TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CABELO

Tese: CABELO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Tese  •  7.769 Palavras (32 Páginas)  •  2.318 Visualizações

Página 1 de 32

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética

Disciplina: Tricologia – N20

Prof. Esp. Claudionora Neves Alves de Souza

Campo Grande – MS

2014

TRICOLOGIA – AULA 1

CABELOS

Os cabelos são fios formados por um tipo de proteína chamada queratina. Eles nascem de uma estrutura da pele chamada folículo piloso, que é onde fica a raiz do cabelo.

O folículo piloso é invisível aos nossos olhos, pois fica interna à pele. Nessa estrutura existe a raiz do cabelo, sua única parte viva, formada pela papila dérmica, pelo bulbo capilar e também por uma ou mais glândulas sebáceas. As glândulas sebáceas são as responsáveis pela produção de oleosidade natural do cabelo e da pele.

FORMAS DE CABELOS

A curvatura do cabelo é a característica que mais influencia no volume, penteabilidade, maleabilidade e outros aspectos.

Crespo, ondulado ou liso, é determinada geneticamente e varia de acordo com as raças.

Cilíndricos – tem o mesmo diâmetro em todo o seu comprimento, não apresentando assim diferença de largura ao longo do fio. São cabelos lisos.

Prismáticos – são cabelos crespos, nas suas diversas denominações, tais como o crespo ondulado o crespo encaracolado e o crespo carapinha.

ANÁLISE DOS CABELOS

Resistência - pode ser avaliada pela força aplicada para rompê-lo, quando estirado. De acordo com a resistência oferecida para rompê-lo, será classificado em: cabelo forte, normal ou fraco. Geralmente os cabelos grossos são impermeáveis e os finos são porosos, ficando os médios como intermediários.

Elasticidade – um cabelo saudável e elástico esticará quando puxado. É a propriedade que o cabelo tem de ser estirado e voltar ao seu tamanho natural. A elasticidade está ligada à espessura do fio, sendo que, quanto mais grosso o fio, mas difícil rompê-lo.

Porosidade (sensibilidade) – está relacionada com a estrutura interna do fio, que pode ser mais ou menos compacto. É determinado pelo estado de abertura das cutículas dos cabelos que podem se apresentar abertas, semi-abertas ou fechadas, sendo:

- Cabelos porosos - escamas das cutículas abertas, portanto absorvem com mais rapidez elementos químicos, oferecem resultados mais rápidos.

- Cabelos impermeáveis – as escamas das cutículas são fechadas e dificultam a penetração de elementos químicos.

- Cabelos normais – escamas das cutículas semi-abertas, considerados normais na absorção dos elementos químicos. É um intermediário entre o poroso e o impermeável não absorve e nem rejeita líquidos. Fica no meio termo, por isso é considerado normal. Possui nível de oleosidade controlada.

Volume (densidade) – é uma característica relacionada com o couro cabeludo e definida pelo número de fios de cabelo por centímetro quadrado.

IDENTIFICAÇÃO DOS TIPOS DE CABELOS

A classificação dos cabelos segundo esse critério leva em consideração apenas a distribuição de oleosidade ao longo dos fios. A oleosidade dos cabelos é proveniente de uma única fonte: a glândula sebácea associada ao folículo piloso.

Normais – este tipo de cabelo tem aparência muito saudável. O fio tem a cutícula fechada e alinhada. São suaves ao tato, sedosos e cintilantes à luz e com volume.

Secos – são ásperos e sem brilho. Acumulam eletricidade estática e são difíceis de pentear ou desembaraçar. A cutícula do fio é aberta e segue desordenada tornando-os porosos, frágeis e arrepiados. A secreção das glândulas sebáceas é deficiente, resseca os cabelos que ficam opacos, rebeldes e sem vida. Além do fator hereditário, hábitos alimentares, longas exposições ao sol e banhos de piscina ou mar sem proteção adequada, as permanentes e tinturas são as principais causas que levam a escassez da secreção das glândulas sebáceas, tornando-os secos e desidratados o couro cabeludo e os cabelos. Em conseqüência, todo o sistema de nutrição capilar é prejudicado.

Oleosos – a cutícula dos fios são dispostas em linha reta. São gordurosos, pesados sem volume, geralmente finos. As glândulas sebáceas liberam secreção gordurosa em quantidade excessiva (este fato pode acelerar o processo de queda). Além da hereditariedade, o estresse, as alterações emocionais, os problemas hormonais e uma alimentação desequilibrada (gorduras e frituras) aceleram a produção de secreção das glândulas sebáceas, influindo na oleosidade da pele e dos cabelos. A poluição, o sol e pó tratamento inadequado (lavagem e uso de produtos impróprios) também podem contribuir para o aumento desta oleosidade.

Mistos – o couro cabeludo é oleoso e os fios são secos e quebradiços. Na maioria das vezes, têm as mesmas características dos cabelos oleosos, mas apenas no couro cabeludo. O ressecamento dos fios pode ocorrer por: tinturas, alisamentos, permanentes, sol em excesso sem proteção de filtros, secadores e de produtos inadequados.

Outras características:

Ressecados – cabelos sem brilho, desidratados, quebram facilmente, tem características básicas de um cabelo seco. Causas: ação do sol, água clorada, poeira, uso exagerado de secadores, modeladores e fatores ambientais.

Desvitalizados – fios desnutridos, duros, ásperos, opacos, elétricos e difíceis de pentear.

TRICOLOGIA - AULA 2

O PELO

O NASCIMENTO DOS PELOS OU PILOGÊNESE

3º mês de gestação – os folículos pilosos se desenvolvem primeiro nas regiões dos supercílios, lábio superior e queixo.

5º ou 6º mês de gestação - o feto torna-se coberto de pelos muito delicados descritos como lanugem. Estes pelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.2 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com