TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS GERAIS E PRINCÍPIOS DE CÁLCULO NUMÉRICO

Projeto de pesquisa: CONCEITOS GERAIS E PRINCÍPIOS DE CÁLCULO NUMÉRICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO 1 – CONCEITOS E PRINCÍPIOS GERAIS DE CÁLCULO NUMÉRICO

Atividade avaliativa complementar na matéria de Cálculo Numérico, do 1º semestre do curso de graduação em Engenharia Civil / Elétrica, da Anhanguera Educacional LTDA , entregue ao professor Marcos Vinícius.

Corrigido em de de .

_________________________

Prof. Marcus Vinícius

INTRODUÇÃO

Neste trabalho foram reunidas informações sobre a utilização do Cálculo Numérico na prática do dia-a-dia, a partir do entendimento dos seus conceitos básicos e seus princípios gerais.

O desafio deste trabalho será encontrar o código de barras linear palíndromo com 34 barras que chamou a atenção da importadora Vendomundo, concluindo as sete tarefas que, após, concluídas, teremos que associar as respostas a um número 0 ou 1, que ao serem colocados lado a lado, irão compor tal código.

SUMÁRIO

ETAPA 1..................................................................................................................................06

ETAPA 2..................................................................................................................................10

CONCLUSÃO.........................................................................................................................13

REFERÊNCIAS......................................................................................................................14

ETAPA 1

Passo 1: CONCEITOS E PRICÍPIOS GERAIS DE CÁLCULO NUMÉRICO

O avanço dos programas de computadores, atualmente permite que, cada vez mais, que problemas em ciências aplicadas possam ser resolvidos. Com isso, o estudo do cálculo numérico tem se tornado imprescindível nas áreas das ciências exatas.

Além da memorização de fórmulas, a compreensão dos conceitos, bem como suas aplicações em gráficos e problemas, é fundamental, considerando que sem eles seriam de pouca valia a modernidade dos softwars.

Ao resolver um problema matemático numericamente, o mais comum seria utilizarmos um programa computacional. Para tanto, teríamos que tomar algumas decisões antes de resolver o problema. Para tomarmos essas decisões, é preciso ter conhecimentos de métodos numéricos. Teríamos que decidir pela utilização ou não de um método numérico, escolher o método numérico mais adequado para o problema e saber avaliar exatamente o que está sendo feito pelo computador ou pela calculadora, para determinar a qualidade da solução obtida.

Os principais objetivos do Cálculo Numérico são:

- apresentar métodos numéricos para a resolução de diferentes problemas matemáticos;

- melhorar a intimidade do aluno com a matemática, mostrando seu lado prático e sua utilização no dia-a-dia;

- apresentar ao aluno maneiras práticas de se desenvolver e utilizar métodos numéricos em programas computacionais;

- treinar e estimular o aluno a aprender outros métodos numéricos por conta própria, com pensamento voltado para um futuro profissional

Utilização da Álgebra Linear em Cálculo Numérico

Caminhando junto ao Cálculo Numérico, a Álgebra Linear não trata apenas de matrizes e sistemas lineares. A sua essência está no estudo dos espaços vetoriais e das transformações lineares, se fazendo presente também nos ramos da matemática.

Passo 2

1. Desafio A

Nos gráficos a seguir, é apresentada uma interpretação geométrica da dependência e independência de dois e três vetores no R³:

De acordo com os gráficos anteriores, afirma-se:

I – Os vetores V1 e V2 apresentados no gráfico (a) são LI (linearmente independentes);

Resposta: FALSO – V1 e V2 estão apresentados na mesma reta que passa pela origem, portanto são linearmente dependentes;

II – Os vetores V1, V2 e V3 apresentados no gráfico (b) são Li:

Reposta: VERDADEIRO:

III – Os vetores V1, V2 e V3 apresentados no gráfico (c) são Ld (linearmente dependentes):

Resposta: VERDADEIRO – Pois quando dois vetores V1 e V2 não paralelos geram um plano pela origem;

2. Desafio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com