TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSELHO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO FUNDEB (CACS-FUNDEB)

Por:   •  12/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 5

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Localidade: Jaguarari – Bahia

Tutora: Lara Benares

Discente: Aline Maria Bonfim dos Santos

                                               ATIVIDADE FINAL

CONSELHO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO FUNDEB (CACS-FUNDEB)

Diante da importância do FUNDEB como mecanismo de financiamento da educação básica nacional, os CACS-FUNDEB foram constituídos e se apresentam como instâncias autônomas de representação social, distinguindo-se, portanto, das instâncias de controle interno e externo existentes: poder legislativo, poder judiciário e os tribunais de contas.  Trata-se de um colegiado que tem como função principal acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo.  Os trabalhos a cargo do Conselho do Fundeb não são remunerados e o Colegiado não integra a estrutura administrativa do Governo. Sua ação deve ser independente e, ao mesmo tempo, harmônica com os órgãos da Administração Pública local.

Os CACS têm composição definida na Lei nº 11.494/2007. Assim, na esfera municipal, o CACS-FUNDEB tem a seguinte composição: dois representantes do poder executivo municipal, dos quais pelo menos um da secretaria municipal de educação ou órgão educacional equivalente; um representante dos professores da educação básica pública; um representante dos diretores das escolas básicas públicas; um representante dos servidores técnico-administrativos das escolas básicas públicas; dois representantes dos pais de alunos da educação básica pública; dois representantes dos estudantes da educação básica pública, um dos quais indicado pela entidade de estudantes secundaristas. Além disso, nos municípios que houver Conselho Municipal de Educação e Conselho Tutelar, cada entidade deverá se fazer representar no CACS FUNDEB com um representante cada, cabendo-se à União, aos Estados, Distrito Federal e Municípios prover a infraestrutura e condições materiais necessárias à plena execução das atividades do Conselho.

Para que o conselho funcione efetivamente, é necessário que seus membros sejam treinados e orientados de como devem atuar, como também o presidente deve elaborar um regimento interno que seja organizado, contendo o modo de atuação e as obrigações dos conselheiros, disciplinando seu funcionamento. Esse processo deve contar com o apoio do poder Executivo, o qual deve garantir material e condições, como local de reuniões, meio de transporte, equipamentos, etc., de maneira que seja possível a realização periódica das reuniões de trabalho, conforme estabelece o art. 25 da lei nº 11.494/2007.

O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Jaguarari é composto por 22 conselheiros, nomeados pelo Decreto Municipal nº. 0631, de 14 de Novembro de 2017, divididos entre titulares e suplentes, em consonância com o princípio da paridade previsto pela Lei n° 11.494/2007, objetivando garantir um equilíbrio entre a representação do poder executivo municipal e a sociedade civil. Os conselheiros atuais do Fundeb de Jaguarari são:

  • Professores da Educação Básica Pública: Cosme Pereira de Castro (Titular) e Cleriane de Souza Dias (Suplente);
  • Diretores das Escolas Básicas Públicas: Glicia Gabriela Carvalho dos Santos- PRESIDENTE (titular) e Poliana Cavalcante Duarte (suplente).
  • Servidores Técnico-Administrativos das Escolas Básicas Públicas: Maria da Soledade Gonçalves de Souza VICE-PRESIDENTE (titular) e Maria Celeste Jesus de Souza (suplente);
  • Estudantes da educação básica pública - Indicado pela Entidade de Estudantes Secundaristas: Anne Karoline Vicente Conceição (titular) e Jaciane dos Santos Barbosa (suplente);
  • Poder Executivo Municipal - Secretaria Municipal de Educação ou Órgão educacional equivalente: Renaldo Ferreira Da Silva (titular) e Joelson de Souza Conceição (suplente);
  • Conselho Tutelar: Eliana Quintino dos Santos (titular) e Ângela Batista do Carmo (suplente);
  • Conselho Municipal de Educação: Rita de Cássia Oliveira de Oliveira (titular) e Francisco da Silva Lima (suplente).

A sede do Conselho é na própria Secretaria Municipal de Educação, localizada na Praça de Convivência, s/n, bairro Padre Eugênio Possamay, de Jaguarari/Ba. O mandato dos conselheiros tem duração de 24 meses, iniciado no dia 14 de novembro de 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (218.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com