TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICACAO

Resenha: COMUNICACAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Resenha  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

A comunicação é algo inerente ao ser humano, ou seja, todos nós já nascemos tendo a necessidade de nos comunicarmos de alguma forma. Quando criança, por exemplo, mesmo sem usar propriamente as palavras existe comunicação clara entre um bebê e a sua mãe, e assim no decorrer da vida e em todas as outras áreas que a cercam, a comunicação só evolui, possibilitando que as relações sociais se desenvolvam de forma que a maior ferramenta de todo esse processo seja, em suma, a comunicação.

Para Pagnan, Celso Leopoldo (2014, p.35):

Interessante que a comunicação, por extensão à linguagem, é uma prática tão comum, quase natural, como respirar ou comer, que nem nos damos conta de que as estamos praticando. Apenas nos servimos das palavras, dos gestos, do contato, e expressamos o que queremos.

Isso não é diferente no mundo dos negócios, onde a comunicação é um item fundamental que integra as pessoas e as diversas atividades cotidianas, principalmente nas empresas. Com as várias exigências que envolvem esse meio (negócios, empresas) é fundamental que este tipo de comunicação ocorra de forma clara, alinhada e eficaz, pois, é imprescindível que haja coerência entre o discurso e prática. Seguindo essa máxima, pode-se ocasionar uma verdadeira revolução nas organizações em todo o mundo.

Hoje a comunicação empresarial é considerada um dos requisitos mais importantes dentro das organizações, pois, toda a ação começa com a comunicação. Uma empresa com uma comunicação falha pode ter sérias perdas financeiras, falta de credibilidade, mal estar com os funcionários e clientes, prejudicar seriamente o clima organizacional e diversos outros fatores que trazem consigo prejuízos. Em contra partida, a comunicação eficaz é de extrema importância, porque exerce um grande poder para o desenvolvimento, o equilíbrio e a expansão das empresas. Através do processo comunicacional gestores, gerentes, supervisores, administradores e empresários, praticam as funções de organização, liderança, planejamento e controle das operações e ações envolvidas, influenciando os clientes internos e externos. Portanto fica claro que praticamente todas as empresas que almejam alcançar o sucesso devem possuir um departamento que cuide da comunicação e a esses profissionais cabe à responsabilidade de elaborar a política de comunicação da empresa, bem como, atividades que indiquem e que seja possível medir a eficiência e a eficácia da comunicação empresarial. De forma mais clara esses profissionais precisam fazer com que toda a empresa fale a mesma língua.

No decorrer do texto ficou clara a importância da comunicação, todo administrador necessita buscar o aperfeiçoamento de sua comunicação e de toda a sua equipe, porque uma vez dominado, esse recurso lhes possibilitará que se conheçam melhor, que realizem projetos juntos e haja perfeito feedback, possibilitando também receber informações de forma madura e satisfatória, alcançando assim melhores resultados para a empresa, conquistando a qualidade nas relações interpessoais dentro e fora do ambiente de trabalho. Sendo assim, a comunicação deverá ainda se integrar no contexto da organização da mesma, tornando-se estratégica para o seu desenvolvimento e afirmação, bem como, para empolgar e mobilizar os recursos humanos, ou seja os funcionários e/ou colaboradores. É necessário valorizar a participação de todos, envolvendo-os e comprometendo-os com a organização, para que os objetivos comuns, bem-estar e sucesso empresariais sejam atingidos.

Observando as relações interpessoais dentro do ambiente empresarial de forma mais próxima e detalhada, percebemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com