TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO DA BRAKEM COM OS SEUS INVESTIDORES

Projeto de pesquisa: COMUNICAÇÃO DA BRAKEM COM OS SEUS INVESTIDORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como principal objetivo aprofundar o conhecimento, sobretudo, articular os conteúdos das seguintes disciplinas: Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade e Comportamento Organizacional.

As ideias aqui discutidas terão como objetivo apresentar as principais ferramentas utilizadas no processo da comunicação e na gestão da comunicação organizacional da empresa Braskem, o qual pode ser utilizado por todos que tem interesse em desenvolver habilidades comunicacionais.

2 COMUNICAÇÃO DA BRASKEM COM SEUS INVESTIDORES

A comunicação é uma atividade fundamental em nossas vidas, pois é através dela que qualquer organização se relaciona com seu público. A principal função da comunicação é ajudar no sucesso do trabalho em equipe.

A Braskem, uma empresa de capital aberto, com atuação no mercado internacional, tem como uma das principais prioridades a comunicação proativa com os diversos segmentos da sociedade e com seu publico de relacionamento, tendo como base o compromisso de praticar uma gestão transparente e responsável.

Para que a comunicação seja precisa, é necessário um propósito: o emissor, o receptor, a mensagem, o contexto, o canal e o código.

Com base nesses princípios, na Braskem, o emissor é a própria companhia, que tem como contexto as informações necessárias para passar para seus investidores (receptores),utilizando como canal,tais relatórios:

-Relatório Anual e de Sustentabilidade Empresarial

-Relatório Trimestrais de Resultados

-Reuniões Periódicas com Analistas e Investidores

Quando os receptores são os colaboradores e seus familiares a companhia utiliza como canal de comunicação as revistas: Geração Braskem e Família Braskem, as quais abordam diversos assuntos. Estas, por sua vez,são feitas por um colaborador da área de comunicação,que por meios de pesquisas, questionamentos,e diálogos entre si,obtém assuntos para publicação bimestralmente.Além do programa de Gestão de Stakeholders,o qual é conduzido pela diretoria de comunicação empresarial,que aposta no diálogo e na ação de comunicação com público estratégico,por meio da divulgação de suas propaganda estratégicas,desafios e sucesso em iniciativa sustentáveis.

A comunicação organizacional deve ser conduzida por um centro de coordenação responsável pelas pesquisas, as estratégias, as táticas, as políticas, as normas, os métodos, os processos, os canais, os fluxos, os níveis, os programas, os planos, os projetos, tudo isso apoiado por técnicas que denotem uma cultura e uma identidade organizacional. (Rego, 1986, p. 105)

Uma ferramenta crucial para auxiliar no gerenciamento do processo, é a eficiência na comunicação, para que ela aconteça, o emissor tem que se fazer compreender pelo receptor, tal e qual imaginaram. Uma das opções é promover o alinhamento de estratégias. a eficácia dos resultados depende de uma série de fatores entre os quais a otimização dos recursos que serão empregados nas diferentes formas de comunicação da organização com seus diversos públicos.O alinhamento evita sobreposição de mensagens e a formação de zonas de ruído na comunicação.

A falta de alinhamento na comunicação pode acarretar queda da produtividade dos trabalhadores, desestimulados pela incoerência da comunicação, podendo vim a perder credibilidade junto a fornecedores, clientes e investidores.

As informações são extremamente importantes e a comunicação deve ser transparente para que não ocorra nenhum tipo de equívoco entre os colegas da equipe. Diante destes fatores, e fazendo uma relação direta com os dados quantitativos, o administrador tem que desenvolver habilidade de interpretar os dados e conseguir transmite-los de forma eficiente.

2-IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

A efetiva comunicação interpessoal é um dos itens fundamentais para o sucesso de uma empresa por possibilitar que os colaboradores e lideres possam conhecer-se melhor, realizar projetos juntos, dar feedbacks, receber orientações de forma madura, interagindo e alcançando melhores resultados para a empresa.

No ambiente administrativo/empresarial este tipo de relacionamento influi diretamente no direcionamento das organizações. Assim, os clientes internos podem ver na comunicação, uma ferramenta para a obtenção de informações, sobre tudo, aquilo que pode afetar o seu posicionamento dentro da instituição. Já os clientes externos tem na comunicação um meio de valorização, uma vez que, por meio dela eles são observados como peças fundamentais a serem considerado nas ações decorrentes do processo de gestão da empresa.

Dentro da comunicação interna podemos identificar dois tipos de canais, sendo eles, o formal e o informal.

Segundo Rego (1986, p. 63), os canais formais “são os instrumentos oficiais, pelos quais passam tanto as informações descendentes como as ascendentes que visam a assegurar o funcionamento, ordenado e eficiente da empresa (normas, relatórios, instruções...)”, ou seja, são todas as informações que a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com