TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discussão Relativa à Transparência Das Empresas De Auditoria E A Qualidade Dos Seus Serviços

Exames: Discussão Relativa à Transparência Das Empresas De Auditoria E A Qualidade Dos Seus Serviços. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 4

Discussão Relativa à transparência das empresas de auditoria e a qualidade dos seus serviços

O objetivo desse estudo é analisar o perfil do novo auditor, que precisa surgir com o crescimento das empresas e o mercado financeiro consequentemente.

Os procedimentos e as normas de auditorias criadas pelos órgãos competentes, a CMV, CFC e IBRACON, é o que fortalece essa atividade (Pacheco; Oliveira; La Gamba, 2007).

Segundo a Resol. CFC nº1. 203/09 estabelece que o objetivo da auditoria seja aumentar o grau de cofiança dos usuários sobre as informações prestadas nas demonstrações contábeis.

As margens para questionamento da qualidade das empresas de auditorias geradas pelas falhas que tiveram grande repercussão, assim degradando a imagem do auditor e de suas atividades desenvolvidas. A CVM e o CFC tentam reduzir erros, e criam medidas preventivas, a mais evidente é a necessidade de maior qualidade dos serviços, fornecendo informações transparentes sobre a empresa de auditoria seria a solução, é o que sugere a IBRACON, citando as principais áreas: governança e controle, pessoal e treinamento e informações financeiras (IBRACOB 2010).

A demanda do capital e a expansão das empresas é o que faz com que a necessidade de procedimentos mais complexos surja assim às demonstrações contábeis mais transparentes são necessárias.

O relacionamento auditor-auditado é uma discussão constante, no Brasil é adotado o rodízio de auditores, a CMV acredita com segurança da qualidade, o auditor não pode prestara serviços para a mesma empresa por prazo maior do que cinco anos seguidos. Porém há de quem discorde e acredita que o acumulo de conhecimento da mesma empresa, segmento ou cliente SAP indispensáveis para a melhoria na avaliação e definição de riscos.

Os auditores devem manter atualizados a si próprios e seu quadro funcional também, conforme exigências do CFC e IBRACON, com isto garantindo a qualidade e atendimento continuo das normas das atividades de auditor. Os auditores devem cumprir 96 pontos de Educação Profissional Continuada, estes que exercem independentes e contadores que compõem quadro funcional técnico, conforme resolução CFC nº 1.146 de 12 de dezembro de 2008.

A ausência de pesquisas relacionadas aos trabalhos dos auditores, referente a objetivo, torna a pesquisa exploratória, ainda mais quando se trata da abordagem dada à transparência dos relatórios das empresas de auditoria. A pesquisa é feita com base em material já existente, constituído por livros, artigos, sítios de órgãos competentes da área e outros.

A revisão pelos pares e qualidade da auditoria: existe diferença na execução, comparando o Brasil que a revisão pelos pares é feita a cada quatro anos, independente da empresa, ao contrário dos EUA e União Europeia que realiza a cada um ano para as Big Four e a cada três anos para as demais empresas de auditoria. A emissão dos relatórios transparentes no Brasil não tem previsão de quando será adotada essa prática, enquanto isso os EUA e União Europeia já programam.

Quanto às evidências das discussões sobre a transparência nas empresas de auditorias a IOSCO questiona sobre a transparência das empresas auditadas, assim investigando se os indicadores e demonstrações poderiam se manter e melhorar a qualidade. A ideia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com