TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS GERAIS DE MENSAGEM

Projeto de pesquisa: CONCEITOS GERAIS DE MENSAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

“A tensão pré-menstrual é uma síndrome que atinge as mulheres e que ocorre, em maior ou menor grau, nos dias que antecedem a menstruação. É caracterizada por uma irritabilidade e ansiedade mais acentuadas, bem como manifestações físicas, como, por exemplo, dor nos seios, distensão abdominal e cefaléia (dor de cabeça). Decorre da retenção de sódio e água. Também pode causar sintomas de depressão, baixa autoestima, Ansiedade Generalizada, Transtorno do Pânico, Transtorno Bipolar.” Os sintomas variam de mulher para mulher, umas com mais ou menos intensidade. Diante de tantas queixas e dúvidas, surgiu a idéia de querer estudar mais sobre o tema, primeiro por os sintomas serem cada dia mais frequentes, segundo para passar mais informações as mulheres que sofrem desse “mal”. O intuito dessa pesquisa é justamente observar as maiores queixas das mulheres que sobrem com alterações da vida cotidiana por causa da Tensão Pré-Menstrual. Avaliar sinais e sintomas mais frequentes, dando-lhes, através desse estudo, uma chance de se relacionar com as pessoas e, principalmente, consigo mesma. Orientar sobre principais causas, diagnóstico, consequências e tratamento da Tensão Pré-Menstrual, destacando as melhores evidências.

A TPM, para inúmeras mulheres significa “tensão total”, por causar modificações no período que antecede a menstruação. Muitas histórias já foram ouvidas, de mulheres que precisam de auxílio de médico ou especialista para amenizar sintomas e consequências que a TPM pode causar em suas vidas. Entretanto há varias questões a serem solucionadas. Será que a TPM é uma doença? Ou talvez, apenas um desconforto mensal? Por que algumas mulheres sofrem com esse mal e já outras não sentem nada? O que posso fazer para diminuir os efeitos dessa síndrome? Tem tratamento?

1 NOÇÕES GERAIS SOBRE MENSTRUAÇÃO

“A menstruação é um fluxo de sangue que é liberado pelo revestimento interno do útero dos seres humanos e também pela maioria dos primatas. Seu ciclo geralmente é de 28 dias entre as mulheres, ocorrendo de forma contínua a menos que seja interrompido por uma gestação ou pela menopausa.

Ela se inicia na puberdade, mais comumente entre a faixa etária dos 10 aos 17 anos. A primeira menstruação é chamada de menarca, a partir deste momento, o corpo feminino já se torna capaz de gerar outra vida.”

1.1 TIPOS DE TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL

Conforme Lark (2001), “a TPM está classificada em quatro tipos: A, C, H e D, de acordo com a predominância dos sintomas. Esta classificação não é uma regra. Uma mesma mulher pode apresentar os sintomas de um ou mais tipos de TPM.” TPM tipo A: as mulheres ficam ansiosas, irritadas, tensas e até mesmo agressivas. Este é o tipo mais frequente. TPM tipo C: caracteriza-se pelo aumento do apetite, compulsão alimentar (predominando a compulsão pela ingestão de doces, como chocolates), fadiga, cefaleia (dor de cabeça) e palpitações. TPM tipo H: há aumento súbito de dois a três quilos no peso corporal, aumento das mamas, dor e distensão abdominal, normalmente em função da retenção hídrica (líquidos). TPM tipo D: é o menos frequente e os sintomas predominantes são choro fácil, sonolência ou insônia, confusão mental e depressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com