TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTANTE OU NÚMERO DE AVOGADRO

Trabalho Universitário: CONSTANTE OU NÚMERO DE AVOGADRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 3

CONSTANTE OU NÚMERO DE AVOGADRO

1.Objetivo

Estudar por meio práticos o número de mol, o número de moléculas e o número de massa de determinadas amostras.

2. Fundamentação teórica:

No final do século XVIII e início do século XIX. Lavosier, Proust, Dalton e outros cientistas realizavam estudos com a finalidade de determinar a natureza fundamental da matéria, ou seja, descobrir como e do que a matéria era formada. Eles explicavam a matéria como sendo constituída de partículas indivisíveis e que se conservavam em quantidade e massa. Suas teorias fundamentavam-se nos resultados obtidos através de experimentos realizados pela combinação de gases, porém, verificou-se uma dificuldade na distinção entre átomos e moléculas ao observar que os volumes de alguns dos gases dessas reações não estavam de acordo com o previsto nas transformações gasosas já conhecidas.

A dificuldade foi superada por um físico italiano chamado Amedeo Avogadro. Avogadro afirmou que, estando nas mesmas condições físicas, volumes iguais de diferentes gases têm o mesmo número de partículas. Todavia, dizer que um gás tem o mesmo número de partículas que outro não implica que ambos possuam o mesmo número de átomos.

A hipótese de Avogadro de que volumes iguais de gases diferentes, nas mesmas condições de pressão e temperatura, contêm o mesmo número de partículas e as idéias sobre massas atômicas e moleculares de outro cientista chamado Canizarro levaram à determinação da constante de Avogadro. A constante estabelecida por Avogadro e posteriormente verificada experimentalmente por vários cientistas é conhecida atualmente como o Número de Avogadro.

O Número de Avogadro ( ) representa o número de partículas ou moléculas

contidas num mol.

Na=6,022x1023 partículas

O mol representa a grandeza da quantidade de matéria e a massa contida em 1 mol é chamada de massa molar (M). Para calcular o número de mols contidos em uma determinada massa m de um gás. Usa-se a relação:

A equação 1 é obtida através de uma regra de três simples, em que: 1 mol tem massa M e n mols têm massa m.

2.Materiais e reagentes

• Espátula

• Vidro de relógio

• Balança analítica

• Becker pequeno

• Cloreto de sódio

• Hidróxido de Alumínio

• Sódio

• Sacarose

• Glicose

4. Procedimento

4.1 Usando a balança analítica pesar a amostra recebida em seguida fazer o calculo do numero de mol da amostra. (cloreto de sódio).

4.2 Usando a balança analítica pesar a amostra recebida em seguida fazer o calculo do numero de átomos da amostra, usando o numero de mol. (sódio).

4.3 Usando a balança analítica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com