TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTITUIÇÃO ORCAMENTARIA

Artigos Científicos: CONSTITUIÇÃO ORCAMENTARIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  907 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ

NATALIA FERREIRA DE LIMA

UM ESTUDO SOBRE FINANÇAS PÚBLICAS: ORÇAMENTO PÚBLICO, FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA.

NATAL

2013

1. CONSTITUIÇÃO ORÇAMENTÁRIA:

Conceito: “É um dos subsistemas da Constituição Financeira, ao lado da Constituição Tributária e da Monetária, sendo uma das Subconstituições que compõem o quadro maior da Constituição do Estado de Direito, em equilíbrio e harmonia com outros subsistemas , especialmente a Constituição Econômica e Política. (Ricardo Lobo Torres).

2. ORÇAMENTO PÚBLICO

Os orçamentos públicos são elaborados mediante leis. Tais leis se encontram discriminadas nos arts. 165 a 169 da Constituição Federal, tendo cada uma a sua função.

Art. 165 - Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

I - o plano plurianual;

Estabelecerá de forma regionalizada as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública Federal, para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de educação constinuada.

II - as diretrizes orçamentárias;

Compreenderá as metas e prioridades da Administração Pública Federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre a alteração da legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

III - os orçamentos anuais;

Esta, engloba três orçamentos: Fiscal; de investimento das empresas em que a união tenha participação e orçamento da seguridade social.

Os projetos de lei que sejam relativos ao plano prurianual, às diretrizes orçamentáriasao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. (CF, art. 166).

PLANO PLURIANUAL- O Governo tem o dever de planejar todas as suas ações e também seu orçamento de modo a não ferir as diretrizes nele contidas. Segundo a Constituição, também é sugerido que a iniciativa privada volte suas ações de desenvolvimento para as áreas abordadas pelo plano vigente.

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS- Possui como principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscal e da seguridade social e de investimento do Poder Público, incluindo os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e as empresas públicas e autarquias. Esta serve também para definir as metas e prioridades do governo para o ano seguinte, orienta a elaboração da lei orçamentária anual, dispõe sobre alterações na legislação tributária e estabelece a política das agências de desenvolvimento.

LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL- Esta é elaborada para possibilitar a concretização das situações planejadas no Plano Plurianual. Obedece a Lei de Diretrizes Orçamentárias estabelecendo a programação das ações a serem executadas para alcançar os objetivos determinados, cujo cumprimento se dará durante o exercício financeiro.A Constituição determina que o Orçamento deva ser votado e aprovado até o final de cada legislatura. Depois de aprovado, o projeto é sancionado e publicado pelo Presidente da República, transformando-se na Lei Orçamentária Anual.

3. PRINCÍCIOS ORÇAMENTÁRIOS:

Exclusividade: Proíbe a lei orçamentária de conter dispositivo estranho à fixação de despesa e à previsão de receita, não incluindo, porém, na proibição:

• Autorização para abertura de créditos suplementares;

• Contratação de Operação de Crédito;

Programação: O orçamento moderno deve ter conteúdo e forma de programação que implica, em primeiro lugar, a formulação de objetivos e o estudo das alternativas da ação futura para alcançar os fins da atividade governamental.

Equilíbrio: Este princípio não vigora mais no Brasil. “o montante da despesa autorizada em cada exercício financeiro, não poderá ser superior ao total das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com