TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIA E PESQUISA

Artigos Científicos: CIÊNCIA E PESQUISA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  1.833 Palavras (8 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 8

a) Quando precisamos atravessar a rua, com veículos transitando na pista, sabemos o momento certo de atravessar. De imediato medimos a distância e a velocidade do automóvel que vem em nossa direção. (1,0 ponto)

senso comun

ATIVIDADE DE AVALIAÇÂO A DISTÂNCIA

Disciplina: CIÊNCIA E PESQUISA

Curso:Ciências Contábeis

Professor:Ivete de Fátima Rossato

Nome do aluno:Leomir Martins

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas, acesse a ferramenta Professor na sua sala virtual.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final na disciplina.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

 Leia o Plano de Ensino da disciplina e os critérios de correção do seu professor tutor.

Acesse o vídeo com explicações desta atividade no link: http://videostream.unisul.br/p37047929 (copie e cole este endereço na barra de navegação do seu navegador na internet).

QUESTÃO 1

Você estudou o conceito e as características dos principais tipos de conhecimento: senso comum, artístico, religioso, filosófico e científico. De maneira geral, o senso comum é aquele que provém do viver e aprender, da experiência de vida, sem apresentar uma preocupação com o estudo sistemático da realidade. O religioso ou teológico se funda na fé, acreditando-se que as verdades são infalíveis ou indiscutíveis e vinculadas às revelações divinas. O artístico preocupa-se em produzir emoções, através da manifestação dos sentimentos e é marcado pela sensibilidade do artista ou do interprete; o filosófico utiliza o poder da razão para pensar e falar ordenadamente sobre as coisas, possibilitando uma reflexão rigorosa, radical e de conjunto sobre os problemas que a realidade apresenta. Este conhecimento constrói uma forma especulativa de ver o mundo. O conhecimento científico fornece explicações sistemáticas que podem ser testadas e criticadas através de provas empíricas, caracterizando-se como real e contingente.

Em síntese, cada tipo de conhecimento apresenta uma forma bem peculiar de interpretar os fenômenos produzidos pela ação da natureza e/ou pela ação do homem.

Leia os textos e analise as imagens (quando for o caso) e indique o tipo de conhecimento preponderante: senso comum, artístico, religioso, filosófico ou científico e após justifique sua resposta de forma fundamentada nos autores e conceitos estudados no livro didático ou pesquisa por você.

Figura 1 – travessia da rua

Tipo de conhecimento:Senso comum

Justificativa:Sabemos o momento certo de atravessar a rua pela experiência que vem do nosso viver e aprender por que uma pessoa que vai atravessar uma pista, ela olha para os dois lado, a pessoa não precisa calcular a velocidade média, a distância, ou o atrito que o carro exerce sobre o solo, a pessoa simplesmente olha e decide se dar para atravessar ou se deve esperar ou seja medimos a condição do obstáculo (o automóvel) para depois seguirmos adiante. o senso comum procura resolver problemas do cotidiano é aquele que provém da experiência de vida, sem apresentar uma preocupação com o estudo sistemático da realidade.

b) O ligamento cruzado anterior, faz parte da articulação do joelho, estando localizado na parte central da cápsula articular, fora da cavidade sinovial. Durante a flexão o feixe ântero-medial tensiona-se e o feixe póstero-lateral relaxa sendo que esse processo é invertido durante a extensão. Com a ruptura do ligamento cruzado anterior o joelho perde a atuação referente a este ligamento. A alta incidência de lesões neste ligamento leva a uma evidência de instabilidade do joelho impõe uma solução terapêutica que seja bem sucedida, uma vez que esta lesão pode trazer conseqüências desagradáveis para as atividades da vida diária (1,0 ponto)

Tipo de conhecimento:Cientifico

Justificativa:Tratasse de uma explicação sobre as lesões ocasionadas no articulação do joelho,onde busca explicar de modo racional aquilo que se está observando, que é produzido pela investigação científica, através de seus métodos. Surge não apenas da necessidade de encontrar soluções, o conhecimento científico fornece explicações sistemáticas que podem ser testadas e criticadas através de provas empíricas.

c) “Numa tradução da História Natural, de Plínio, escrita no início da era cristã, pode ler-se o seguinte parágrafo [...]: ‘A mão da mulher com a menstruação torna o vinho em vinagre, seca as colheitas, mata as sementes, murcha os jardins, embacia os espelhos, oxida o ferro e o latão (sobretudo quando a Lua está na fase de quarto minguante), mata as abelhas, o marfim perde o seu brilho, os cães enlouquecem se lambem o seu mênstruo...’ [...] Algumas comunidades judaicas da Europa Oriental acreditam que, se as mulheres se aproximarem das conservas durante a menstruação, estas estragar-se-ão. Na Carolina do Norte mantém-se a crença tradicional de que, se a mulher amassar um bolo durante o período, este não será comestível.” (1,0 ponto)

Tipo de conhecimento:Censo comum

Justificativa: O censo comum descreve crenças e preposiçoes e não há uma investigação detalhada para alcançar verdades mais profundas. Assim é a suposta compreeção resultante da herança e das experiencias e ações relativas aos limites do conhecimento do indivíduo que vão passando por gerações.

d) Plutão leva 247,7 anos a completar uma volta em torno do Sol. (1,0 ponto)

Figura 2 – Sistema solar

Tipo de conhecimento:cientifico

Justificativa:a representação de plutão representa seu movimento em torno do sol se da pelo conhecimento cientifico, pois se pode afirmar que podem ser comprovadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com