TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSIDERAÇÕES RELATIVAS À ELIMINAÇÃO

Tese: CONSIDERAÇÕES RELATIVAS À ELIMINAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Tese  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

Eliane César Santos

RECICLAGEM:

EDUCAR PARA CONSCIENTIZAR

educação ambiental deve proporcionar ao homem a oportunidade de conhecer-se como cidadão; estimular, proporcionando ao outro, a mesma condição; reconhecer no mundo o mundo de todos; caracterizar o tempo e o espaço de todos como sendo os mesmos; admitir que as gerações futuras devam ter a qualidade de vida que merecem. Para isso, é necessário que se julguem os homens iguais, em tempo e lugar, com as mesmas necessidades essenciais e referenciais que permitam, na consciência e responsabilidade das alternativas das posturas, as relações ambientais que indiquem a atuação de um sujeito realmente ético, no meio em que vive.

Oliveira 1999 (Apude Rucheinsky,2002, p. 82)

Ubá

2014

ELIANE CÉSAR SANTOS

RECICLAGEM:

EDUCAR PARA CONSCIENTIZAR

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Ensino de Natureza e Sociedade; Ensino da Matemática na Educação Infantil; Ensino de Arte e Música; Seminário V e Estágio Curricular Obrigatório: Gestão.

Profs.: Andréia Zompero, Helenara R. Sampaio,

Laura Cava, Raquel Franco.

Semestre 5º Tutor: Artur Camargos

Ubá

2014

Introdução:

Em meio às agressões que o ambiente vem sofrendo ao longo dos anos, principalmente com o acumulo de lixo nos aterros e terrenos baldios verifica-se a importância de conscientizar e sensibilizar as crianças e os pais nas escolas sobre as formas de separação do lixo e fazer a reutilização de materiais recicláveis. O excesso de lixo é prejudicial ao meio ambiente. Os "lixões" continuam sendo o destino da maior parte dos resíduos acarretando graves prejuízos ao meio ambiente e a qualidade de vida da população. Mesmo assim a produção de lixo aumenta assustadoramente e cada habitante de uma cidade produz cerca de 1 Kg de lixo por dia. No Brasil, a preocupação com a coleta de lixo teve início em 1880, quando o então imperador D. Pedro II assinou o Decreto número 3024, aprovando o contrato de limpeza e irrigação da cidade de São Sebastião no Rio de Janeiro. O contrato foi executado por Aleixo Gary e depois por Luciano Francisco Gary. A designação “gari” para trabalhadores da limpeza urbana em muitas cidades brasileiras vem desta época.

Para minimizar os impactos ambientais, o lixo deve ser separado e recolhido com frequência sendo levado para locais adequados. Para a separação do lixo, basta ter dois tipos de recipientes: um para o lixo úmido e rejeitos, e

outro recipiente para o lixo reciclável como o plástico, metal, vidro e papel, todos devidamente limpos e secos. As pilhas e baterias não podem ser descartadas no lixo doméstico, pois contém metais pesados e contaminam o meio ambiente.

A reutilização e a reciclagem são práticas bastante antigas que fazem com que os problemas que o lixo causa ao meio ambiente sejam menores. A reciclagem é o ato de aproveitar os resíduos reutilizáveis para fabricar novos produtos de forma artesanal ou industrial.

A humanidade precisa encontrar uma forma de explorar os recursos naturais sem danificar o meio ambiente, caso contrário todos sofrerão as consequências de forma desumana, e imersa em seus próprios resíduos.

Objetivo

Em decorrência dos problemas ambientais emergentes e das pressões populares, para estabelecer uma política ambiental, na Constituição de 1988, o seu artigo 225 que diz respeito ao meio ambiente.

“Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

A educação para a cidadania é uma maneira de motivar e sensibilizar o ser humano a participar da promoção da qualidade de vida. No que se refere à educação ambiental no artigo 225 inciso VI incumbe ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com