TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPANHIA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Tese: COMPANHIA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Pesquise 791.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Tese  •  2.306 Palavras (10 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 10

ATPS – Tecnologia de Gestão.

ETAPA 1.

Passo 1.

Organização escolhida para nosso Trabalho:

COMPANHIA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – CEEE Transmissão.

A CEEE Transmissão, é uma das três empresas de economia mista do Grupo CEEE, cujo acionista majoritário é o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A CEEE Transmissão, e a responsável pela maioria das instalações que compõem a Rede Básica de Transmissão de energia elétrica no Estado, viabilizando o transporte e suprimento de energia elétrica às concessionárias de distribuição que atuam no RS como: CEEE Distribuidora, AES Sul, RGE, Concessionárias Municipais, Cooperativas de Eletrificação Rural e também a potenciais Consumidores Livres e Produtores Independentes.

O seu Sistema de Transmissão interliga usinas geradoras e o Sistema Interligado Nacional aos pontos de suprimento e centros de consumo em todo o Estado, cumprindo um papel estratégico.

As instalações de propriedade da CEEE Transmissão, e aquelas sob a sua responsabilidade disponibilizadas para o Estado, são compostas por 62 Subestações, totalizando uma potência de 8.237,4 MVA(Mega Volt Ampères) .

Em Linhas de Transmissão a CEEE possui 6.055,61 km de extensão de linhas de transmissão que são suportadas por 15.058 estruturas e operam nas tensões de 230, 138 e 69 kV (quilo volts).

Desde 2001,a empresa detém a certificação ISO 9001/2000, referente ao processo de Coordenação, Supervisão e Controle da Operação de Sistemas Elétricos de Potência, abrangendo os processos de Pré-Operação, Operação em Tempo Real, Pós-Operação e Normatização.

Missão: Contribuir para o desenvolvimento da sociedade atuando no setor

de energia e negócios associados com segurança, rentabilidade e sustentabilidade.

Visão: Ser referência nacional no setor de energia pela excelência na gestão e prestação de serviços, expandindo seus negócios de forma sustentável.

Valores: Ética, Segurança, Sustentabilidade, Excelência Técnica, Valorização das pessoas.

Porte: A CEEE Transmissão, esta enquadrada na categoria de empresa de grande porte. Possui 1200 empregados e um faturamento anual de R$ 470.000.000,00.

Localização: A sede da CEEE Transmissão, esta localizada na.... em Porto Alegre – RS, tendo unidades de Operação em diversos pontos do Estado do Rio Grande do Sul, e unidades Regionais de Manutenção em Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Santa Maria e Passo Fundo.

Nosso grupo de estudos escolheu esta empresa como tema de nosso trabalho, em razão de um dos integrantes, Carlos Antonio Argenton, ser empregado da CEEE Transmissão, desempenha a função de Gerente da Regional de Manutenção de Passo Fundo.

Passo 2.

Mudança organizacional e quebra de paradigma:

Estas mudanças organizacionais são respostas às necessidades humanas e tecnológicas, que como num passe de mágica surgem em tempo menor que de um piscar de olhos. É importante observar que, o que hoje é considerado certo no ambiente organizacional, amanhã poderá não ser. Quando ocorre este processo de mudança de pensamento, acontece o que nós administradores chamamos de "quebra de paradigmas", esta "quebra" não deve ser considerada negativa, pois esse processo é o principal instrumento para se observar a evolução do pensamento da gestão empresarial.

Passo 3.

O papel do gestor:

O papel do Gestor de uma organização é entender,

refletir, agir, ensinar, coordenar pessoas, recursos materiais e naturais, buscar os melhores resultados para os acionistas, os proprietários e também a sociedade.

Entrevista com o gestor:

“O papel do gestor de uma empresa, ou de um processo desta empresa, é estar alinhado e principalmente identificado com a Missão, a Visão e os Valores desta organização. A partir desta identificação com o negócio Transmissão, ter a capacidade de identificar as oportunidades e as forças que nos credenciam como também as ameaças e as fraquezas que podem ofuscar nossa estratégia.”.

Este entendimento do entrevistado, está em consonância com a teoria apregoado no livro texto.

ETAPA 2.

Passo1.

Gestão da Qualidade Total:

A Gestão da Qualidade é baseada em estratégias administrativas para obtenção de qualidade em todos os setores e atividades das empresas, na busca da satisfação, não só do cliente, mas de todos os públicos de uma empresa, e também de sua excelência organizacional.

Passo 2.

Na seqüência da privatização do setor elétrico nacional,(19970, parte da então CEEE não privatizada, foi reestruturada com a formação da Holding Grupo CEEE, composta pelas empresas de Geração, de Transmissão e de Distribuição de energia elétrica do estado do Rio Grande do Sul. Este processo, desencadeou uma drástica redução do corpo funcional destas empresas, por aposentadoria incentivada ou por sub-rogação de contrato de trabalhos dos empregados com as novas empresas formadas pela aquisição das concessões, (REGE e AES Sul).

Na CEEE Transmissão, para fazer frente à demanda de atividades funcionais, optou-se pela terceirização de algumas atividades como: operação de subestações,

manutenção de linhas de transmissão, manutenção de subestações, engenharia do sistema, fiscalização de obras, comissionamentos, atividades administrativas, atividades jurídicas, vigilância, portaria etc.

Com este artifício, que as empresas concessionárias de serviços essenciais, passaram a contratar atividades indiscriminadamente, entregando atividades antes realizadas por empregados comprometidos com a essencialidade destes serviços, à empresas descompromissadas com qualidade destes serviços, sem experiência no mercado, com alta rotatividade de mão de obra, gerando aumento no numero de acidentes de trabalho, fazendo com que o Ministério Público questionasse este procedimento, culminando com a decisão pelo Judiciário, da obrigatoriedade das concessionárias, da execução das atividades fins destas empresas, por empregados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com