TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COLÉGIO TÉCNICO BENTO QUIRINO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  17/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5

COLÉGIO TÉCNICO BENTO QUIRINO

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

NR 11

Luis Antonio Dias Machado

Campinas

2018

COLÉGIO TÉCNICO BENTO QUIRINO

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

NR 11

Conceitos Básicos sobre Máquinas, Equipamentos e Materiais I

Prof. Tiago Cruz

Luis Antonio Dias Machado

Campinas

2018

                

Sumário

  • Introdução
  • História da Empilhadeira
  • Classificação
  • Funcionamento
  • Segurança
  • Conclusão
  • Bibliografia

Introdução

A Empilhadeira é um veículo automotor utilizado para movimentação de cargas, materiais. Ela foi pensada para movimentar tanto na vertical quanto na horizontal. É disposta de garfos e outros dispositivos de sustentação de carga, realizando atividades de empilhamento, transporte e descarregamento de cargas, conforme especificações dos fabricantes.

É um equipamento muito útil, capaz de substituir pontes rolantes, talhas, monovias e consequentemente, o próprio ser humano, pois realiza tarefas que necessitaria de muitas pessoas.

História da Empilhadeira

Em 1917, o engenheiro Eugene Bradley Clark procurava uma maneira que fosse mais eficaz e que agilizasse o transporte de cargas e que não precisasse da força humana.

Assim, com a ajuda de um grupo de funcionários, se deu vida ao primeiro protótipo de empilhadeira.

Era uma espécie de caminhão, que continha plataforma de 3 rodas e uma caixa com capacidade para transportar até 2 toneladas.

A direção era invertida e não havia freios, o que fazia dela um transporte bem incomum, mas que servia ao proposito com muito êxito. Primeiramente foi chamada de Trucktractor.

[pic 1]

Mas foi em 1923, que a empresa Yale, inovou com a implantação de garfos para a que as cargas fossem levantadas do chão. Com uma torre de elevação, levantavam além da altura do caminhão. Assim, o caminhão Yale, ficou conhecido como a primeira empilhadeira.[pic 2]

Classificação

As empilhadeiras são divididas em classes, considerando suas características e aplicações. Essa classificação é universal, sendo aplicada a todos os fabricantes de empilhadeiras.

As classes 1, 2 e 3 são empilhadeiras elétricas; já as classes 4 e 5 são empilhadeiras movidas a motor a combustão.

As empilhadeiras elétricas são equipamentos para serem utilizados em lugares fechados, como depósitos e armazéns. Por serem mais compactas, realizam bem o trabalho em corredores mais estreitos. Possuem uma torre de elevação, o que eleva sua capacidade de armazenagem em prateleiras.

Classe 1 – Empilhadeiras Elétricas de Contrapeso

[pic 3]

Operador fica sentado. São contrabalançadas com o operador sentado; elas possuem baixo custo operacional, não são poluentes. São indicadas para alta capacidade de carga a baixa altura de elevação. Indicada para operações internas, onde o piso esteja em perfeitas condições.

Classe 2 – Empilhadeiras Elétricas de Armazéns

Operador fica sentado. São chamadas de retrátil; realizam o deslocamento e as manobras de giro e elevação retraindo o mastro, se deslocando para o centro de gravidade da máquina. Por serem capazes de fazerem manobras em corredores mais estreitos, são mais vantajosas e possuem um desempenho melhor que as empilhadeiras de contrapeso.[pic 4]

Classe 3 – Empilhadeiras Elétricas de Armazéns

[pic 5]

Operador fica em pé. São próprias para o transporte horizontal. Quando são equipadas com torre, são indicadas para operações a baixa altura, atendendo a operações de pequeno porte e em espaços bem reduzidos.

Classe 4 – Empilhadeiras a Combustão de Contrapeso

[pic 6]

Operador fica sentado. Elas recebem esse nome, por causa do grande contrapeso de ferro que possuem em sua parte traseira. São indicadas tanto para operações internas como externas. Devido aos seus pneus sólidos de perfil baixo (conhecidos como “space saver” ou “compact”), precisam que o piso esteja em perfeitas condições.

Classe 5 - Empilhadeiras a Combustão de Contrapeso

[pic 7]

Operador fica sentado. Elas recebem esse nome, por causa do grande contrapeso de ferro que possuem em sua parte traseira. São indicadas para operações de carga e descarga em pátios pavimentados ou não. São mais utilizadas em armazéns de grande porte.

Funcionamento

A empilhadeira funciona sob o princípio da gangorra, a carga que é colocada nos garfos é equilibrada pelo peso da máquina, tendo assim seu contrapeso formado.

A empilhadeira tem sua base formada por três pontos em forma de triângulo, conhecido como triângulo da estabilidade; que é a área formada pelos três pontos de sustentação da máquina: o pino de articulação do eixo traseiro e cada umas das rodas dianteiras.

Toda empilhadeira possui sua capacidade de carga especificada, e como não se pode mudar o peso próprio da empilhadeira, é importante conhecer o as dimensões e o peso da carga a ser transportada. Pois se for maior, comprometera a estabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (423.7 Kb)   docx (331.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com