TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CHUVA ÁCIDA: Implicações Para A Engenharia Civil

Casos: CHUVA ÁCIDA: Implicações Para A Engenharia Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  2.329 Palavras (10 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 10

CHUVA ÁCIDA:

implicações para a engenharia civil

Resumo

Diante de recentes pesquisas e de observações e medições feitas no meio ambiente, temos evidenciado um aumento significativo de um fenômeno conhecido como Chuva Ácida. Levando assim em consideração os efeitos nefastos deste fenômeno, faze-se necessário o maior entendimento do mesmo para que a comunidade científica possa orientar a sociedade civil no tocante às melhores práticas de produção nos diversos seguimentos produtivos do mercado, no sentido de eliminar/minimizar a emissão de gases poluentes; principais agentes causadores da Chuva Ácida. Este trabalho aborda os impactos deste tipo de chuva no meio ambiente e nos diversos processos da construção civil bem como as respectivas consequências. Mostra ainda quão importante se faz o desenvolvimento de novos combustíveis e processos capazes de evitar a geração/liberação destes tipos de gases na atmosfera. Agindo assim e seguindo o preceitos das teorias dos programas de qualidade estaremos atuando na causa raiz deste importate problema.

Introdução

Desde a Revolução Industrial, a produção excessiva liberou e, continua liberando muitos poluentes na atmosfera. Com o acúmulo em excesso de dioxido de carbono e enxofre, as reações químicas entre eles formam água e aerossóis, dando assim origem à formação da chuva ácida, que vem causando preocupação em diversos setores da sociedade, como por exemplo: no meio ambiente, nas construções civis, na biomedicina, entre outros.

Robert Angus Smith, um químico e climatologista inglês, foi quem usou pela primeira vez o termo “chuva ácida” que foi usado para descrever a preciptação ácida que ocorreu sobre a cidade de Manchester no início da Revolução Industrial. Desde então, a produção excessiva liberou e continua liberando muitos poluentes na atmosfera. Com o acúmulo em excesso, ocorreram reações químicas entre eles dando assim origem à formação da chuva ácida. Esta, devido à sua formação, ao entrar em contato com construções, monumentos e certos materiais provoca danos praticamente irreversíveis. Ao longo deste artigo veremos suas possíveis causas e conseqüências.

Chuva ácida

A chuva ácida é causada devido aos gases lançados na atmosfera por chaminés industriais, pela queima de carvão e automóveis. Esses gases são principalmente os óxidos ácidos de enxofre e nitrogênio que entram em contato com o hidrogênio presente na atmosfera formando a chuva ácida. As águas dessa chuva alteram a composição química do solo, liberando metais tóxicos como chumbo, mercúrio, zinco, entre outros, que podem chegar aos rios, lagos, águas subterrâneas e correntes usadas para o fornecimento de água potável, causando assim a sua acidificação. Também destrói monumentos, construções, estruturas metálicas, florestas e plantações.

Segundo Ribeiro :

“a chuva ácida refere-se à deposição úmida de constituintes ácidos, os quais se dissolvem nas nuvens e nas gotas de chuvas, para formar uma solução de pH inferior a 5,6. Apesar do termo chuva ácida ter se generalizado, é preferível o termo deposição ácida, uma vez que os poluentes podem ser depositados, isto é, alcançar o solo, não apenas pela chuva, como pela neve, umidade etc., bem como incluir a deposição seca de poluentes ácidos gasosos e particulados. A água da chuva já é normalmente ácida. O dióxido de carbono (CO2) dissolvesse nas nuvens e na chuva, formando um ácido fraco: o ácido carbônico (H2CO3). Esse ácido faz com que o pH da chuva seja em torno de 5,6. Valores de pH inferiores a 5,6 indicam freqüentemente que a chuva encontra-se contaminada, no entanto, fenômenos naturais podem causar a chuva ácida, tais como: atividades geotérmicas (vulcões e fontes termais), queima de biomassa e processos metabólicos.” (RIBEIRO, 2000).

Os principais poluentes que estão presentes na chuva ácida são obtidos através da combustão do carvão mineral, petróleo, etc. Em contato com o hidrogênio podem formar substâncias altamente tóxicas, como o ácido nítrico e ácido sulfúrico, por exemplo, que ao precipitam causam danos graves ao meio ambiente.

Nos últimos anos, as ocorrências da chuva ácida vêm sendo mais recorrentes e o ph da chuva aumenta o seu nível de acidez. O que deve causar certa preocupação entre os seres humanos, já que está nos atingindo diretamente.

Segundo o Fundo Mundial para a Natureza, cerca de 35% dos ecossistemas europeus já estão seriamente alterados e cerca de 50% das florestas da Alemanha e da Holanda estão destruídas pela acidez da chuva. Na costa do Atlântico Norte, a água do mar está entre 10% e 30% mais ácida que nos últimos vinte anos. Nos EUA, onde as usinas termoelétricas são responsáveis por quase 65% do dióxido de enxofre lançado na atmosfera, o solo dos Montes Apalaches também está alterado: tem uma acidez dez vezes maior que a das áreas vizinhas, de menor altitude, e cem vezes maior que a das regiões onde não há esse tipo de poluição.

Monumentos históricos também estão sendo corroídos: a Acrópole, em Atenas; o Coliseu, em Roma; o Taj Mahal, na Índia; as catedrais de Notre Dame, em Paris e de Colônia, na Alemanha. Em Cubatão, São Paulo, as chuvas ácidas contribuem para a destruição da Mata Atlântica e desabamentos de encostas. A usina termoelétrica de Candiota, em Bagé, no Rio Grande do Sul, provoca a formação de chuvas ácidas no Uruguai. Outro efeito das chuvas ácidas é a formação de cavernas. (POLI, 2000).

As áreas constituintes de granito e quartzo são bastante afetadas devido à pequena capacidade do solo em neutralizar o ácido. Ao contrário do que acontece com rochas calcárias, compostas de carbonato de cálcio (CaCO3) que atua como base reagindo com o ácido, o ácido é eficientemente neutralizado. Sendo assim a rocha é dissolvida criando substitutos para os íons hidrogênio, conhecidos como dióxido de enxofre e íons cálcio

Existem algumas suspeitas dos riscos indiretos, prejudiciais à saúde humana, eles são causados por metais, como o chumbo, que são liberados do solo devido a sua acidez. Esses metais chegam, por exemplo, aos rios de onde provém água potável para o homem. Ou pode até chegar a cadeias alimentares e prejudicá-las, afetando também o homem, causando problemas neurológicos, renais, etc., se for consumida por longos anos.

Infelizmente, nem sempre quem polui de maneira inconseqüente, não necessariamente sofre os danos da chuva ácida, pois tais poluentes, uma vez que estão na atmosfera, são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com