TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos, potencialidades e aplicabilidade, através de um estudo de caso de planejamento de seleção de terras para agricultura irrigada

Artigo: Conceitos, potencialidades e aplicabilidade, através de um estudo de caso de planejamento de seleção de terras para agricultura irrigada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Artigo  •  207 Palavras (1 Páginas)  •  289 Visualizações

O geoprocessamento é uma poderosa ferramenta computacional, que processa dados geograficamente referenciados e pode ser bastante útil na abordagem integrada de grandes bancos de dados, de diferentes setores, permitindo entre outras, a análise matemática e estatística desses dados, essencial ao gerenciamento dos recursos naturais. Neste documento são apresentados os principais tópicos, definições, histórico, componentes, entrada de dados e sua estrutura, além de conceitos, potencial e aplicabilidade, por meio de um estudo de caso de planejamento de seleção das terras para agricultura irrigada, destacando o SIG (Sistema de Informações Geográficas). O objetivo principal desta revisão é apresentar o geoprocessamento como uma ferramenta útil na gestão e planejamento ambientais.

Sendo uma ferramenta cada vez mais utilizada na solução de problemas geográficos complexos, como são, em geral, os casos de aplicação na área de meio ambiente, torna-se bastante oportuno e proveitoso que o potencial e a aplicabilidade do geoprocessamento sejam conhecidos pelas pessoas e instituições vinculadas às diversas áreas da gestão ambiental.

No entanto, os usos potenciais do geoprocessamento devem ser entendidos em todos os aspectos na adoção dessa tecnologia. Desta forma, é importante possuir o entendimento geral da tecnologia do geoprocessamento, de forma que os gerentes, especialistas técnicos e potenciais usuários possam adequar essa ferramenta a sua aplicação específica.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com