TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CALCULO NUMERICO

Dissertações: CALCULO NUMERICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  8.307 Palavras (34 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 34

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

03080-5 - ELETROTÉCNICA

Objetivos Gerais da Disciplina

Caracterizar os problemas, grandezas e fenômenos elétricos relacionados com a utilização da eletricidade. Caracterizar as máquinas elétricas e os dispositivos de manobra e proteção, relacionados com os sistemas elétricos que os engenheiros de materiais e químicos lidam em suas atividades profissionais, de modo a garantir instalações elétricas seguras, não colocando em risco a vida das pessoas e garantindo o desempenho adequado dos equipamentos (consumo de energia, durabilidade, rendimento, etc.)

Tópicos

1. Circuitos elétricos. 2. Sistemas polifásicos. 3. Circuitos magnéticos. 4. Geradores e motores de corrente contínua. 5. Geradores e motores de corrente alternada. 6. Motores monofásicos. 7.Instalações Industriais. 8. Medidas elétricas e magnéticas.

03086-4. MECÂNICA DOS SÓLIDOS ELEMENTAR

Objetivos Gerais da Disciplina

No final do período letivo, o aluno deverá ser capaz de (a) entender os fundamentos teóricos do comportamento mecânico dos sólidos deformáveis, (b) reconhecer as limitações das hipóteses de cálculo adotadas, (c) estruturar de maneira lógica e racional as idéias e os conceitos envolvidos nos cálculos, (d) estabelecer analogias de procedimentos de cálculo e conceitos em diferentes situações, (e) incorporar as habilidades necessárias para resolver problemas de aplicação e (f) calcular tensão e deslocamento em estruturas de barras (isostáticas) submetidas a ações simples ou combinadas.

Tópicos

1. Introdução. 2. Esforços solicitantes em estruturas planas. 3. Barras submetidas à força normal. 4. Torção em barras de secção circular. 5. Flexão em barras de secção simétrica.

03502-5 - MATERIAIS PARA A INDÚSTRIA QUÍMICA

Objetivos Gerais da Disciplina

Descrever o campo dos materiais classificando-os segundo diversos critérios.

Fornecer princípios básicos de estrutura e propriedades com aplicação na seleção e especificação de materiais para a Industria Química.

Tópicos

1. Introdução: Estrutura dos Materiais; 2. Diagramas de equilíbrio; 3. Ensaios de Materiais; 4. Materiais ferrosos e não ferrosos; 5. Aspectos gerais da deterioração de materiais em serviço; 6. Tipos de corrosão e métodos de ensaio; 7. Corrosão de ferros e suas ligas; 8. Ligas especiais resistentes à corrosão; 9. Critérios de proteção; 10. Outros materiais para a Indústria Química.

06203-0 - PORTUGUÊS

Objetivos Gerais da Disciplina

Fazer com que o aluno seja capaz de: - aplicar os princípios gerais da Lingüística; - ler criticamente textos de várias procedências; - utilizar a expressão oral com clareza e coerência; - produzir textos diversos.

Tópicos

1. Ciência da linguagem. 2. Desenvolvimento da expressão oral. 3. Leitura e análise. 4. Produção de textos.

07013-0 - QUÍMICA 1-GERAL

Objetivos Gerais da Disciplina

Levar aos alunos, que apresentam formação bastante heterogênea, a elaborarem um conjunto de conceitos muito bem relacionados entre si, que lhes permitam desenvolver raciocínio químico dedutivo. Este raciocínio deve permitir-lhes, mais tarde, prever ou justificar o comportamento de sistemas em reação e as propriedades de elementos e compostos, baseando-se num tratamento correto e atualizado dos assuntos enumerados na ementa.

Tópicos

1. Estrutura Atômica. 2. Estrutura Molecular. 3. Os Estados da Matéria e as Forças Intermoleculares.

07013-0 - QUÍMICA 2-GERAL

Objetivos Gerais da Disciplina

Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de caracterizar o que se entende por substâncias, materiais, reações químicas, estequiometria, ácidos e bases, soluções tamponantes, equilíbrio químico e propriedades coligativas. Além disso, deverá ser capaz de realizar cálculos: a) de composição percentual de substâncias e determinar fórmulas a partir da composição percentual; b) para uma amostra de uma substância ou um material envolvendo as grandezas massas, volume, quantidade de matéria e número de entidades químicas; c) estequiométricos; d) envolvendo constantes de equilíbrio e quantidades de equilíbrio e/ou iniciais; e) envolvendo o pH de soluções aquosas; f) envolvendo soluções tamponantes ; g) de propriedades coligativas.

Tópicos

1. Soluções. 2. Reações e Equações Químicas. 3. Estequiometria. 4. Equilíbrio Químico.

07018-1 - QUÍMICA EXPERIMENTAL GERAL

Objetivos Gerais da Disciplina

1. Identificar, localizar e manusear os materiais de segurança do laboratório. 2. Identificar os riscos decorrentes do manuseio de reagentes químicos. 3. Identificar e manusear a vidraria e os reagentes básicos de um laboratório de química. 4. Montar sistemas simples para separar e/ou purificar sólidos e/ou líquidos; calcular o rendimento destes processos. 5. Sintetizar e caracterizar compostos orgânicos e inorgânicos. Calcular o rendimento das sínteses efetuadas. 6. Identificar metais através de medidas de grandezas físicas e de reações químicas. 7. Preparar soluções de ácidos e bases, determinar sua concentração e utilizar em análises. 8. Redigir um relatório científico, discutir e avaliar resultados experimentais.

Tópicos

1. Introdução ao Curso de Química Experimental Geral . Segurança no Laboratório. Equipamentos Básicos de Laboratório . Levantamento, Análise de Dados Experimentais e Elaboração de Relatório Científico 2. Identificação de Substâncias Químicas Através de Medidas de Grandezas Físicas e de Reações Químicas 3. Preparação e Padronização de Soluções 4. Preparação de Compostos Orgânicos e Inorgânicos 5. Métodos de Purificação e Caracterização de Substâncias Químicas Orgânicas e Inorgânicas 6. Proposição de Procedimentos de Descarte e Tratamentos dos Resíduos de Laboratórios de Química.

07103-0

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com