TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENERGIA NUCLEAR PODE SER UMA SOLUÇÃO DE AQUECIMENTO GLOBAL

Artigo: ENERGIA NUCLEAR PODE SER UMA SOLUÇÃO DE AQUECIMENTO GLOBAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Artigo  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 3

A ENERGIA NUCLEAR PODE SER A SOLUÇÃO PARA O AQUECIMENTO GLOBAL

A Grã-Bretanha precisa construir novas usinas nucleares, gerar mais eletricidade a partir de ventos e ondas e conter a demanda interna a fim de combater o aquecimento terrestre e evitar problemas no abastecimento, afirmou um porta-voz do primeiro-ministro Tony Blair.

O porta-voz também ressaltou a necessidade de reduzir a dependência do país em relação ao gás e ao petróleo no momento em que diminui o fornecimento vindo do mar do Norte.

"Boas intenções não serão suficientes para manter as luzes acesas", afirmou o porta-voz a repórteres, na terça-feira.

"A energia nuclear não é a única resposta, mas as fontes renováveis de energia ou o uso mais eficiente de energia tampouco são as únicas respostas. Precisamos de uma mistura".

"Precisamos passar das boas intenções e enfrentar a dura realidade de um mundo no qual a energia se tornou mais cara, no qual este país está deixando de ser um país auto-suficiente para se tornar um país com potencial de ser dependente 90 por cento da importação (de recursos energéticos)", acrescentou.

A energia nuclear responde por 20 por cento da eletricidade consumida na Grã-Bretanha, mas essa cifra deve cair para apenas 6 por cento, já que todas as usinas envelhecidas, com exceção de uma, devem encerrar suas atividades dentro de 20 anos.

O porta-voz deu as declarações antes de o ministro britânico do Comércio, Alistair Darling, apresentar ao Parlamento um relatório sobre o setor energético no qual deve expor os planos sobre a estrutura do setor elétrico da Grã-Bretanha para, no mínimo, as próximas duas gerações.

A decisão de construir um novo conjunto de usinas nucleares deve incentivar a indústria global do setor, que começa a se recuperar da explosão, em 1986, do reator atômico de Chernobyl.

A energia nuclear, considerada por alguns uma arma na luta contra o aquecimento global porque não emite gases do efeito estufa, e a segurança no fornecimento de combustíveis são assuntos que devem dominar a cúpula do G8 (que reúne os sete países mais industrializados do mundo, mais a Rússia) marcada para acontecer em São Petersburgo neste final de semana.

Subsídios nucleares

Darling havia dito à rádio BBC que as fontes renováveis de energia, que respondem por apenas 4 por cento da eletricidade consumida na Grã-Bretanha, deveriam ser mais utilizadas, mas que não seriam suficientes para preencher o vácuo de 30 por cento a ser criado quando as antigas usinas nucleares forem desligadas.

"Meu medo é de que, se não fizermos nada, vamos ter mais usinas de força alimentadas por gás, o que não é bom para a atmosfera e não é bom porque tendemos a importar mais", afirmou.

O governo deseja que as empresas de energia utilizem mais os recursos renováveis e invistam em tecnologia como painéis solares e geradores de eletricidade movidos a vento.

As autoridades também desejam abreviar o processo de planejamento a fim de evitar atrasos custosos e longos.

Mas o governo depara-se com um dilema, já que descartou por várias vezes conceder qualquer subsídio público para novas usinas nucleares em vista dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com