TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSEQUÊNCIAS FINANCEIRAS DO EXERCÍCIO ELECTORAL NO BRASIL

Projeto de pesquisa: CONSEQUÊNCIAS FINANCEIRAS DO EXERCÍCIO ELECTORAL NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

IMPACTOS FINANCEIROS DO ANO ELEITORAL NO BRASIL

Andreza Carolina Caetano Araujo

Deydiane Araujo Carvalho

Tatyele Melina Gomes

Victoria Regina Oliveira Silva

RESUMO

1 INTRODUÇÃO

O presente documento pretende ressaltar reflexões sobre os possíveis impactos financeiros que podem ser causados durante o ano eleitoral. Neste período a economia oscila bastante, são vários os fatores que podem influenciar como o crescimento econômico, a inflação, o desemprego, a taxa de juros e a taxa de câmbio que mudam o cenário econômico diariamente. A economia brasileira vive um momento de recessão que abala a confiança das empresas e do consumidor. Depois de um período de aproximadamente seis anos, entre 2004 e 2010, em que o PIB crescia a 5%, agora a expectativa é de que 2014 feche com apenas 2% de aumento, de acordo com dados do IBGE. O somatório de fatores que fez com que a prosperidade da economia retrocedesse vai desde a inflação, a redução da oferta de mão de obra, a desaceleração dos negócios causada pela Copa do Mundo e a insegurança com relação ao novo governo que será eleito.

O cenário se divide em dois, de um lado, as empresas com medo da baixa performance investem timidamente e, do outro, os consumidores se sentem inseguros e evitam gastos maiores. O reflexo destes comportamentos aparece no ranking de crescimento nacional. No ano atual, o Brasil foi o segundo país da América Latina que menos cresceu, atrás apenas da Argentina, que foi abatida por uma crise interna. Os setores mais afetados são aqueles que demandam um gasto financeiro maior. É o caso dos imóveis e também dos automóveis, que recuaram significativamente.

Não só o ano eleitoral, mas os próximos anos após a escolha de novos governantes influenciam a economia diretamente. Quando é preciso melhorar a liquidez econômica o governo usa como instrumento a política monetária, que afeta o produto de forma indireta, através de intervenções sobre o mercado financeiro e sobre as taxas de juros. O objetivo da política monetária é controlar as condições de liquidez na economia, com isto o governo atua sobre a quantidade de moedas em circulação, sobre a capacidade de concessão de empréstimos por parte de bancos e sobre os níveis das taxas de juros.

1.1 Historia das eleições no Brasil

“Eleição é todo processo pelo qual um grupo designa um ou mais de seus integrantes para ocupar um cargo por meio de uma votação. Na democracia representativa, é o processo que consiste na escolha de determinados indivíduos para exercerem o poder soberano, concedido pelo povo através do voto, devendo estes, assim, exercerem o papel de representantes da nação.” (Eleição. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%A3o> Acesso em 04 de outubro de 2014).

No Brasil as eleições são realizadas a nível local desde o Século XVI. O voto é secreto desde 1932, com a edição do Código Eleitoral, que vem sendo periodicamente revisado, e regulamenta todo o procedimento, desde o alistamento dos eleitores, até a contagem dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com