TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Site de Relações com os Investidores

Tese: Site de Relações com os Investidores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  Tese  •  3.785 Palavras (16 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 16

1. Resumo sobre as empresas

Marisa: É a maior rede de lojas de varejo especializada em moda feminina e moda íntima e uma das cinco maiores redes de lojas de departamento de vestuário feminino, masculino e infantil do país. São mais de 340 lojas físicas espalhadas por todo o território nacional e uma loja virtual. Com mais de 60 anos no mercado, a empresa emprega mais de 13 mil colaboradores, sendo que mais de 70% desse quadro é composto por mulheres.

Sempre com foco na classe C, a Marisa se tornou referência na venda de moda para esta que é a nova classe média brasileira. O slogan, “De Mulher para Mulher”, é facilmente reconhecido em qualquer região do Brasil. A linguagem verbal valoriza a mulher, sempre norteada pela cumplicidade.

A Marisa define como seu produto “O melhor da moda com o melhor preço”. Por isso, em todas as lojas da rede as clientes encontram coleções que traduzem as tendências dos principais centros mundiais de moda para o dia a dia da mulher brasileira, sempre com boa relação custo-benefício, uma das marcas registradas da empresa.

Os formatos de loja implantados (Feminina, Ampliada e Lingerie) atendem a mulher brasileira em diferentes momentos de compra: para si, para toda a família e na sua intimidade.

Hering: Fundada em 1880, em Blumenau, pelos irmãos Hering, a empresa se caracteriza por incluir em seu modelo de negócio produção; gestão de marcas e produtos; e varejo. Em dezembro de 2011, a estrutura da Cia Hering era composta por uma rede de 514 lojas Hering Store, PUC, Hering Kids e dzarm, em 23 estados brasileiros e 16 lojas franqueadas no exterior, mais de 16.500 clientes no varejo multimarcas e as lojas virtuais Hering WebStore, PUC WebStore e dzarm Webstore.

O portfólio de marcas da Companhia é composto por marcas fortes e com posicionamentos distintos: Hering, Hering Kids, PUC e dzarm.

Renner: A Renner é a segunda maior rede de lojas de departamentos de vestuário no Brasil. Atualmente, possui uma rede de 200 Lojas (lojas Renner, Camicado e Blue Steel), com 14.035 colaboradores em unidades localizadas nas cinco regiões brasileiras (um aumento de 8% em relação a 2010).

A Companhia foi pioneira em implantar no país, em 2002, o conceito de estilos de vida no desenvolvimento de suas coleções e na organização de suas lojas. A empresa tem a promessa de comunicar de forma transparente os seus projetos, compartilhando com seus públicos estratégicos os principais desafios e realizações dos últimos anos, além de buscar o equilíbrio entre os aspectos ambientais, sociais e econômicos com a estratégia de expansão e resultados financeiros.

2. Site de Relações com os Investidores

2.1 Organização e facilidade de navegação

Apesar de disponibilizarem o mesmo tipo de informação em seus Websites (Releases institucionais, notícias, cotação na bolsa de valores e teleconferências, por exemplo), podem-se destacar alguns diferenciais de usabilidade e divisão de informações que são relevantes para analisarmos a organização e a facilidade de navegação nos sites de R.I das três empresas em questão.

Na Hering, apesar da presença dos principais itens requeridos pelo CODIM, vislumbramos um site menos intuitivo. As informações, num primeiro momento, parecem estar dispersas, misturadas; impressão que se torna ainda maior pelo fato de não conseguirmos visualizar o site inteiro sem utilizarmos a barra de rolagem. O site parece ter sido construído sem estratégias de visualização e persuasão do internauta. Apesar de estar completamente alinhado com a imagem da empresa, no que se referem a fontes, cores e layouts; algumas vezes as informações se repetem em locais diferentes da página, o que pode gerar certa confusão. Um ponto positivo do site de R.I da Hering, que o diferencia das demais, é que podemos encontrar todas as páginas do website na borda inferior da homepage. O site também não é lento e, depois de encontrar a informação que precisa, o internauta pode acessá-la sem constrangimentos.

Em Marisa, encontramos um site mais intuitivo e com as informações bem dividas. Através de cores como o azul, rosa, roxo e branco, os links são subdivididos ao longo da página e encontramos facilmente pelo internauta. A presença de ícones que fazem referência aos assuntos em questão também facilidade e boa utilização do site. A Marisa ainda oferece uma apresentação personalizada do site, dependendo o tipo de investidor que está online.

O site de R.I da Renner é simples. Não tão intuitivo quanto o da Marisa, mas tão organizado quanto. O vermelho, marca principal na identidade visual da empresa, poderia ser mais utilizado para destacar do fundo branco ícones importantes do site. Apesar da estética mais conservadora, o site é completo e de boa navegação. (1- Marisa 2- Renner 3- Hering).

2.2 Informações e dados disponíveis

As informações presentes nos três websites seguem a orientação do CODIM, em relação à relevância para o público. Devem estar presentes num site de R.I: informações sobre a Companhia, notícias, relatório anual, informações financeiras, estratégia e visão, informações dos acionistas, demonstrações financeiras, novas tecnologias, governança corporativa e sustentabilidade. Todos os sites (Marisa, Hering e Renner) apresentam, de seu modo, todas essas informações, mas é relevante analisarmos algumas particularidades que podem influenciar o comportamento do visitante.

Em Renner, encontra-se uma dificuldade de acessar o histórico da empresa. Não é possível sair diretamente do site de R.I para o institucional, sem passar pela página de varejo do grupo, o que se configura um erro gritante de programação e estratégia.

Em relação ao quesito de “Novas Tecnologias”, apenas a Hering tem um site completamente conectado com as redes sociais. Também na Hering, as informações sobre sustentabilidade são reduzidas, não existindo uma página exclusiva sobre o assunto, ao contrário de Renner e Marisa. A Hering também possui uma sessão de notícias muito voltada para o financeiro, enquanto Marisa e Renner priorizam a inauguração e ampliação física de suas lojas espalhadas pelo Brasil. (1- Marisa 2- Renner 3- Hering).

2.3 Uso de Ferramentas

As ferramentas de busca estão presentes nas três páginas, com graus de eficiência bem parecidos. Mas podemos encontrar em Marisa, ao lado da busca, uma aba que contém todas as páginas pertencentes ao site, o que se torna um diferencial, pois possibilita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com