TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO, HISTÓRIA E APLICABILIDADE DAS CIENCIAS ESTATÍSTICAS

Resenha: CONCEITO, HISTÓRIA E APLICABILIDADE DAS CIENCIAS ESTATÍSTICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  Resenha  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 5

CONCEITO, HISTÓRIA E APLICABILIDADE DAS CIENCIAS ESTATÍSTICAS

Estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões. Chamamos de estatística o conjunto de processos, métodos e técnicas utilizados para descrever uma determinada situação, representada por uma coleta de dados numéricos cuja organização permite um melhor conhecimento de seu significado e fenômeno mostrado.

A estatística empresarial tornou-se de fundamental importância nos últimos anos em razão da enorme competitividade das empresas e por causa da significativa abertura da economia.

O estudo da estatística é dividido em dois ramos principais, a estatística descritiva que é o ramo que trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados. E a estatística inferencional que é o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra. A ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.

No ramo empresarial a estatística é muito utilizada por seus gestores.

Existem alguns itens que são frequentemente utilizados pelos administradores, são exemplos deles os “números-indices” que são usados para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preços de matérias primas, preços de produtos acabados, volume físico de produto etc.

São importantes para os gestores saberem utilizar de forma precisa e coerente as ferramentas da estatística, assim os esclarecimentos de alguns dados podem ser feitos de maneira segura e padronizada. Eles devem saber como apresentar e descrever informações de forma adequada, saber como tirar conclusões a partir de grandes populações com base somente na informação obtida de amostras, saber como obter previsões confiáveis a partir de variáveis interesses, saber como agir, etc.

São necessários diversos estudos dentro de uma organização para melhor desenvolve-la, e percebemos que uma ótima ferramenta para a realização desses estudos é a estatística, como por exemplo, resultados de pesquisas organizacionais como “clima organizacional”, “pesquisa de satisfação”, “pesquisas de mercado”, “pesquisas para gestão de qualidade”. A realização de nenhuma dessas ferramentas de medição da qualidade seria possível sem o uso da estatística aplicada.

O perfil do estatístico

A formação acadêmica do estatístico está fundamentada em conhecimentos de matemática, calculo e teoria das probabilidades, técnicas e métodos estatísticos, computação, métodos de análise estatística e disciplinas profissionalizantes. Essa formação básica permite ao estatístico utilizar técnicas para:

• Efetuar levantamento e análises de informações;

• Planejamento e realizar experimento e pesquisas em várias áreas científicas;

• Formular a solução para os mais variados e complexos problemas concernentes à melhorias e otimização dos processos.

Antiguidade

Na Europa Ocidental, após a idade média, os governantes preocupados com a difusão de doenças endêmicas, que poderiam devastar populações e também acreditando que o tamanho da população poderia afetar o poder militar da nação, começaram a obter e armazenar informações sobre eventos como, batizados, casamentos e funerais.

Atualmente

Os dados estatísticos são obtidos, organizados, classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados em diversos sistemas de informações acessíveis a pesquisadores, cidadãos e organizações da sociedade que, por sua vez, podem utilizá-los para o desenvolvimento de suas atitudes.

As aplicações da Estatística

Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais provém de pesquisas e estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia, são um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, ao qual a Escola Nacional de Estatística está vinculada, é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país.

Uma ferramenta multidisciplinar

OS conceitos estatísticos têm exercido profunda influencia na maioria dos campos do conhecimento humano. Essa prática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com