TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPANHIA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Por:   •  19/9/2013  •  Tese  •  2.306 Palavras (10 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 10

ATPS – Tecnologia de Gestão.

ETAPA 1.

Passo 1.

Organização escolhida para nosso Trabalho:

COMPANHIA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – CEEE Transmissão.

A CEEE Transmissão, é uma das três empresas de economia mista do Grupo CEEE, cujo acionista majoritário é o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A CEEE Transmissão, e a responsável pela maioria das instalações que compõem a Rede Básica de Transmissão de energia elétrica no Estado, viabilizando o transporte e suprimento de energia elétrica às concessionárias de distribuição que atuam no RS como: CEEE Distribuidora, AES Sul, RGE, Concessionárias Municipais, Cooperativas de Eletrificação Rural e também a potenciais Consumidores Livres e Produtores Independentes.

O seu Sistema de Transmissão interliga usinas geradoras e o Sistema Interligado Nacional aos pontos de suprimento e centros de consumo em todo o Estado, cumprindo um papel estratégico.

As instalações de propriedade da CEEE Transmissão, e aquelas sob a sua responsabilidade disponibilizadas para o Estado, são compostas por 62 Subestações, totalizando uma potência de 8.237,4 MVA(Mega Volt Ampères) .

Em Linhas de Transmissão a CEEE possui 6.055,61 km de extensão de linhas de transmissão que são suportadas por 15.058 estruturas e operam nas tensões de 230, 138 e 69 kV (quilo volts).

Desde 2001,a empresa detém a certificação ISO 9001/2000, referente ao processo de Coordenação, Supervisão e Controle da Operação de Sistemas Elétricos de Potência, abrangendo os processos de Pré-Operação, Operação em Tempo Real, Pós-Operação e Normatização.

Missão: Contribuir para o desenvolvimento da sociedade atuando no setor

de energia e negócios associados com segurança, rentabilidade e sustentabilidade.

Visão: Ser referência nacional no setor de energia pela excelência na gestão e prestação de serviços, expandindo seus negócios de forma sustentável.

Valores: Ética, Segurança, Sustentabilidade, Excelência Técnica, Valorização das pessoas.

Porte: A CEEE Transmissão, esta enquadrada na categoria de empresa de grande porte. Possui 1200 empregados e um faturamento anual de R$ 470.000.000,00.

Localização: A sede da CEEE Transmissão, esta localizada na.... em Porto Alegre – RS, tendo unidades de Operação em diversos pontos do Estado do Rio Grande do Sul, e unidades Regionais de Manutenção em Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Santa Maria e Passo Fundo.

Nosso grupo de estudos escolheu esta empresa como tema de nosso trabalho, em razão de um dos integrantes, Carlos Antonio Argenton, ser empregado da CEEE Transmissão, desempenha a função de Gerente da Regional de Manutenção de Passo Fundo.

Passo 2.

Mudança organizacional e quebra de paradigma:

Estas mudanças organizacionais são respostas às necessidades humanas e tecnológicas, que como num passe de mágica surgem em tempo menor que de um piscar de olhos. É importante observar que, o que hoje é considerado certo no ambiente organizacional, amanhã poderá não ser. Quando ocorre este processo de mudança de pensamento, acontece o que nós administradores chamamos de "quebra de paradigmas", esta "quebra" não deve ser considerada negativa, pois esse processo é o principal instrumento para se observar a evolução do pensamento da gestão empresarial.

Passo 3.

O papel do gestor:

O papel do Gestor de uma organização é entender,

refletir, agir, ensinar, coordenar pessoas, recursos materiais e naturais, buscar os melhores resultados para os acionistas, os proprietários e também a sociedade.

Entrevista com o gestor:

“O papel do gestor de uma empresa, ou de um processo desta empresa, é estar alinhado e principalmente identificado com a Missão, a Visão e os Valores desta organização. A partir desta identificação com o negócio Transmissão, ter a capacidade de identificar as oportunidades e as forças que nos credenciam como também as ameaças e as fraquezas que podem ofuscar nossa estratégia.”.

Este entendimento do entrevistado, está em consonância com a teoria apregoado no livro texto.

ETAPA 2.

Passo1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com