TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIA ECONÔMICA – CONCEITO E OJETIVO

Seminário: CIÊNCIA ECONÔMICA – CONCEITO E OJETIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  Seminário  •  3.866 Palavras (16 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 16

Cienco2009@gmail.com – Segundo Ciência da Computação OK

danilo@anilag.com.br – décimo mecânica

DISCIPLINA A ECONOMIA

CIÊNCIA ECONÔMICA – CONCEITO E OJETIVO

TEORIA E METODOS DE INVESTIGAÇÃO DA CIÊNCIA ECONÔMICA

A) DEFINIÇÃO: Teoria pode ser entendida como um conjunto de idéias sobre a realidade, sempre analisadas de forma interdependente.

“Toda teoria tem um caráter ideológico”.

B) COMPONENTES DA TEORIA:

As definições: dizem respeito ao significado dos termos (idéias) da teoria.

Argumentos: refere-se às condições sob as quais a teoria se sustenta.

Hipóteses: são conjecturas relativas à maneira como as coisas da realidade se comportam.

C) MODELOS: representação das principais características dos componentes de uma teoria.

D) METODOS DE ANALISE:

Indutivo: método que parte dos fatos específicos para chegar a conclusões gerais. Aprende-se com a experiência do dia a dia.

Dedutivo: parte das conclusões gerais para explicar o particular. Ex.: a empresa capitalista maximiza lucro, logo a Votorantim maximiza lucro.

NATUREZA DA INVESTIGAÇÃO NA CIÊNCIA ECONÔMICA

A investigação cientifica consiste em relacionar questões formuladas sobre o comportamento dos fenômenos e suas evidências empíricas.

Em algumas ciências, tais como a biologia a química etc, é possível produzir os fenômenos através da experimentação controlada de laboratório. Já na economia, é necessário esperar pelo tempo para desenvolver observações, a fim de serem utilizadas como evidências no teste das hipóteses sobre o comportamento dos fenômenos.

A NATUREZA DOS ARGUMENTOS PERTINENTES À TEORIA ECONÔMICA

ARGUMENTOS POSITIVOS: dizem respeito ao que “é, foi, ou será”. Desse modo, qualquer rejeição sobre as suas validades pode ser apropriadamente confrontada com fatos da realidade.

ARGUMENTOS NORMATIVOS: dizem respeito ao que “deveria ser”. As rejeições de tais argumentos não podem ser confrontadas com fatos objetivos da realidade. Isso por que os argumentos são impregnados de critérios filosóficos, religiosos, ou culturais. Eles são apresentados sob juízo de valores, carregados de valores subjetivos.

Ex: Argumento Positivo: São Paulo é a primeira cidade em produção industrial no Brasil.

Ex: Argumento Normativo: O governo de São Paulo deveria abrir mão do imposto sobre automóveis assim o preço ao consumidor seria menor.

DEFINIÇÕS SOBRE CIÊNCIA ECONÔMICA - OBJETIVO

“Economia é uma ciência social que estuda a administração dos recursos escassos entre usos alternativos e fins competitivos”. Paul Samuelson.

“Ciência social que estuda a maneira pela qual os homens decidem empregar recursos escassos a fim de produzir diferentes bens e serviços e atender às necessidades de consumo”. Marco Antonio Sandoval de Vasconcelos.

“Economia é a arte de pensar na melhor forma de utilização dos recursos escassos, a fim de competitivamente, produzir os bens e serviços, para atender às necessidades humanas”.

A economia surge a partir da dicotomia:

Necessidades humanas ilimitadas x recursos escassos

Daí podemos concluir que o principal objetivo da ciência econômica é a questão da escassez, ou seja, como “economizar” recursos. Ou se vocês preferirem como chegar à plena utilização dos recursos.

OUTROS CONCEITOS

ATIVIDADE ECÔNOMICA: É a aplicação do esforço humano visando a obter, por meio de bens ou de serviços, a satisfação das necessidades. Representa um conjunto de atos econômicos, impelidos por necessidades.

AMBIENTE ECONÔMICO: Do mesmo modo que existe um meio ou ambiente físico, onde as condições naturais, obedecendo às leis também naturais, seguem o seu curso normal, existe, nas sociedades econômicas, u, ambiente econômico, dentro do qual giram e se sucedem os fatos econômicos, sob o império de leis naturais, mas controláveis pelo homem.

CURSO ECONÔMICO: O fluxo forçado e continuo de bens e riquezas, que partem da produção e terminam no consumo denomina-se curso econômico.

FATORES DE PRODUÇÃO OU RECURSOS DE PRODUÇÃO

Os fatores de produção representam, de uma maneira geral, a quantidade disponível de recursos que poderia ser usada na produção d bens e serviços para a sociedade.

Historicamente no inicio das atividades produtivas se tinham disponíveis como fatores de produção a terra, o capital e o trabalho. Com o desenvolver da economia, da tecnologia e da própria sociedade, a quantidade e os tipos de fatores de produção disponíveis se alteraram.

Hoje se fala basicamente em cinco fatores:

Terra; Capital; Capacidade Tecnológica – Recursos Patrimoniais.

Capacidade Empresarial; Trabalho – Recursos Humanos.

ESCASSEZ DE RECURSOS X NECESSIDADES ILIMITADAS

Enquanto os desejos matérias do homem parecem insaciáveis, os recursos para atende-los permanecem escassos.

Resultam desta definição dois dilemas: primeiro a plena utilização, e segundo a melhor combinação dos fatores.

Além desses dois dilemas soma-se os decorrentes das diversas opções que envolvem o emprego dos recursos escassos.

OS PROBLEMAS ECONOMICOS CENTRAIS

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com