TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORICOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO MUITAS IDIOMAS E POTENCIAS PIAGET

Projeto de pesquisa: TEORICOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO MUITAS IDIOMAS E POTENCIAS PIAGET. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.080 Palavras (9 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 9

TEORICOS DESENVOLVIMENTO HUMANO

MOTRICIDADE LINGUAGEM E COGNIÇÃO

PIAGET

Piaget definiu o desenvolvimento humano como sendo um processo de equilibrações sucessivas. Portanto esse processo, embora continue, e caracterizado por diversas fases ou períodos. Cada etapa define um momento de desenvolvimento ao longo do qual a criança constrói certas estruturas cognitivas.

Segundo Piaget, o desenvolvimento passa por quatro períodos distintos:

1- Sensório – motor (o recém-nascido e o lactente - 0 a 2 anos)

2- Pré operatório (a 1ª infância – 2 a 7 anos)

3- Operações concretas (a infância propriamente dita – 7 a 11 ou 12 anos)

4- Operações formais (a adolescência – 11 ou 12 anos em diante)

A criança baseia-se exclusivamente em percepções sensoriais e em esquemas motores para resolver seus problemas, que são essencialmente práticos: bater numa caixa, pegar um objeto, jogar uma bola.

A criança aplica esquemas sensoriomotores para se relacionar e conhecer outros seres humanos, os esquemas sensoriomotores são ambiente. É um período que Piaget denomina como “inteligência prática”, no qual a criança passa a imitar e representar as situações as quais vivencia e que são interiorizadas como imagens mentais.

Fica evidente que o desenvolvimento físico acelerado é o suporte para o aparecimento de novas habilidades que é da linguagem, que irá acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança.

A interação e a comunicação entre os indivíduos são, sem dúvidas, as consequências mais evidentes da linguagem. Com a palavra, há possibilidade de exteriorização da vida interior e, portanto, a possibilidade de corrigir ações futuras a criança já antecipa o que vai fazer o desenvolvimento do pensamento se acelera.

VYGOTSKY Para Vygotsky o desenvolvimento não acontece sozinho, mas sim através da mediação e do meio social de aonde vive. Não podemos pensar que a criança vai se desenvolver com o tempo, pois esta não tem, por si só, instrumentos para percorrer sozinho o caminho do desenvolvimento, que dependerá das suas aprendizagens mediantes a experiências que foi exposta. É na relação com outro que a criança (o sujeito humano) internaliza as formas culturais de sua sociedade (linguagem, símbolos, gestos...). O gesto é criado na interação. A criança passa ater controle de uma forma de sinal pelas relações sociais e interativas. A linguagem e considerada como instrumento mais complexo para viabilizar a comunicação a vida em sociedade sem linguagem, o ser humano não é social, nem histórico, nem cultural. A aquisição passa por três fases: a linguagem social que seria esta que tem por função denominar e comunicar, e seria a primeira linguagem que surge: depois teríamos a linguagem egocêntrica e a linguagem interior, intimamente ligada ao pensamento.

WALLON Para Wallon, a criança, é fundamentalmente emocional e gradualmente vai constituindo-se em um ser sócio-cognitivo. O autor propõe estágio de desenvolvimento. O desenvolvimento humano tem momentos de crise Isto é, uma criança não é capaz de desenvolver sem conflitos ela se desenvolve com seus conflitos internos e para ele, cada estagio estabelece uma forma de interação com o outro, é um desenvolvimento conflituoso. Para Wallon a motricidade e a psicomotricidade é o substrato de toda a atividade, mental deste que dialeticamente ligada à emoção. Para ele a origem da representação, que emerge da imitação motor-gestual ou motricidade emocional, as ações da criança não mais precisarão ter origem na ação do outro, ela vai líber-se do outro, podendo voltar-se para a imitação de cenas e acontecimentos, tornando-se habilitada. Para Wallon a linguagem terá um papel fundamental para o desenvolvimento cognitivo..

MONTESSORI A criança não é um ser incompleto, desde o seu nascimento ela já é um ser humano integral, ela é constituída por um corpo e uma alma que desenvolve suas potencialidades naturalmente. Nesse sentido o ambiente não pode sufocá-la deve somente proporcionar possibilidades para que ela desenvolva livremente suas potencialidades. Montessori escreveu que o desenvolvimento se dá em cada época da vida, predominam certas características e sensibilidade especifica. Sem deixar de considerar o que há de individual em cada criança. A mesma pode traçar perfis gerais de comportamento a de possibilidade de aprendizado para cada faixa etária, com base em anos de observação. A motricidade não é somente cognitiva, mas fruto do esforço guiado cuidadosamente por instintos ou período. A criança que não tiver acesso a essa experiência que permitam o desenvolvimento, no tempo certo sofrerá um distúrbio no seu desenvolvimento. Para ela o caminho do intelecto passava pelas mãos porque é por meio do movimento e do toque que as crianças decodificam e exploram o mundo ao seu redor. Com isso ela desenvolveu materiais didáticos que chamam a atenção da criança por suas propriedades (cor, forma, tamanho, peso, textura, cheiro, barulho dentre outros) com o bjetivo de provocar o desenvolvimento do raciocínio e o aprendizado significativo.

A criança possui uma sensibilidade para observar e absorver tudo em seu ambiente, a criança observa e absorve informações que ela requer e necessita para sua atuação na vida diária de forma espontânea. Para ela a criança, traz um potencial criativo que permite que ela mesma conduza seu próprio aprendizado e encontre seu lugar no mundo.

WALDORF Predomina o exercício de habilidade não do mero acumulo de informações, cultivando a ciência, a arte e os valores morais e espirituais ao ser humano. A concepção de liberdade demanda o desenvolvimento pleno de nosso ser, capacidades cognitivas, emocionais, físicas, sociais, espirituais e estéticas, o que implica necessariamente no desenvolvimento de autoconhecimento. A criação de um ritmo saudável e os materiais oferecidos para as crianças são os maiores estímulos para aprendizagens e o desenvolvimento das crianças. Papeis blocos de cera, tinta aquarela, massinha de cera de abelha, e diversas matérias são disponibilizados em momentos específicos da rotina para o desenvolvimento de habilidades motoras e artísticas. Brincando as crianças conhece o mundo e a si mesmo, desenvolvendo capacidade de relacionamento social e coordenação motora. O mesmo incentiva e encoraja a criatividade, nutre a imaginação e conduz os alunos a um pensamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com