TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA FILME CAPITÃES DE AREIA

Artigo: RESENHA FILME CAPITÃES DE AREIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  1.177 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

RONDONÓPOLIS – MT

2013

CURSO DIREITO

1ª Serie B – 1º Bimestre

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Resenha do livro Capitães de Areia do escritor brasileiro Jorge Amado, publicado no ano de 1937. Na disciplina Atividade Complementar do 1º semestre do Curso de Direito – Rondonópolis/MT.

Como parte de Atividade Complementar.

RONDONÓPOLIS - MT

2013

RESENHA DO LIVRO CAPITÃES DE AREIA.

O livro é um romance escrito pelo brasileiro Jorge Amado, conta a vida de um grupo de jovens pobres (quase cem) com idade precoce entre nove e dezesseis anos que vivem em um trapiche, que significa um armazém abandonado em uma das praias nos arredores da cidade de Salvador capital da Bahia, no final dos anos 30.

O livro foi publicado no ano de 1937, foi perseguido na época pelo governo, inclusive alguns dos seus exemplares, foram queimados em praça pública, pois foi considerado nocivo por que divulgava propaganda comunista em uma época em que se buscavam as mudanças sociais, momento oposto ao vivido na obra que é retratada pelo autor de maneira pessimista, qualificada como social e proletária.

Conta o dia a dia da vida do grupo de meninos nas ruas de Salvador e o convívio com, prostitutas, malandros, terreiros de umbanda e macumba. Os meninos abandonados e marginalizados são liderados por Pedro Bala, filho de um líder sindical morto em uma greve, ele tem o rosto cortado por uma navalha e apesar de também ser ainda muito jovem, é uma espécie de pai para o grupo de garotos formados por volta Seca que se diz afilhado de Lampião e por isso seu maior desejo é ser cangaceiro, Professor, que se acha o mais talentoso, pois lê e desenha bem, Gato o mais malandro e aprendiz de cafetão, Dalva que não tem pernas, Coxo o espião do grupo que se finge de órfão, João Grande apelidado por Pedro Bala de negro bom, Querido de Deus amigo do grupo e Pirulito muito religioso rezava toda noite e pedia perdão por seus pecados.

Eles juntos, aterrorizam a capital baiana, na cidade tinha um Padre chamado José Pedro que após um surto de varíola (infecção da bexiga) tenta ajudá-los e se encrenca por isso. Os meninos agiam e roubavam dos ricos para si e os pobres e por isso, tinham a simpatia de muitos, inclusive do padre que por sua vez, tinha muitas dúvidas sobre a posição da igreja quanto à distribuição de renda.

Devido à má fama do grupo que se espalha pela cidade, o padre José Pedro juntamente com a mãe de santo Dona Aninha, o estivador João de Adão e o capoeirista Querido de Deus se unem para aJudá-los, pois na cidade as famílias tidas como distintas, os jornais, a polícia e o juizado de menores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com