TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE VILA NOVA DE GAIA

Por:   •  25/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

DELEGAÇÃO REGIONAL DO NORTE                

CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE VILA NOVA DE GAIA

Curso:

21.0662 Técnico/a Auxiliar de Farmácia

Formando:

Sara Manuela Aguiar Santos

UFCD:

10150 – Sistema Respiratório – Sintomas de Alerta

Formador(a):

Pedro Costa

Data de início:

15.11.2021

Data de fim:

14.12.2021

Rir também é bom para o teu sistema respiratório 

(Allen Klein)

Nesta UFCD de 50 horas ministrada pelo formador Pedro Costa abordamos de uma forma sucinta o sistema respiratório, nomeadamente a sua composição, as suas funções bem como algumas das patologias a ele associadas.

Apesar de alguma da matéria lecionada ser do senso comum da maior parte das pessoas, foi interessante desenvolver um pouco mais o assunto e perceber como os órgãos comunicam entre si e qual a sua função. Podemos assim afirmar que o sistema respiratório é composto pelos pulmões e pelas vias respiratórias que dele fazem parte, sendo elas: fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos. Ficamos também a entender que a respiração pulmonar corresponde a um processo de trocas gasosas que ocorre nos pulmões, ao qual é dado o nome de Hematose Pulmonar, e apesar de o nome não me ser desconhecido, não tinha uma ideia bem clara do que se tratava.

Gostei particularmente de falar acerca da inspiração e da expiração, pois apesar de ser um ato quase mecânico, são muitas as alterações físicas que ocorrem no corpo humano durante este processo.

Por fim, e, como não podia deixar de ser, introduzimos no tema as patologias associadas, que foi o assunto que menos gostei de abordar. Nesta fase do tema tomamos consciência que praticamente todas as doenças associadas ao sistema respiratório derivam do uso continuado e da exposição ao fumo do tabaco. Devemos encarar também com alguma seriedade todo e qualquer sinal de alerta que aponte para o desenvolvimento de doenças do foro respiratório.

Encarei esta UFCD como uma mais valia para um futuro desempenho de funções na área da farmácia, na medida em que me trouxe um conhecimento mais técnico e abrangente do sistema respiratório no corpo humano.

Apesar de a matéria ser um pouco maçadora e com terminologia muito própria, o formador com a sua forma leve e descontraída conseguiu com que a formação se tornasse dinâmica e no meu ponto de vista bem-sucedida.

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (77.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com