TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPRA DE SÍMBOLO DE IDIOMA E DESENVOLVIMENTO SURDO

Projeto de pesquisa: COMPRA DE SÍMBOLO DE IDIOMA E DESENVOLVIMENTO SURDO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.728 Palavras (7 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 7

MÓDULO:

LIBRAS – 80h

UNIDADE 1

A AQUISIÇÃO DE LÍNGUA DE SINAIS E O DESENVOLVIMENTO DO SURDO

1. Produza um texto, discorrendo sobre as contribuições da língua de sinais para o aprendizado dos alunos surdos.

R: É através da língua de sinais que os alunos surdos propaga o campo gesto-visual, na qual se diferencia da língua oral, que utiliza o canal oral-auditivo. A partir da aquisição de uma língua, a criança passa a construir sua subjetividade, pois ela terá recursos para sua inserção no processo dialógico de sua comunidade, trocando ideias, sentimentos, compreendendo o que se passa em seu meio e adquirindo, novas concepções de mundo.

2. Descreva qual a importância da língua de sinais para a construção da identidade do surdo.

R: A língua de sinais representa um papel expressivo na vida da pessoa surda, assim conduzindo, por intermédio de uma língua estruturada, ao desenvolvimento pleno. É através dessa língua de sinais que os surdos tem a oportunidade de ter acesso `q aquisição de linguagem e de conhecimento de mundo e de si mesma.

3. Qual a contribuição da família para o desenvolvimento do aluno surdo?

R: Se os pais forem ouvintes, há a necessidade de se colocar a criança surda próxima de seus pares o mais rápido possível, ou seja, em contato com um adulto surdo, fluente em libras, que será para essa criança no meio mais fácil de propiciar sua aquisição da língua. Nestas condições, adquirindo a libras, ela se tornará capaz de significar o mundo. As experiências mais promissoras indicam a necessidade de atuação direta dos adultos surdos sinalizadores com os surdos que não tem acesso a língua de sinais, para que este se dê de forma rápida e eficiente, além de isso contribuir para a formação da identidade de pessoa surda desses sujeitos.

É imprenscindível para a criança e pra sua família que o contato com a língua de sinais seja estabelecido o mais rápido possível. Quando a família aceita a surdez, e a Libras como uma modalidade comunicativa importante e passa a utilizá-la com a criança, esta irá apresentar condição para realizar novas aquisições, impulsionando seu desenvolvimento linguístico. A família exerce papel determinante para o estabelecimento da língua de sinais, como língua funcionante no discurso da criança surda nos primeiros anos de vida.

4. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão por meio da Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Esta Lei foi regulamentada por meio do Decreto Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm), cujos capítulos são indicativos de sua importância para a educação das pessoas surdas. Destaque e comente um dos capítulos.

R: CAPÍTULO II

DA INCLUSÃO DA LIBRAS COMO DISCIPLINA CURRICULAR

Art. 3o A Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

§ 1o Todos os cursos de licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento, o curso normal de nível médio, o curso normal superior, o curso de Pedagogia e o curso de Educação Especial são considerados cursos de formação de professores e profissionais da educação para o exercício do magistério.

§ 2o A Libras constituir-se-á em disciplina curricular optativa nos demais cursos de educação superior e na educação profissional, a partir de um ano da publicação deste Decreto.

Nesse segundo capítulo salienta que a Libra tem que ser inserida no currículo de alguns cursos, como o de formação de professo e em Fonoaudiologia. Que os cursos de licenciatura, curso de nível médio e normal superior, pedagogia e curso de Educação Especial, eles são formadores de professores de educação para o magistério. E que Libras é uma matéria optativa.

5. Explique se a expressão “surdo mudo” é correta ou não, justifique sua resposta.

R: Surdo-mudo é uma incorreta denominação atribuída ao Surdo. Uma pessoa ser surda não significa que ela seja muda. A mudez é uma outra deficiência, sem conexão com a surdez. São minorias os surdos que também são mudos. Facto é a total possibilidade de um surdo falar, através de terapia da fala, aos quais chamamos de surdos oralizados. Também é possível um surdo nunca ter falado, sem que seja mudo, mas apenas por falta de exercício.

Por esta razão, o surdo só será também mudo se, e somente se, for constatada clinicamente deficiência na sua oralização, impedindo-o de emitir sons.

6. Descreva a importância deste módulo para sua formação pedagógica.

R: Há vários fatores que podemos saliente que é importante desse módulo para a formação pedagógica. Como a importância da Libras para as pessoas surdas, o que essa linguagem propicia a eles, como eles conseguem interagir com outras pessoas, como eles aprendem, o papel de sua família...

7. De acordo com o artigo (Anexo 01) e outras pesquisas realizadas sobre o tema, como a língua de sinais pode contribuir para o desenvolvimento social, econômico e político do indivíduo surdo?

R: A língua de sinais pode contribuir para o desenvolvimento social, econômico e político do indivíduo surdo, pois é através dessa linguagem que o surdo tem como se comunicar com outras pessoas, eles podem votar, expressar suas opiniões, suas críticas, entre outras.

8. Descreva a trajetória histórica da Libras até se consolidar.

R: Em abril de 2002, ocorre a oficialização da Língua Brasileira de sinais (Libras), dessa forma abrindo novos caminhos para as pessoas surdas.

Através dos avanços tecnológicos, a detecção da surdez está ocorrendo mais rápida e a possibilidade para algumas pessoas utilizarem implantes cocleares multicanal ou prótese auditiva está aumentando.

A primeira escola para surdos no Brasil foi fundada em 1857 (data anterior ao Congresso de Milão) na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com