TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CITOLOGIA NORMAL DO TRATO GENITAL FEMININO

Por:   •  28/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.753 Palavras (8 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 8

CITOLOGIA NORMAL DO TRATO GENITAL FEMININO

O principio da citologia é identificar as alterações na morfologia celular, observando-se o citoplasmas e o núcleo das células coradas pela técnica de Papanicolau.

[pic 1]

Ilustração esquemática representando as diferentes camadas do epitélio escamoso da ectocérvice e da vagina, assim como os tipos de células correspondentes a cada camada, encontradas nos esfregaços. Observar que a camada mais superior do epitélio é representada por células anucleadas queratinizadas (escamas) que podem aparecer em situações de irritação crônica, como no prolapso uterino.

As características citoplasmáticas indicam o grau de diferenciação celular, quando se alteram podem demonstrar diferença em sua quantidade e forma, coloração, apresentação de vacuolizações, depósitos anormais de proteína com a queratina, entre outras.

[pic 2]

O núcleo , por sua vez, quando se analisam o aspecto, a coloração, o tamanho e a forma da membrana nuclear, indicam se a célula está normal, saudável ou se esta sofrendo  alterações inflamatórias, pré-neoplásicas e ate mesmo neoplásicas

[pic 3]

CÉLULAS DO EPITÉLIO ESCAMOSO

Na idade reprodutiva, sob a estimulação hormonal, o epitélio escamoso sofre maturação completa e descamação células. As células que compõem esse epitélio têm sua classificação baseada na origem histológica e são compostas de células:

  •  BASAIS
  • PARABASAIS
  • INTERMEDIÁRIAS
  • SUPERFICIAIS  

Desde a camada profunda até a superfície do epitélio, o processo de maturação dessas células leva a uma alteração na sua morfologia, como aumento no tamanho célula e redução do volume nuclear.

CÉLULAS BASAIS

Na camada mais profunda desse epitélio, estão as células basais, que são basófilas, pequena, têm forma arredonda e apresentam núcleo volumoso e central. São células que sofrem mitose e mantêm a renovação do epitélio escamoso, por sua capacidade de sofrerem mitose.

[pic 4]

Dificilmente sofrem escamação entretanto  podem aparecer no esfregaço citológico, principalmente após o parto, por diminuição hormonal brusca, que leva à descamação intensa, e também em casos de atrofia graves.

[pic 5]    [pic 6]

CELULAS PARABASAIS

São maiores, apresentam-se arredondadas, com citoplasmas mais abundante que as basais, e bordas bem delimitadas, sendo o citoplasmas basófilo, denso e de coloração azul-esverdeada, mas também podem ser observadas células coradas de cinza, rosa e mais raramente laranja.

[pic 7]

São verificada, principalmente, em esfregaços atróficos, quando o epitélio encontra-se pouco diferenciado, como pós-parto, pós-menopausa e na infância.

Em estados de atróficos mais pronunciados, como observado após alguns anos de menopausa, essas células podem apresentar características de degeneração, levando à fragmentação celular.

Picnose: degeneração do núcleo da célula, caracterizado por uma condensação da cromatina.

Cariorrexe: destruição irregular da cromatina.

[pic 8]

[pic 9]

CÉLULAS INTERMEDIARIAS

As células intermediarias tem forma poligonal, citoplasma abundante e normalmente cianófilo.

O núcleo apresenta forma arredonda e cromatina finamente granular. Possuem alto teor de glicogênio (polissacarídeo) e descamam em aglomerados celulares por conta da presença de desmossomos (junção celular).

[pic 10]

Os lactobacilos que compõem a flora normal da vagina metabolizam o glicogênio presente nessas células a ácido lático, que mantém o pH acido vaginal.

A ação dessas bactérias sobre as células intermediarias leva à degradação citoplasmática com o aparecimento de núcleos desnudos no esfregaço, um processo denominado citólise.

Durante a gravidez, pelo alto teor de glicogênio, essas células adquirem um formato navicular , ocorrendo arredondamento da borda citoplasmática e deslocamento do núcleo para periferia.

[pic 11]

CÉLULAS SUPERFICIAIS

As células mais diferenciadas do epitélio escamoso são as superficiais. Por serem destituídas de junções celulares ( desmossomos), descamam facilmente e de forma isolada.

Apresentam citoplasma abundante, poligonal, de aspecto delicado, transparente e rico em pré-queratina. De acordo com sua afinidade por corantes da técnica de Papanicolau, podem se cianófilas ou eosinófilas.

O núcleo é pequeno, denso, central e psicótico.

CÉLULAS ENDOCERVICAIS

A endocérvice é revestida de um epitélio simples que são constituídas de células produtoras de muco e células ciliadas.

As células da endocervicais, também denominadas células glandulares, são altas, possuem núcleo redondo e oval, volumoso, excêntrico (fora do centro) e com cromatina finamente granular.

[pic 12]

São células bastante sensíveis a alterações reativas e, por essa razão, o núcleo, que normalmente único, pode ser multinucleado nessa situações.

O citoplasma apresenta-se basófilo (azul), delicado e vacuolizado. Normalmente descamam em agrupamentos de células, que podem ter disposição em favo de mel”, quando vistas de cima, e em “paliçada” quando vistas lateralmente.

A presença dessas células no esfregaço cervico-vaginal é um importante indicativo da qualidade do mesmo, pois demonstra que a coleta foi realizada na JEC.

[pic 13]

[pic 14]

CÉLULAS ENDOMETRIAIS

A descamação do epitélio glandular do endométrio durante a menstruarão permite a observação das células endometriais no esfregaços cérvico-vaginais, que pode aparecer até o decimo segundo dia do ciclo menstrual.

CARACTERISTICAS

  • Pequenas
  • Descamam em agrupamentos celulares denso
  • Tridimensionais de duplo contorno
  • Também pode ser vista isolada

[pic 15]

Possuem tamanho e volume nuclear menores do que as células endocerivais, além de terem pouca definição da bordas citoplasmáticas.

O núcleo é arredondado ou oval, pequeno, excêntrico e hipercromático. Durante o fluxo menstrual, a descamação intensa das células endometriais, epiteliais e do estroma, que pode conter também histiócitos, forma aglomerados tridimensional denominados êxodos.

[pic 16]

A visualização de células endomentrias após os 12 primeiros dias do ciclo menstrual em esfregaço cervico-vaginais é considerado anormal e adquire maior importância em mulheres na pós-menopausa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com