TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Empresarial E A Governança Corporativa

Casos: Sustentabilidade Empresarial E A Governança Corporativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  3.543 Palavras (15 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 15

Sustentabilidade Empresarial e a Governança Corporativa

Sumário 1 - Introdução ............................................................................................................. 03 2 – Objetivos............................................................................................................... 04 3 - O que é Sustentabilidade?...................................................................................... 05 2.1-Os 3 Pilares de Sustentabilidade 2.2-Sustentabilidade Ambiental 2.3-Sustentabilidade Social 2.4-Sustentabilidade Econômica 4 – Qual a Relação da sustentabilidade com a Governança Corporativa ................... 09 4.1-Sustentabalidade Empresarial 4.2-O que é Índice de Sustentabilidade Empresarial 5 - Empresas que utilizam como modelo de Gestão a Governança Corporativa e praticam a Sustentabilidade ........................................................................................ 12 5.1-Itaú “Feito para você” 5.2-Gol “Linhas aéreas Inteligentes” 5.3-Grupo SBF 6 - Considerações Finais ............................................................................................. 18 7 - Referências Bibliográficas..................................................................................... 19

1 – Introdução

Muitas pessoas entendem a Sustentabilidade como Salvar o Planeta e ponto Final.

A Sustentabilidade sim tem o propósito de sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar e cuidar, mas podemos dizer em Sub-Grupos, com interesses diferentes mas todos com os mesmos propósitos citados.

Através do Pilar da Responsabilidade da Governança Corporativa, a Responsabilidade Social esta cada vez mais sendo de grande importância para as Organizações, pois elas tem como Objetivo sustentar, favorecer, conservar sua saúde Financeira e a sua Imagem para que a sua existência seja Longa.

Mas para que um empreendimento seja considerado sustentável nos dias de hoje ele precisa ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.

A Sociedade esta mudando e para que uma Organização possa ser sustentável ela tem sim que ter Responsabilidade Social.

Palavras Chave: Sustentabilidade, Governança Corporativa, Responsabilidade Social, Indicadores e Organizações.

2 - Objetivos

O Objetivo deste trabalho é conscientizar à todos a importância da Sustentabilidade como um todo e que através do Pilar da Governança Corporativa a Responsabilidade as empresas podem realizar suas contribuições com responsabilidade Social.

3 - O que é Sustentabilidade

O termo "sustentável" vem do latim sustentare, que significa sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar e cuidar. Diante disso, podemos entender que Sustentabilidade é a capacidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições de um processo de forma a permitir sua permanência, em certo nível, por prazo determinado. Mais recentemente o conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso de recursos visando satisfazer certas necessidades presentes, não pode comprometer a satisfação das necessidades de gerações futuras. Via de regra, para que um empreendimento seja considerado sustentável ele precisa ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.

O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente realizada em Estocolmo, em 1972 - a primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e a primeira grande reunião internacional para discutir as atividades humanas em relação ao meio ambiente.

Sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável popularizou-se mundialmente a partir de 1987, quando foi utilizada pela comissão mundial sober meio ambiente e desenvolvimento das Nações Unidas

3.1 - Os 3 Pilares de Sustentabilidade

Estes 3 pilares o qual citaremos cada um a seguir, tem como objetivo transformar recursos minerais em riqueza e desenvolvimento sustentável.

Neles estão contidos os aspectos econômicos, ambientais e sociais, que devem interagir, de forma holística, para satisfazer o conceito. Sem estes três pilares a sustentabilidade não se sustenta.

É importante verificar que esses conceitos podem ser aplicados tanto de maneira macro, para um país ou próprio planeta, ou como micro, na nossa casa.

3.2 - Sustentabilidade Ambiental

Refere-se ao capital natural de um empreendimento ou sociedade. Assim como nos outros itens, é importante pensar no pequeno, médio e longo prazo. A princípio, praticamente toda atividade econômica tem impacto ambiental negativo. Nesse aspecto, a empresa ou a sociedade deve pensar nas formas de amenizar esses impactos e compensar o que não é possível amenizar. Assim uma empresa que usa determinada matéria-prima deve planejar formas de repor os recursos ou, se não é possível, diminuir o máximo possível o uso desse material,

Sustentabilidade Ambiental é o desenvolvimento presente garantindo o futuro das próximas gerações.

Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

é um ideal sistemático que se faz principalmente pela ação, e pela constante busca entre o desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo preservação do ecossistema.

Os pontos elementares da sustentabilidade ambiental visam à própria sobrevivência no planeta, tanto no presente quanto no futuro.

Esses princípios são: utilização de fontes energéticas que sejam renováveis, em detrimento das não renováveis.

Podemos exemplificar esse conceito com a medida e com o investimento que vem sido adotado no Brasil com relação ao biocombustível, que por mais que não tenha mínina autonomia para substituir o petróleo, ao menos visa reduzir seus usos. O segundo

princípio refere-se ao uso moderado de toda e qualquer fonte renovável, nunca extrapolando o que ela pode render. Em um quadro mais geral, pode-se fundamentar a sustentabilidade ambiental como um meio de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com