não é exatamente igual a brincar em outras ocasiões, porque a vida escolar é regida por algumas normas que regulam as ações das pessoas e as interações entre elas e, naturalmente, estas normas estão presentes, também, na atividade da criança.

A utilização do brincar como recurso pedagógico tem de ser vista, primeiramente, com cautela e clareza. Brincar é uma atividade essencialmente lúdica se deixar de sê-lo, descaracterizar-se-á como jogo ou brincadeira.

O brincar também promove a constituição do próprio indivíduo. Incluir o jogo e a brincadeira na escola tem como pressuposto, então, o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo, e á construção do conhecimento, processos estes intimamente interligados.

Portanto, o brincar, como forma de atividade humana que tem grande predomínio na infância, encontra, assim, seu lugar no processo educativo. Sua utilização promove o desenvolvimento dos processos psíquicos, dos movimentos, acarretando o conhecimento do próprio corpo, da linguagem e da narrativa e a aprendizagem de conteúdos de áreas específicas, como as ciências humanas e exatas.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

As crianças aprendem a lidar com os sentimentos, interagir, resolver conflitos, desenvolver a imaginação e a criatividade. Assim é de total importância que o brincar esteja presente no cotidiano escolar para que com ele as crianças possam desenvolver construir, adquirir conhecimentos e se tornarem autônomas e cooperativas.

2.1 Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil

Para a criança o ato de brinca é muito importante, significativo e prazeroso para as crianças. Por meio do brincar a criança pode se expressar, aprender e se desenvolver. É uma ação livre que permite relaxar, aprender regras, linguagens, desenvolve habilidades e introduz a criança no mundo imaginário. Mas é essencial que a criança aprenda a brincar por meio das interações com outras crianças e com os adultos. Assim também é papel do professor ensinar a criança a brincar, fazer intervenções para que ela aprenda novas brincadeiras e suas regras.

Faz parte do papel da escola educar, cuidar e brincar. As práticas pedagógicas na Educação Infantil devem ser norteadas pelas interações e as brincadeiras, deixando claro assim, que não se pode pensar no brincar sem as interações com as crianças, com o professor, com os brinquedos, materiais e com o ambiente.

As brincadeiras são fontes de estímulos ao desenvolvimento social, físico, afetivo e cognitivo, também é uma forma de auto – expressão das crianças. Por meio delas as crianças podem desenvolver sua coordenação motora, suas habilidades visuais e auditivas, seu raciocínio criativo e inteligência.

Também é muito importante respeitar as fases e idades das crianças para oferecer brinquedos e brincadeiras adequadas para seu desenvolvimento, não se pode planejar as brincadeiras e selecionar os brinquedos sem conhecer a criança, pois crianças em idades diferentes precisam de desafios diferentes, destacando assim um outro ponto importante para os professores na Educação Infantil o de conhecer suas crianças, observar, acompanhar, participar e mediar o brincar da criança.

O ato de brincar abrange diversas áreas como a saúde, pois o brincar é essencial para saúde física e mental da criança e faz parte do processo educativo do ser humano.

Brincar é a atividade mais importante da infância, em que é por meio dos jogos e das brincadeiras que as crianças aprendem a se relacionar com o mundo a sua volta. O brincar é um fenômeno universal. O jogo está presente em todas as formas de organização social. Na área educativa contamos com os Referenciais Nacionais de Educação Infantil, documento que é constituído de um conjunto de referências e orientações pedagógicas. Este documento salienta a importância do brincar, como enriquecimento da própria identidade da criança experimentando, outras formas de ser e pensar, ampliando suas concepções sobre coisas e pessoas. Enfoca que a motivação da brincadeira é sempre individual e depende das emoções de cada criança que podem ser vivenciadas em comum, em situações de interação social. O documento como o próprio nome diz, é referência para a orientação dos profissionais da educação, ajuda entender, avaliar, reconsiderar, concluir, enfim ampliar concepções sobre a educação Infantil.

Nesse sentido, os jogos e as brincadeiras no espaço infantil são de extrema importância para o desenvolvimento da criança ajudando a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas a criança forma conceitos, relaciona ideias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra – se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.

2.2 Registro Reflexivo da Pesquisa de Campo

A CEMEI que visitamos na cidade de Votuporanga, pertence a autarquia municipalrealizando nossa pesquisa de campo no Jardim II.

O professor da sala, nos recebeu muito bem

Ao entrarmos na sala o professor estava trabalhando com atividades direcionadas à Linguagem e Comunicação.

A professora da sala disse que durante a rotina semanal das crianças eles possuem muitos espaços em que podem brincar de forma livre ou dirigida, brincando de lego, quebra-cabeça, jogos com sucata entre outros adequados a essa faixa etária.

Os jogos e as brincadeiras são oportunizados pelos professores de forma bem tranquila e é bem recebido pelas crianças que brincam de forma pacífica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com