TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR ESTRUTURA FÍSICA

Tese: CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR ESTRUTURA FÍSICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Tese  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas pela aluna estagiaria Débora de Souza Caetano durante o Estágio Supervisionado II – Magistério do Ensino Médio e Educação de Jovens Adultos do curso de Licenciatura em Pedagogia – UCB, no período de 100 horas – 6 de Abril à 12 de julho de 2011, na Escola Estadual Doutor José Gonçalves, no período noturno, localizada no município de Itaúna, no bairro Garcias, na Praça Alfredo Gonçalves de Sousa nº 150.

Este relatório tem como enfoque principal o Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou seja, o conjunto de processos de aprendizagens, formais ou não formais, graças aos quais as pessoas desenvolvem suas capacidades, enriquecem seus conhecimentos e melhoram suas competências técnicas ou profissionais ou as reorientam a fim de atender suas próprias necessidades e as da sociedade.

DESENVOLVIMENTO

A Educação de Jovens e Adultos representa uma possibilidade que pode contribuir para efetivar um caminho e desenvolvimento de todas as pessoas, de todas as idades. Planejar esse processo é uma grande responsabilidade social e educacional, cabendo ao professor no seu papel de mediar o conhecimento, ter uma base sólida de formação.

Já no Ensino Médio a atitude do professor é sempre uma referência para os alunos. O professor é um eterno pesquisador. A pesquisa exige disponibilidade, abertura ao diálogo e convivência com a crítica. É pela via da pesquisa e, da interação e da mediação que o professor se constitui.

A escola tem o dever de garantir à todos o acesso ao conjunto de conhecimentos historicamente acumulados e, para isso, ela planeja conjuntamente suas ações, defendendo sempre os interesses da maioria. Na escola, o professor é autônomo e tem liberdade e confiança na regência de suas aulas, estabelece relações com o mundo social e contempla a diversidade cultural.

O principal objetivo da Educação de Jovens e Adultos é: de auxiliar cada individuo a tornar-se tudo aquilo que ele tem capacidade para ser. A educação de jovens e adultos (EJA) é vista como uma forma de alfabetizar quem não teve oportunidade de estudar na infância ou aqueles que por algum motivo tiveram de abandonar a escola.Por conseguinte, se faz necessário hoje a capacitação continuada em todas as fases da vida, e não somente durante a infância e a juventude.

No Ensino Médio, a ação pedagógica pressupõe a integração das disciplinas num esforço através do exercício coerente e responsável dos princípios da identidade, autonomia, interdisciplinaridade e contextualização, adotados como estruturadores dos currículos desse nível de ensino. Abrange situações de aprendizagem que contemplam o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões, na busca do homem de qualidade, levando em conta a complexidade progressiva do conhecimento, a preparação científica e a capacidade de utilizar as diferentes tecnologias, como etapa final da educação básica..

CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR

ESTRUTURA FÍSICA

CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO HISTÓRICO PEDAGÓGICO

A população beneficiada pela nossa escola é um total de 965 estudantes, ditribuidos em 41 turmas, da fase introdutória ao Ensino Médio, tendo entre eles portadores de necessidades especiais inclusos e a comunidades rurais de Campos e Lopes. O Ensino Médio é organizado em 03 anos e deve possibilitar ao estudante o proseguimento aos estudos e a iniciação para o trabalho. A EJA do ensino fundamental compreende do 6º ao 9º ano e EJA do ensino médio que compreende do 3º ano.

AVALIAÇÃO E INCLUSÃO

A proposta pedagógica escolar contitui uma diretriz, um instrumento de ação educacional, que tem por objetivo explicar a organização do trabalho pedagógico da escola como um todo. O PPP consiste, portanto, num intrumento de caráter geral, que apresenta as diretrizes do funcionamento pedagógico, a partir das quais os professores devem organizar os respectivos planos de ensino.

VISÃO

A escola procura com este projeto introduzir mudanças planejadas e compartilhadas, levanta possibilidades realizáveis para amelhoria da qualidade de ensino.

AÇÕES

Apartir de um diagnostico , propoem-se as ações para diminuir a distância entre a escola real e a escola ideal que se deseja: democrática, competente, justa e prazerosa. Busca-se também com uma postura interdisciplinar, dentro da proposta sócio-interacionista, formar estudantes estudantes críticos, conscientes e comprometidos com a sociedade em que vivem.

MISSÃO

O comprometimento com formas eficazes e democráticas de organizar o trabalho escolar, de ensinar, de avaliar, de compreender novas concepções de aprendizagem e suas implicações para a educação: certifica-se da importância de se pensar a educação como pratica social capaz de contribuir dentro de seus limites para a transformação da sociedade que fazemos parte. Potanto, conclui-se que a concretização do PPP far-se-á com um trabalho de equipe, onde todos empenhados darão a sua contribuição para que o mesmo alcance 1º ao sucesso.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A critério da equipe pedagógica e docentes da escola, os resultados do acompanhamento e da avaliação do processo ensino-aprendizagem podem ser expressos por meio de um dos seguintes itens ou utilizando-os simultaneamente:

I- Menções ou conceitos detalhando as competências e habilidades adquiridas pelo estudante;

II- Pontos cumulativos, em números inteiros, numa escala de zero a cem pontos, distribuidos da seguinte forma:

1º Bimestre: 20 pontos

2º Bimestre: 20 pontos

3º Bimestre: 30 pontos

4º Bimestre: 30 pontos

O valor mínimo considerado para aprovação do aluno é de 60 pontos acumulados em cada componente curricular O estudante que em processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com