TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa Quero Quero

Pesquisas Acadêmicas: Empresa Quero Quero. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  5.323 Palavras (22 Páginas)  •  2.676 Visualizações

Página 1 de 22

Este trabalho tem como objetivo avaliar como funciona atualmente as Lojas Quero-Quero e estudar o ambiente em que elas se encontram, mapeando seu macro e microambiente.

Será analisado também o próprio consumidor da Quero-Quero através de pesquisas quantitativas, tendo um embasamento para propor um projeto de marketing que melhore a imagem da Loja Quero-Quero junto ao seu público, otimizando o negócio.

1.1 A QUERO-QUERO

A história da Quero-Quero inicia em 15 de agosto de 1967, na cidade de Santo Cristo, na região Noroeste do Estado do RS. Uma pequena empresa de comércio de produtos agropecuários nascia das mãos de seu fundador, Sr. Tili Alceu Scholze, que, junto a alguns sócios, buscava atender a demanda de produtores rurais, especialmente na criação de suínos.

Dois anos depois, em 1969, ela foi incorporada à empresa Scholze e Filho Ltda., ocasionando aumento no capital social e a possibilidade de ingressar em um novo ramo, o de ferragens, ferramentas e material de construção. Já em 1970, ampliou o empreendimento oferecendo máquinas e implementos para o setor. A partir de 1979, a empresa passou a comercializar eletrodomésticos e, em 1981, ingressou no ramo de móveis.

Um conceito denominado Casa e Construção que perdura até hoje. Os anos 1990 trouxeram uma abertura de mercado que possibilitou a entrada de produtos estrangeiros e, consequentemente, a necessidade de a indústria nacional se refazer em termos de processos e modelos de desenvolvimento.

Foi em 1997 que a Quero-Quero deu início à Verde Card, a bandeira do cartão Quero-Quero, um conceito pioneiro em serviços financeiros no varejo gaúcho. Percebendo a necessidade de aumento de crediário de seus públicos-alvo, investiu em um modelo de crediário próprio, com em termos de processos e modelos de desenvolvimento.

A Quero-Quero cresceu muito, e hoje conta com 180 lojas em todo o Estado do RS. Completou 40 anos em 2007 tendo se tornado a marca mãe de um grupo de empresas em um setor competitivo como o de varejo, e nos setores financeiros e de administração de consórcios.

A evolução da empresa foi tamanha que chamou a atenção de um grande grupo estrangeiro. O grupo Advent, maior fundo de private equity da América Latina, proprietário de marcas como a rede de Free Shops Duty Free Brasif, a rede de restaurantes Viena e o Paraná Banco, entre outras, adquiriu, em 2008, 97% do capital da Quero-Quero. E isso deu um novo rumo a uma marca que vem superando obstáculos em mercados bastante competitivos.

1.2 PRINCÍPIOS NORTEADORES

Missão:

Somos uma organização que acredita que relacionamentos baseados em integridade, simplicidade, confiança e respeito são o que existe de mais importante. Nosso objetivo maior é proporcionar uma vida melhor aos nossos colaboradores, clientes, e comunidades onde atuamos. Acreditamos que ao viver isto com excelência geraremos o valor e os resultados que nos proporcionarão crescimento constante e sustentável. (Quero-Quero, 2010)

Visão:

Ser a organização com a maior, mais qualificada e consistente rede de relacionamentos das classes mais populosas do Sul do Brasil atuando com excelência no varejo de material de construção, serviços financeiros, administração de cartão de crédito e que completa o seu mix de soluções com eletro e móveis. (Quero-Quero, 2010)

Valores:

Integridade - Respeito - Simplicidade

Confiança - Comprometimento - Trabalho em Equipe

Transparência - Foco nas pessoas

Aprendizado Contínuo – Austeridade (Quero-Quero, 2010)

2 AMBIENTE GERAL

2.1 AMBIENTE TECNOLÓGICO

• Serviços habilitados para tablets: Com aparelhos mobile mais inteligentes e tecnologia GPS aprimorada, o consumidor terá acesso a detalhes sobre o ambiente de varejo, antes mesmo de visitar a loja. Essa informação poderá ter a forma de uma visão do interior da loja ou de direções que ajudarão consumidores a navegar melhor pelos corredores e localizar produtos com mais facilidade. Além disso, para oferecer mais conveniência e eficiência, essa tecnologia também permite informações em tempo real sobre o tráfego nas lojas, o que afeta os hábitos como desperdício de tempo no dia de visita à loja. Com essas tecnologias será possível que o consumidor visualize seus produtos, sem a necessidade da presença no ponto de venda, podendo gerar para Quero-Quero, futuramente, uma otimização no atendimento presencial, já que o cliente entrará na loja sabendo o que quer e se tem disponível ou não.

Fonte: Revista Supermercado Moderno - Março 2010

• A força do grupo: Os consumidores estão usando as redes online para fazer compras colaborativas que ajudam a aumentar seu poder individual de consumo. Ao se conectar com compradores de gostos comuns, todos podem aproveitar os descontos e exercer influência sobre os produtos e serviços oferecidos pelo vendedor. Ao mesmo tempo, os varejistas estão dando boas-vindas às compras coletivas online, que permitem o acesso a um público mais amplo e a possibilidade de fazer vendas maiores, além de share of mind. Para a Quero-Quero a inserção de suas ações de publicidade através de compras coletivas é muito importante. Tendo em vista que se trata de uma forma de divulgação de marca, mais do que fomento às vendas, e que vem demonstrando resultados positivos em relação às outras mídias.

Fonte: Revista Supermercado Moderno - Março 2010

• Câmeras de segurança: O varejo começa a perceber o valor adicional das imagens filmadas em lojas. Além de evitar furtos, elas indicam para onde os clientes se deslocam, em que seção passam mais tempo, quais pontos extras despertam sua atenção. Isto possibilita uma análise mais rica sobre o PDV e a distribuição dos produtos.

Fonte: Revista Supermercado Moderno - Março 2010

2.2 AMBIENTE DEMOGRÁFICO

• De acordo com o Censo, constatam-se duas tendências: um conjunto de municípios que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com