TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NO PRIMEIRO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Artigo: CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NO PRIMEIRO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/1/2015  •  4.105 Palavras (17 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 17

CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NO PRIMEIRO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Celi Teixeira Cruz Garcia de Oliveira ¹

Fabiana Bonatto Maffioletti ²

Marissol Coradini Spalemsa ³

RESUMO: Falar em alfabetização é falar em construção de habilidades e competência de leitura e escrita para interpretação do mundo real, seja para diversão, informação ou instrução. Dessa forma para as crianças em fase de alfabetização, a leitura e a escrita é uma forma de linguagem que possibilita maneiras de se expressar e comunicar. Por isso precisa se pensar em uma alfabetização que desenvolva a criatividade, a criticidade e a autonomia nas crianças. A ampliação do universo da leitura e da escrita é forma de valorização do indivíduo como ser pensante. No processo ensino-aprendizagem faz-se necessário oportunizar educador e educando rever, refazer, retomar, sistematizar a aprendizagem de forma construtiva, crítica, participativa e ética. Frente à realidade este tema tem como proposta estimular atitudes reflexivas por parte dos educadores para que eles possam incorporar-se de uma postura investigativa sobre metodologias para orientar sua prática alfabetizadora, promovendo mudanças significativas para a superação dos problemas da aquisição da leitura e escrita no decorrer do processo de alfabetização de forma que contribua para a melhoria da educação.

PALAVRAS–CHAVE: Alfabetização. Leitura. Escrita. Aprendizagem.

ABSTRACT: Talk is talk in literacy building skills to read and write and to interpret the real world, either for fun, information or instruction. Thus for children beginning literacy, reading and writing is a form of language that enables ways to express themselves and communicate. So need to think of a literacy that develops creativity, criticality and autonomy in children. The expansion of the universe of reading and writing is a way of valuing the individual as a thinking being. In the teaching-learning process is necessary which gives opportunity educator and student revise, rework, resume, systematize learning constructively critical, participatory and ethical. Facing reality as this subject has proposed to stimulate reflective attitudes of educators so that it can be incorporated into an investigative attitude about methodologies and guiding their practical literacy, promoting significant changes to overcome the problems of acquisition of reading and writing during the literacy process, contributing to the improvement of education.

KEYWORDS: Literacy. Reading. Writing. Learning.

INTRODUÇÃO

“De tudo o que a escola pode oferecer aos alunos é a leitura, sem dúvida, o melhor, a grande herança da educação”.(Cagliari, 2009, p.160)

Sabemos que no momento histórico social presente, a alfabetização tem sido objeto de estudos e intervenções por parte de profissionais e estudiosos da área da educação. Questionamentos feitos em relação à alfabetização remetem à reflexões acerca das concepções de alfabetização no cenário educacional brasileiro. Justificando a escolha e evidenciando sua importância, são propostos caminhos norteados por fundamentos teóricos de autores que dialogam com o tema para que os profissionais da área possam refletir e a partir desses pressupostos buscarem uma prática mais consciente em relação à alfabetização.

No contexto atual, verifica-se que professores encontram dificuldades para fazer um trabalho efetivo e qualitativo em torno do desenvolvimento de práticas pedagógicas que atendam reais necessidades dos alfabetizandos de forma que eles avancem em relação à leitura e a escrita.

Ao pensar nos problemas da educação, especialmente a alfabetização, sentimos necessidade de realizar esse trabalho como forma de mostrar que a alfabetização vai muito além do codificar e decodificar, perspectiva esta pela qual sempre foi vista.

Parte-se de pressuposto de que a criança, quando vem para a escola, fala e usa a linguagem como forma de comunicação nas diversas situações da vida. Isso remete a ideia de a aquisição da leitura e da escrita é algo mais complexo; além disso, insere neste processo de aprendizagem, o professor e o aluno em constante situação de interação.

Diante disso, verificam-se problemas em relação à alfabetização dos alunos do 1º ciclo do Ensino Fundamental, dentre os quais estão as enormes dificuldades para desenvolver, nesse tempo, habilidades de leitura e escrita satisfatória. Devido às grandes dificuldades, há um alto índice de reprovação no final do ciclo (3º ano), o que acarreta consequências graves na vida escolar deste aluno.

Neste ínterim, nosso estudo objetiva repensar sobre métodos de alfabetização, discutir as novas abordagens teóricas para a construção da leitura e escrita, analisar o processo de aquisição da língua escrita, enfocando seu papel na escola e na sociedade, bem como mostrar dificuldades e insucesso encontrados pelos educadores e educandos sobre como se processa a aquisição da leitura e da escrita no decorrer do processo de alfabetização e possibilitar o diagnóstico e identificação de possíveis causas das falhas no desenvolvimento das habilidades leitora e escritora das crianças.

Para isso, o selecionado como lócus da pesquisa a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Benildo Bragatto”, pertencente à rede Municipal de Educação da cidade de Colatina, estado do Espírito Santo, na qual os dados foram coletados junto a três professoras alfabetizadoras, através de entrevistas semiestruturadas. Assim, vemos neste trabalho a oportunidade de repensar a prática em relação ao processo de aprendizagem do mundo letrado pelos alunos em fase de alfabetização, com reflexões e conhecimentos baseados em princípios teórico-práticos e enfoque em diferentes caminhos, por meio de uma abordagem histórico-cultural para analisar questões metodológicas na construção da leitura e da escrita no decorrer do processo de alfabetização.

DESENVOLVIMENTO

No contexto atual depara-se com uma vontade e necessidade enorme de mudar a educação, uma vez que a prática docente tradicional está sendo questionada a todo o momento. Há um grande desejo por práticas educacionais reflexivas, inovadoras, críticas, e que estejam em conformidade com as demandas da realidade do momento vivido.

Analisar sobre a construção leitura e da escrita no desenrolar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com