TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LEITURA DE IMAGEM E SUA IMPORTÂNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - CICLO COMPLEMENTAR- COM CRIANÇAS DE 09 A 10 ANOS. SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER

Casos: A LEITURA DE IMAGEM E SUA IMPORTÂNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - CICLO COMPLEMENTAR- COM CRIANÇAS DE 09 A 10 ANOS. SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  5.960 Palavras (24 Páginas)  •  1.505 Visualizações

Página 1 de 24

RESUMO

Pensando neste tema, propus desenvolver o Projeto de Ensino, e explorar a Leitura de Imagens e sua importância nos anos Iniciais do Ensino fundamental do ciclo complementar com crianças de 09 a 10 anos

A escolha desta linha de pesquisa, tem como a docência, para trabalhar com alunos de 9 a 10 anos, no ciclo complementar dos anos iniciais do ensino fundamental.

A justificativa deste tema, deve-se ao fato de que nos dias atuais, o significado da palavra "texto" vai mais além do que uso da linguagem escrita. Por isso, é muito importante o cuidado e a forma, como este projeto será trabalhado. O objetivo do trabalho, consiste em oportunizar ao aluno os caminhos para a leitura de imagens, levando-o ao domínio dos códigos visuais, através da sensibilização, do exercício do olhar e que ler é uma atividade que pode ser prazerosa e divertida.

Nos conteúdos, serão desenvolvidos e trabalhados, fazendo uma análise e pesquisa. Todo o processo de desenvolvimento, será um percurso simples, claro, de fácil entendimento e uma avaliação mais presente e observadora.

Palavras-chave: Leitura de imagens. Ensino da Arte. Crianças. Estratégias de leitura.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA....................................................................................6

3-PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO...................17

3.1Tema e linha de pesquisa.....................................................................................17

3.2 Justificativa...........................................................................................................17

3.3 Problematização...................................................................................................18

3.4 Objetivos..............................................................................................................18

3.5 Conteúdos...........................................................................................................18

4-PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO.................................................................18

5- Tempo para a realização do projeto......................................................................18

6-Recursos humanos e materiais..................................................................

7- Avaliação....................................................................................................

8- CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O homem, desde os primórdios da Pré-história, sempre procurou se comunicar. Ele esculpia, desenhava, pintava e construía objetos. Esse tipo de arte, era caracterizado com desenhos em peles de animais, cascas de árvores, terra vermelha, carvão, alguns tipos de pigmentos, gorduras de animais e outros elementos da natureza.

Os desenhos e as imagens retratavam animais, pessoas, e até sinais. Havia cenas de caçadas, de espécies extintas, e em diferentes regiões. Apesar do desenvolvimento primitivo, podem-se distinguir diferentes estilos, como pontilhado (o contorno das figuras formado por pontos espaçados) ou de contorno contínuo (com uma linha contínua marcando o contorno das figuras). Apesar de serem vistas como mal-feitas e não-civilizadas, as figuras, as imagens podem ser consideradas um exemplo de sofisticação e inovação para os recursos na época.

Hoje vivemos em uma era, na qual, as imagens estão muito presentes em nosso dia a dia. Por estarmos vivendo intensamente a era visual, cada vez mais, percebemos o mundo por meio de imagens. Somos bombardeados o tempo todo, com todo e qualquer tipo de imagens. É impossível contar quantas imagens vemos diariamente. O mundo ficou visual demais.

Nossos olhos estão a todo o momento recebendo informações por meio de imagens. Acabamos recebendo a maioria dessas imagens de forma inconsciente e acrílica. Muitos membros de nossa sociedade, não só as crianças, ainda desconhecem e/ou menosprezam o poder da imagem e precisam se conscientizar do real valor de se saber ler essas imagens. Muitas vezes, o poder das imagens é tão poderoso, que as imagens são usadas para alienar o povo desde os primórdios da humanidade.

No Egito, era usada para reafirmar a divindade dos faraós e manter seu poder. Na era Bizantina, e no Renascimento, obras de arte com imagens de santos eram usadas para converter e manter os fiéis submissos a Igreja. Nos tempos modernos, com a industrialização e a supremacia de um sistema capitalista, sempre baseado no consumo, a publicidade se articula e com indispensável para a reflexão crítica da realidade.

Para desenvolver este Projeto de Ensino, de conclusão de curso de Pedagogia, achei muito interessante a idéia de trabalhar com o tema. Sugeri então, trabalhar a importância da leitura de imagens nos anos inicias do ensino fundamental - do ciclo complementar, com crianças de 9 a 10 anos.

A idéia vem desde muito tempo, por ter dado aulas para crianças em alguns projetos educacionais na minha cidade e também a experiência que tive nos semestres anteriores do curso de Pedagogia, em estagiar nas áreas de educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Nesta época, eu observei que as crianças tinham muita ligação com as imagens. Por isso, achei que seria muito interessante, poder abordar esse assunto, com mais profundidade, numa oportunidade que viesse acontecer, como esse, o Projeto de Ensino.

A justificativa desse projeto,é pensar que as imagens não são meras ilustrações, não! Pois, seria um engano nosso, porque estes tais elementos visuais estão carregados de informações sobre a nossa cultura e o mundo em que vivemos. E quando falamos em leitura, muitos, ainda associam a livros, revistas, jornais, como textos, palavras. Quando pensamos em texto, geralmente pensamos em um amontoado de palavras, e em muitas vezes, numa grande frase. Assim como o texto, a imagem também tem sua estrutura e seus elementos que a compõem, como a linha, a cor, a luz e os princípios que a fundamentam. Dessa maneira, assim como o texto, a imagem também pode ser lida.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com