TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERIZAÇÃO POPULACIONAL DO QUERO-QUERO NO CAMPUS DA UTFPR

Por:   •  28/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 4

CARACTERIZAÇÃO POPULACIONAL DO QUERO-QUERO NO CAMPUS DA UTFPR

Resumo

 O objetivo deste trabalho foi realizar uma caracterização de uma população de quero-quero, Vanellus chilensis, em torno do Campus da UTFPR em Campo Mourão.  Estudar o que caracteriza uma população, buscar a densidade da espécie, a abundância e a distribuição etária, as principais características dos quero-queros, hábitos e como estão distribuídas em torno do campus.

Palavras chave: População, Quero-quero, Vanellus chilensis.

Introdução

Uma definição atual de Ecologia remete ao “estudo científico da distribuição e abundância dos organismos e das interações que determinam a distribuição e abundância”, segundo M. Begon o colaboradores (2007). E dentro desse conceito é possível descrever as populações que segundo Odum, “população entende-se por qualquer grupo de organismos da mesma espécie que ocupa um espaço determinado e funciona como uma parte de uma comunidade biótica”.         

 Uma população caracteriza-se quanto à densidade, distribuição etária e riqueza. A densidade determina o tamanho da população em relação a alguma unidade de espaço, expressa por unidade de indivíduo ou biomassa por unidade de área ou volume (Odum). A distribuição etária é o que distribui os indivíduos em jovens e adultos, e é uma importante característica da população, influencia tanto a natalidade como a mortalidade. As proporções entre vários grupos etários de uma população determinam o estado reprodutivo atual da mesma e indicam o que poderá ser esperado no futuro (Odum, 1985).        

Quero-quero, nome cientifico Vanellus chilensis da família Charadriidae, classe aves, ordem Charadriiformes. Ocorre da América Central até a Terra do Fogo e em todo o Brasil (Sick, 2001). O nome popular quero-quero é de origem onomatopéica (sons da natureza), pois são repetidas várias vezes durante o dia ou à noite, principalmente para a defesa do território.

O quero-quero, Vanellus chilensis, ave muito conhecida no Brasil, mede em torno de 37 cm, e seu peso 277 g. Possui um esporão pontudo, ósseo, com 1 cm de comprimento no encontro das asas, uma faixa preta desde o pescoço ao peito e ainda umas penas longas na região posterior da cabeça, tem um desenho de preto, branco e cinzento na plumagem. A íris, as pernas e o bico são avermelhados. No período reprodutivo, os quero-queros apresentam a monogamia e a poligamia como sistemas de acasalamento e como forma de agrupamento.

 A reprodução acontece na primavera, à fêmea põe normalmente de dois a quatro ovos, seu ninho é feito em pequenas cavidades no solo, seus ovos são amarelados com manchas pretas. Os ovos medem 45 x 33 mm e são incubados principalmente pela fêmea. Quando nascem os filhotes, a fêmea alimenta-os durante alguns dias. Normalmente no tempo da incubação e cuidado com os filhotes o macho torna-se agressivo, executando vôos rasantes sobre a “ameaça” que se aproxima.

Os principais predadores naturais do Vanelus chilensis estão o gavião, caracará, a coruja, o urubu, a presença humanos também tornou-se uma ameaça, através da predação dos ovos, perseguições e ataques a adultos e filhotes.

Na tentativa de se conhecer um pouco mais a respeito da ocupação pelos quero-queros na  área do campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, teve-se por objetivo específico observar a densidade de quero-queros, a proporção de cada faixa etária, seus hábitos.

Matérias e Métodos

  1. Área de estudo

O levantamento dos dados ocorreu na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) localizada na BR 369 – km 0,5, Campo Mourão – PR. Tendo área de 64 mil m2, aproximadamente, clima subtropical (Agenda 21).

  1. Coleta de dados

As aves foram observadas entre o mês de setembro a novembro de 2014, no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, município de Campo Mourão. Para caracterizar a população de quero-queros, foi utilizado o registro fotográfico, observou-se o número de quero-queros, a distância entre os casais, número de ovos, número de filhotes, local em que estavam inseridos na área observada, seu comportamento, e o sexo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (135.7 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com