TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIDADANIA, ÉTICA, DEMOCRACIA

Pesquisas Acadêmicas: CIDADANIA, ÉTICA, DEMOCRACIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 5

Cidadania, democracia, justiça, igualdade, respeito, ética, moralidade, liberdade, solidariedade, são palavras que se ouve frequentemente e fazem parte do nosso cotidiano, porém tantas vezes soam de forma banal ocultando os reais valores e significados. Isto mostra a necessidade profunda da construção e revigorar os valores pessoais voltados para o interesse da sociedade, para construirmos o estado democrático no exercício da cidadania e fundamentado na ética. Uma nação sem base nos princípios éticos, jamais praticará a democracia e se perderá na sua negligência. Deste modo, não se pode renegar a um plano secundário o convívio social pautado na justiça, na igualdade de oportunidades, na liberdade e no respeito às diferenças, portanto na postura ética que é uma forma essencial para concretização da prática da cidadania consequentemente sociedade cidadã.

Com a passagem do feudalismo para o capitalismo os processos de industrialização em avanço os burgueses, senhores de terras, ricos, brancos, educados dolarizados que conseguiram se mantiver na dominação e tiveram uma relação de poder em campos específicos, da economia, saúde, política e militar, isso acarretou a exclusão social e gerou duas classes, a elite dominadora e a classe dos trabalhadores dominados. A divisão das classes confirma a dificuldade de praticar o processo de democratização, uma vez os dominadores não querem perder os seus prestígios em favor da prática de igualdade de direitos. Porém a democracia esteja onipresente no mundo, entende-se que uma das principais funções é proteger os direitos humanos fundamentais com a liberdade de expressão, ter oportunidades de organizar e participar na vida política, moradia, saúde, educação, cultura, velhice digna, emprego, creche e ter dignidade como membro da sociedade democrático. Um cidadão ao nascer já adquiriu os direitos de ter uma vida digna com liberdade construída sobre as bases de justiça, tolerância e dignidade e repeito independentemente da etnia, convicção política ou classe social, permitindo assim que busquem esses direitos fundamentais.

Na história da nossa nação houve a época do colonialismo, o período do império, período da república velha, período da república nova, período da ditadura, trouxeram consigo profundas marcas do autoritarismo e hierárquica. Ante de chegarmos a democracia brasileira passamos por um período de ditadura militar, não havia eleição, nem partidos políticos, o poder Executivo domina o Legislativo e o Judiciário, onde havia a censura do pensamento e da expressão e prisão que muitas vezes com tortura e morte. Foi uma época que florescer o autoritarismo militar, autoritarismo social. Perdemos ou não conseguimos apreender a colocar em prática o sentido de igualdade de direitos e obrigações civis e político. Deixamos nos influenciar pelos interesses dos que possuem o poder, da classe abastadas, dominantes e quer permanecer sobcontrole a classe dos dominados, pobre, desfavorecidos.

Muitos políticos compram os votos com cestas básicas, muitos votam um determinado político em “questão de favores” (paternalismo). Não precisamos ir muito longe, o ex-presidente LULA na última campanha eleitoral utilizou da Bolsa-Família para ganhar os votos. Podemos lembrar também o tiririca, ganhando absurdos números de votos dos insatisfeitos.

A indústria política criando imagem de políticos pelos meios de comunicação de massa para a venda do político aos eleitores consumidores, político chefes salvadores da nação, como o político fosse à nação. Basta o presidente salvador que resolve os problemas da nação. A participação do povo é só votar nele e ficam omitidos os compromissos de cidadãos com participante das decisões políticos.

Aqui podemos reafirmar a importância de alimenta-se de princípios éticos, para não perder na negligencias, tendo consciência de seus atos, ser mais ativo nas suas decisões, sonhar com o Grande Brasil, não perder a esperança de que podemos alcançar e não nos deixar ser levados por pessimismo e preconceitos.

“Os meio de comunicação disseminam vários tipos de pensamentos, tantos positivos quanto negativos na mente dos jovens da população em geral, ajudando-os a compreender a realidade, sem ler, discutir ou informar-se sobre os fatos políticos, sobre seus direitos e deveres, as pessoas tornam-se alienadas. Grande partes da população brasileira desconhece sua história, suas raízes culturas, e o sangue que corre nas veias do povo. Principalmente esquece rápido a história passado e convive com múltiplo nacionalidades, misturas de raças, diversidades em ações que envolve na formação de nova história brasileira. Para sermos iguais perante a lei, as diferenças perante a diversidade de língua, costumes, religião, econômica social, valores, cor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com