TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO PROTEGER O MEIO AMBIENTE DOS RESÍDUOS QUE SÃO GERADOS PELO CONSUMISMO?

Por:   •  1/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]        

FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA TRICORDIANA DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO VERDE

UNINCOR

        

        COMO PROTEGER O MEIO AMBIENTE DOS RESÍDUOS QUE SÃO GERADOS PELO CONSUMISMO?

FLÁVIO MOREIRA LIMA

                                                          Três Corações

                                                             Maio 2019

[pic 2]

FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA TRICORDIANA DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO VERDE

UNINCOR

        COMO PROTEGER O MEIO AMBIENTE DOS RESÍDUOS QUE SÃO GERADOS PELO CONSUMISMO?

Trabalho apresentado à Universidade Vale do Rio Verde – UNINCOR como parte das exigências do curso de MUSICA, para obtenção da aprovação na disciplina Sustentabilidade e Desenvolvimento.

                                                          Três Corações

                                                             Maio 2019

Vivemos em uma era do consumismo, e através desse consumismo temos gerado diversos tipos de resíduos. Mas a questão não é a geração de resíduos, mas sim para onde eles vão? E a responsabilidade de quem? Que problema eles podem causar futuramente a sociedade? E o que deve ser feito para que eles não venham causar estragos maiores ao meio ambiente e o planeta? É através desses questionamentos que vamos elaborar a construção deste trabalho. Usaremos como base artigos e sites, que tratam desse tema tão preocupante que são os resíduos lançados no meio ambiente pela humanidade.

Segundo ROOS e BECKER (2012), enfrentamos uma época de acontecimentos estranhos e fatos inusitados que se manifestam em relação ao meio ambiente, sejam eles de ordem climática ou ao aparecimento de grandes problemas nas áreas produtivas de alimento do planeta. Esses fatos têm ocorrido pelo comportamento inconsciente do ser humano com o meio ambiente.

As indústrias mundiais têm gerado muitos produtos que no final tornam resíduos ao meio ambiente, resíduos que demoram anos para a natureza decompor. Já a maior parte do consumidor mundial, principalmente os brasileiros, não tem preocupado onde jogar esses resíduos joga em vias, lagos, córregos, nascentes, bueiros, ruas, etc. Esses lixos não são jogados nos devidos lugares que são apropriados.

Já as administrações públicas não têm dado o destino correto ao lixo ou alguns resíduos que são recicláveis.

De acordo com o G1, cinco anos depois do prazo para o Brasil acabar com os lixões, prefeitos querem mais tempo para cumprir a lei.

        Os dados de 2008 divulgados pelo IBGE, por meio da Pesquisa Nacional de     saneamento Básico, 99,96% dos municípios brasileiros têm serviços de manejo de Resíduos Sólidos, mas 50,75% deles dispõem seus resíduos em vazadouros; 22,54% em aterros controlados; 27,68% em aterros sanitários. Esses mesmos dados apontam que 3,79% dos municípios têm unidade de compostagem de resíduos orgânicos; 11,56% têm unidade de triagem de resíduos recicláveis; e 0,61% têm unidade de tratamento por incineração. A prática desse descarte inadequado provoca sérias e danosas consequências à saúde pública e ao meio ambiente e associa-se ao triste quadro socioeconômico de um grande número de famílias que, excluídas socialmente, sobrevivem dos "lixões de onde retiram os materiais recicláveis que comercializam (Meio Ambiente).

Segundo o site Gazeta do Povo, a responsabilidade pelos resíduos sólidos que são descartados incorretamente é um tema polêmico. Para o site apud Eberhart, a responsabilidade do lixo é de todos, tanto dos fabricantes que produzem e usa as embalagens, quanto dos consumidores que as adquirem.

Ainda segundo o G1, cinco anos se passaram e o Brasil ainda tem quase três mil lixões e aterros inadequados; 45% dos municípios não têm nem plano para se desfazer deles.

Podemos perceber a negligencia das administrações públicas quanto aos resíduos lançados na natureza que na cidade de Buritizeiro, no norte de Minas Gerais, o esgoto do hospital era lançado diretamente no Rio São Francisco. Não sabemos dizer se esse fato ocorre ainda hoje, mas já foi plano de campanha de candidatos para prefeito em retirar o hospital próximo ao rio por causa desse fato.

De acordo com dados do Censo de 2010, Buritizeiro-MG, possui 26922 habitantes, com 7459 domicílios particulares permanentes, sendo que o destino do lixo de 5794 domicílios é coletado, 49 domicílios são enterrados, 78 domicílios são jogados em terreno baldio ou logradouro, 1484 domicílios é queimado na propriedade e 54 domicílios dão outros destinos ao lixo.

Buritizeiro MG possui uma área territorial de mais ou menos 7218,401 km2, além de está nas margens do Rio São Francisco a cidade é rica por várias cachoeiras, e córregos e veredas no cerrado, com fauna e flora típicas. Mas boa parte dessa beleza natural da cidade está sendo destruída pelas ações do homem. Assim como temos as margens da cidade o Rio São Francisco, temos também o Córrego das Pedras, conhecido como Córrego Piraporinha. Até o início dos 2000, tinha um volume muito grande de água, sendo um grande ponto turístico da cidade. Mas pela grande quantidade de resíduos lançados pela população e esgoto tanto da cidade quanto da granja de porcos pelos seus antigos proprietários, fizeram com que o seu volume de água viesse a diminuir, e não sendo usada mais para banho e consumo. Hoje não sabemos se o esgoto da Granja e lançada no Córrego das Pedras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (113.3 Kb)   docx (34.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com