TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS DA FORMAÇÃO DO PERFIL DO EMPREENDEDOR

Projeto de pesquisa: CARACTERÍSTICAS DA FORMAÇÃO DO PERFIL DO EMPREENDEDOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2014  •  Projeto de pesquisa  •  9.525 Palavras (39 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 39

RESUMO

Nos últimos anos, as pessoas têm se mostrado mais ousadas e interessadas em empreender e inovar, gerando ao país um desenvolvimento econômico significativo e uma elevação do padrão socioeconômico. Desta maneira, unem-se governos, instituições de ensino e afins para verificar e promover as características empreendedoras necessárias para a aplicação de um novo projeto, a fim de incentivar um melhor desempenho organizacional. No presente trabalho, são analisadas as principais características e os fatores cruciais de um empreendedor inovador, identificando os aspectos fundamentais para que um empreendimento obtenha o sucesso e o crescimento esperado. Para isso, foram realizadas pesquisas e estudos de mercado com investidores que alcançaram, ou não, o sucesso que ambicionavam, de modo a permitir uma proposta de um modelo com os principais aspectos que um empreendedor deve ter para aumentar suas chances no mercado, proporcionando um embasamento teórico a quem pretende investir e realizar seus planos.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Inovação. Setor Terciário. Novos negócios.

ABSTRACT

In recent years, people have been more daring and willing to undertake and innovate, generating to the country a significant economic development and rise in the social pattern. Thus, governments, institutions and others join forces to verify and promote the entrepreneurial characteristics necessary for the implementation of a new project to encourage a better organizational performance. In this paper, we analyze the main characteristics and key factors for an innovative entrepreneur, identifying the key issues for an enterprise to obtain success and expected growth. To do so, we conducted surveys and market studies with investors who have reached or not the success they craved, in order to allow a proposal for a model with the main aspects that an entrepreneur must have to increase their chances on the market, providing a theoretical basis to those who want to invest and carry out their plans.

Keywords: Entrepreneurship. Innovation. Tertiary Sector. New business.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 8

1.1 OBJETIVOS 9

1.1.1 Objetivo Geral 9

1.1.2 Objetivos Específicos 9

1.2 JUSTIFICATIVA 9

1.3 METODOLOGIA 11

1.4 ESTRUTURAS DO TRABALHO 12

2 REVISÃO DA LITERATURA 13

2.1 CARACTERÍSTICAS QUE FORMAM O PERFIL EMPREENDEDOR 13

2.2 COMO ENXERGAR AS OPORTUNIDADES 15

2.3 COMO NÃO SER INFLUENCIADO NO DIA A DIA 18

2.4 PRINCIPAIS FONTES DE CRIATIVIDADE 19

2.5 CONDIÇÕES QUE AFETAM O EMPREENDEDORISMO 20

2.6 PLANO DE NEGÓCIO 23

2.7 EMPREENDIMENTO IMPLANTADO 26

3 ESTUDO DE CASO 31

3.1 MC DONALD´S 31

3.2 PIZZA HUT 34

3.3 SPOLETO E PREMIATTO 35

3.4 WALT DISNEY 38

3.5 OUTROS EMPREENDEDORES 39

4 MODELO PROPOSTO 41

5 CONCLUSÃO 43

REFERÊNCIAS 45

1 INTRODUÇÃO

As grandes ideias não se originam de mentes brilhantes, e sim de pessoas que sabem pensar de maneira correta. Tauhata e Araujo (2010, p. 46) colocam:

Uma imagem comum associada à genialidade e imaginação é, sem dúvida, a do físico inglês Isaac Newton com uma maçã nas mãos. Sentado à sombra de uma macieira, o sonolento cientista teria forjado, ali mesmo, sem mover um músculo sequer, o princípio da lei universal da gravidade. A fantasia de que o acaso escolhe as mentes que lhe parecem mais atraentes e as presenteia com sacadas geniais, habita o imaginário de todos nós. Cada vez mais, contudo, pesquisadores do mundo inteiro têm mostrado que raríssimas vezes as ideias chegam de surpresa, como meros frutos do destino. Em todas as áreas, da ciência e tecnologia às artes e também no mundo dos negócios, as descobertas apontam para a máxima de Thomas Edison: “Genialidade é 99% de transpiração e 1% de inspiração”.

Há algum tempo, o empreendedor é visto como uma pessoa que cria um novo produto, serviço ou mesmo um negócio inteiro. Esta atividade tem atraído maior interesse devido ao benefício que está diretamente relacionado com o desenvolvimento do país e ao amplo mercado que a área comporta (FANTONI, 2004).

Muitos não dão o valor necessário às suas ideias por existir um bloqueio cultural, onde se acredita que apenas pessoas superdotadas e predestinadas são capacitadas para inovar. Pesquisas realizadas pela Global Enterpreneurship Monitor (PROJETO GEM BRASIL, 2009) e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) mostram que mais de 80% das ideias não chegam a sair da mente, seja por falta de tempo ou principalmente pelo bloqueio cultural. Esse é um dos principais motivos pela qual a evolução do empreendimento no Brasil tem números tão modestos, segundo a pesquisa.

Observando o desenvolvimento do comportamento empreendedor e o desempenho organizacional, Schumpeter (1942) defende que a novidade e o empreendedorismo são necessários ao funcionamento do sistema econômico capitalista, e é tamanha a importância que a falta de novidade nas empresas resultaria no colapso do sistema capitalista.

A relação entre o sistema econômico capitalista, a inovação e o empreendedorismo é relativamente importante para o desenvolvimento econômico e para gerar uma competição entre as empresas no mercado mundial. Embora não exista uma regra clara do impacto da inovação na economia e na competitividade, muitas são as pesquisas que desenvolvem o tema, buscando avaliar o impacto que este fator causa na competitividade nas empresas e indústrias (FERNANDES; SANTOS, 2008).

Segundo Rocha (2008,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com