TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Livro: Capitães Da Areia

Trabalho Universitário: Resenha Do Livro: Capitães Da Areia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha - Livro: Capitães da Areia

Capitães da Areia é uma obra do grande Jorge Amado, Editora Record. Suas 231 páginas contam as aventuras, os roubos, os namoros e as tristezas dos meninos abandonados de Salvador.

O livro é dividido em três partes, sendo elas: "Sob a lua, num velho trapiche abandonado", "Noite da Grande Paz, da Grande Paz dos teus olhos" e "Canção da Bahia, Canção da Liberdade".

Na primeira parte, conhecemos o local onde os conhecidos e terríveis Capitães da Areia moram, um velho trapiche abandonado. Visto pela população como crianças maldosas que apenas roubam, descobrimos a verdadeira situação desse grupo. Com um líder, regras e respeito, os meninos formam um lar no trapiche.

Pedro Bala é o líder do grupo, com seus cabelos loiros, uma cicatriz e apenas 15 anos. Com seus companheiros de morada, cria engenhosos planos de roubo para sustentá-los. Professor, João Grande, Pirulito, Sem-Pernas, Gato, Boa-Vida e Volta Seca são os maiores companheiros de Pedro.

Na segunda parte, a vida de todos muda no trapiche quando Dora e seu irmão Zé Fuinha tornam-se membros dos Capitães de Areia. Pela primeira vez os meninos encaram uma figura feminina em sua morada. Dora foi como uma mãe para eles, uma fonte de carinho que nunca tiveram antes. Foi também irmã e amor, para alguns.

A vida de roubos, o amadurecimento fora de hora, a vida de adulto em corpos de crianças, as aulas de Capoeira com Querido-de-Deus, os encontros com a mãe-de-santo Don'Aninha, a tentativa de catequização e amizade do Padre José Pedro: tudo isso nos é mostrado de forma direta e real por Jorge Amado.

Na terceira parte descobrimos o destino de cada um dos incríveis personagens e, acredite, nos emocionamos com todos eles. A vida sofrida dos meninos se reflete de forma diferente no caminho que eles decidem tomar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com