TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPITAES DE AREIA

Casos: CAPITAES DE AREIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

FILME CAPITÃES DE AREIA

Segundo abordagem transmitida retirada da Obra de Jorge Amado, o filme Capitão de Areia tem uma semelhança gritante com diversos fatores que caracteriza o Brasil, de forma singular com a atuação dos atores, são cenas marcantes do processo histórico, bem como da atualidade vividas pelos brasileiros. A cinematografia tem seu inicio com a primeira parte simbolizando o ritual a Iemanjá, um grupo de pessoa a levam até as aguas, com flores e presentes para oferta-la segundo o costume tradicional histórico da Bahia, a referida cena é um dos costumes vividos na contemporaneidade por baianos religiosos devotos, assim como define a religião e seguem o costume passado por várias gerações dos baianos.

Os capitães de areia na obra são um grupo de meninos de rua, todos menores de idade, abandonados e marginalizados pela sociedade, em situação de vulnerabilidade social, praticam atos de vandalismo aterrorizando a cidade de Salvador. Os Menores moram em um antigo armazém da cidade, que ficava praticamente afastado de tudo e de todos, principalmente da polícia que estava sempre à procura dos meninos. Os capitães de areia tinham um lider, que era para os outros uma espécie de pai, pois determinava todos os atos, orientando os demais de maneira ativa, mesmo sendo tão jovem, Pedro Bala. Apesar de serem garotos de rua todos alimentavam em si sonhos diferentes, uns sonhavam em ser desenhista, outros famosos, dentre eles havia o desejo de um pelo sacerdócio, ser padre, estava buscando a Deus, pedindo proteção para os seus colegas, onde tem em mente as orientações espirituais do padre José Pedro, fazendo valer seu dom de Pastor, defendia atos praticados pelo grupo, pelos roubos que realizavam por necessidade, além de não terem interferência de ninguém para ajuda-los, dando comida e abrigo. Entre os sonhos tem quem queira ser compositor de música, um dos jovens desejava ser professor, por ter interesse pela leitura e desenhar, este amimava os meninos em muitas noitadas , com histórias fazendo todos felizes.

Entre os menores tinha Gato que se apaixonou por uma prostituta, Dalva, logo depois de ser abandonada pelo se amante se envolveu com o garoto. Na maioria das vezes os furtos praticados por Gato eram para pagar as noitadas e presentear a prostituta no final acabou a conquistando-a. O sem pernas era um garoto amago com raiva da vida, sempre estava com ódio de tudo,se queixando da vida. O filme capitães de areia também transmite nas cenas, o amor Pedro Bala e a menina Dora, que por uma fatalidade da vida veio a morrer. Dora foi a primeira menina capitã de areia, pois existia uma determinação, presença femininas no grupo eram extremamente proibida. Os participantes do grupo logo demonstraram interesse pela nova membra, o professor enfrentadou todos os outros para a defendê-la, mais no final tudo acabou bem e Dora acabou conquistando vínculos afetivos dos capitãs, respeitada por todos.

No grupo de Pedro Bala regras, se um jovem roubasse qualquer objeto de outro garoto do grupo era expulso, eles são ladrões, mais não dentre os membros, com a determinação começa a rivalidade de grupos, em uma das cena Pedro e seguidos e espancado, foi separado de Dora pela primeira vez, preso e levado para o reformatório. Dora para um convento, com a ida de Pedro bala para o reformatório os garotos deram um tempo, até que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com