TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho Escolar: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  8.741 Palavras (35 Páginas)  •  1.913 Visualizações

Página 1 de 35

ROSANA AGUEDA LOPES FERREIRA

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Monografia apresentada ao curso de Pós Graduação em Educação com Ênfase em Artes e Inclusão da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Eugênio Pacelli da Universidade do Vale do Sapucaí como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista, sob a orientação da professora Sandra Maria Sales de Oliveira.

UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ

POUSO ALEGRE

2010

UNIVERSIDADE VALE DO SAPUCAÍ

FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS EUGÊNIO PACELLI

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INCLUSÃO COM ÊNFASE EM ARTE

Monografia “DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”, elaborada por ROSANA AGUEDA LOPES FERREIRA e aprovada por todos os membros da Banca Examinadora foi aceita pelos abaixo listados, como requisito final para a obtenção do título de Pós Graduação em Inclusão com Ênfase em Arte.

Pouso Alegre, ______ de ______________ de 2010.

BANCA EXAMINADORA:

____________________________________

____________________________________

____________________________________

DEDICATÓRIA

Especialmente a todas pessoas, quecompartilharam dos momentos difíceis,deansiedade e tensão e que foram solidarias nessa travessia.

AGRADECIMENTOS

Agradecer primeiramente à Deus que nos deu o dom da vida e que ao longo dessa caminhada nos conduziu a todo instante ,nos inspirando com sabedoria e inteligência.

Agradecer as pessoas que estiveram todo tempo ao meu lado dando o apoio imprescindível para que concluísse mais uma etapa da vida, aos amigos que nunca me faltaram.

Um agradecimento especial ao meu marido e filhos, que me apoiaram e incentivaram.

As colegas de curso que ao longo dessa jornada nos tornamos grandes amigas,que os ensinamentos aprendidos nesta instituição sejam usados com sabedoria e discernimento em nossa profissão para que assim possamos colaborar para a construção de uma sociedade mais justa.

Minha gratidão e reconhecimento a minha orientadora Sandra pela disponibilidade, carinho e atenção dedicados não somente a mim, mas a todas do curso.

Agradeço ainda a coordenadora do curso Profª Adriana Cardoso, pelo seu empenho, dinamismo e competência. E a todos os professores pelo ensinamento que nos proporcionaram.

Epígrafe

“A vida é cheia de desafios que se aproveitados de forma criativa, transformam – se em oportunidades”.

RESUMO

A alfabetização de modo geral tem sido muito discutida, principalmente quando os alunos apresentam baixo rendimento. A proposta do presente trabalho é de apresentar uma reflexão em relação às dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita nos alunos da series iniciais do ensino fundamental. O trabalho se fundamenta a partir de uma revisão bibliográfica, a princípio para compreender alguns conceitos da literatura em relação ao tema. Em seguida apresentamos como ocorre a aprendizagem e os fatores que influência. Posteriormente focaremos nas dificuldades em relação a escrita e a leitura, e as ações docentes frente às dificuldades de aprendizagem, bem como o uso da arte como estratégia facilitadora.

Palavras chave: dificuldade de aprendizagem, ação docente, arte.

ABSTRACT

Literacy in general has been much discussed, especially when students have low income. The purpose of this paper is to present a reflection about the learning difficulties in reading and writing for children in the series of primary school. The work is based from a literature review, I begin to understand some concepts of the literature on the topic. Then we present how learning occurs and the factors that influence. Later we will focus on difficulties with writing and reading, and teachers' actions towards the difficulties of learning as well as the use of art as a strategy facilitator.

Keywords: learning difficulties,teaching activities,art.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 9

2. DEFINIÇÃO E HISTÓRICO DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM 11

2.1 Tipos de dificuldade de aprendizagem 15

3. O QUE É APRENDER 19

3.1 Fatores que envolvem a aprendizagem 21

4. A LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM 23

5. AÇÃO DOCENTE FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM 27

5.1 A arte como estratégia facilitadora na aprendizagem 28

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 33

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 35

1. INTRODUÇÃO

Nos dias atuais falar em dificuldade de aprendizagem é algo comum nas escolas. É vasto o número de justificativas para explicar as causas da não aprendizagem dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.7 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com