TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Orçamentária

Tese: Administração Orçamentária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  Tese  •  1.798 Palavras (8 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 5

4 REFERENCIAS 5

1. INTRODUÇÃO

A magnitude de uma organização é um fator preponderante dentro de qualquer parâmetro comparativo entre diversas organizações, principalmente em relação à gestão financeira. Hall (1984) reconhece a importância do fator tamanho dentro da análise das organizações afirmando que esta parece ser uma variável simples (...) entretanto é muito mais complexa. Hall identifica em diversos trabalhos elementos relacionados ao tamanho das organizações. Kimberly destaca quatro componentes organizacionais ligados ao tamanho, que são: a capacidade física das organizações, o pessoal disponível na organização, os insumos e produtos organizacionais e, finalmente, os recursos disponíveis.

A estrutura financeira de uma organização influencia sua capacidade física, seus recursos humanos, seus insumos e seus produtos. Blecke (1978), reconhece a influência desses fatores no processo decisório, que ele baseia-se nos vários relatórios, estudos e nas sugestões de contadores, controladores, analistas e especialistas.

As abordagens tradicionais de gestão financeira enfocam basicamente as técnicas de análise e os fatores restritivos do processo decisório, não considerando a importância das pessoas envolvidas nesse processo. Nesse contexto, Koontz e O’donnell (1969) destacam a importância do indivíduo dentro do processo de tomada de decisões afirmando que “a habilidade para desenvolver alternativas é, muitas vezes, tão importantes quanto a escolha acertada entre alternativas”.

Uma abordagem tradicional de gestão financeira tem como objetivo a identificação da oportunidade mais rentável dentre as diversas opções disponíveis, buscando otimizar a alocação dos recursos financeiros. Essa abordagem trata as organizações de maneira igual, não observando aspectos organizacionais importantes, tais como seu tamanho e sua estrutura.

Breadley e Myers (1992), reconhecendo a necessidade de considerar essas diferenças para analisar a gestão financeira das organizações apontam que, excetuando as pequenas empresas, nenhuma pessoa é, isoladamente, responsável pelas decisões.

Eles também afirmam que numa pequena empresa o diretor financeiro é provavelmente o único executivo, e que em empresas maiores existe um número maior de profissionais envolvidos.

Outro aspecto importante consiste na obtenção e utilização de informações dentro da organização. Gil (1992), adotando um enfoque voltado para os aspectos humanos, afirma que um sistema de informações consiste em pelo menos uma pessoa, com certas características psicológicas, que enfrenta um problema dentro de um contexto organizacional para o qual necessita de dados.

Devemos reconhecer, portanto, que a gestão financeira vai além das técnicas existentes, sofrendo influências significativas das organizações e de seus elementos e o presente trabalho tem como objetivo ilustrar de forma prática os conceitos teóricos aplicados na realidade de uma microempresa localizada na cidade de Salinas/ MG.

2. DESENVOLVIMENTO

1ª ETAPA – Diagnostico

Administração Orçamentária

O Planejamento financeiro é o processo racional de administrar sua renda, seus investimentos, suas despesas, seu patrimônio, suas dívidas, objetivando tornar realidade seus sonhos, desejos e objetivos. O planejamento será o seu mapa de navegação. Mostrará onde está aonde quer chegar e indicará os caminhos a percorrer.

Os controles financeiros são usados para planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros da empresa, utilizando-se do controle de caixa, do controle de bancos, do controle de contas a receber e pagar, do fluxo de caixa e do controle do dos custos da empresa (comissões, salários, realização de serviços, entre outros), após realizar todos os controles se faz a estruturação dos resultados para analisar a apuração do lucro operacional dentro de determinado período.

Administração Financeira

A análise de viabilidade econômico-financeira feita pela empresa é o TIR – Taxa Interna de Retorno. A taxa interna de rentabilidade (TIR) é a taxa de atualização do projeto que dá o VAL nulo. A TIR é a taxa que o investidor obtém em média em cada ano sobre os capitais que se mantêm investidos no projeto, enquanto o investimento inicial é recuperado progressivamente. Entre vários investimentos feitos pela empresa, o melhor será aquele que tiver a maior Taxa Interna de Retorno Matematicamente, a Taxa Interna de Retorno é a taxa de juros que torna o valor presente das entradas de caixa igual ao valor presente das saídas de caixa do projeto de investimento.

Periodicamente a empresa faz a revisão do seu plano de metas e quando uma ou mais metas não se estejam se desenvolvendo conforme o planejado inicialmente refaz-se as metas, revisam-se os prazos ou mudam-se os caminhos para alcançá-las.

Quando a empresa realiza investimentos ela dá prioridade ao capital próprio, devido à comodidade e segurança que o mesmo proporciona, as decisões estratégicas e financeiras da empresa são baseadas em projetos escritos pelo departamento de gestão de projetos e as tomadas de decisões são centralizadas pelo proprietário.

A empresa utiliza-se das informações contábeis para o conhecimento da lucratividade da empresa e da situação financeira, a possibilidade de redução dos custos controláveis, o suporte para a definição de uma política de preços compatíveis com as condições da empresa e do mercado, entre outros.

Matemática Financeira

A empresa, para financiar a aquisição de capital ou de bens duradouros, utiliza de financiamentos de longo prazo, empréstimos bancários e o recurso de capital próprio (o menos caro para a empresa), dessa forma garante a manutenção de sua atividade. A taxa de juros é definida em percentual ao mês, em função da taxa a termo divulgado pela ANDIMA, calculada com base nas Letras do Tesouro Nacional. O prazo de amortização é de 3 a 48 prestações mensais, fixas e iguais.

Direito Tributário

A empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com