TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE ativos

Seminário: CONTABILIDADE ativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Seminário  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 4

Ativo: é tudo que pode ser classificado em bens e/ou direito, de propriedade da empresa, avaliável monetariamente (R$) e representa benefícios presentes ou futuros.

É dividido em:

Ativo Circulante: engloba contas que constantemente estão em movimento. Constitui o capital de giro da empresa, no qual esta dis¬posto os caixas, os bancos e outros itens que serão transformados em dinheiro, consumidos ou vendidos a curto prazo, ou seja, dentro de um ano. É subdividido em:

Disponível: são registra¬dos os valores que representam o dinheiro em caixa, os saldos disponíveis em contas de movimento bancário e os saldos de contas relativas aos ativos imediatamente liquidáveis.

Direitos Realizáveis no Exercício Seguinte: incluem: saldos relativos a aplicações em valores mobiliários, operações no mercado aberto; contas a receber com vencimentos para o exercício seguinte, tais como: contas ou duplicatas a receber por vendas mercantis (inclusive cheques pré-datados); adiantamentos a empregados e outros; parcela do imposto, relativa a opções por incentivos fiscais até o momento do recebimento do Certificado de Investimento (CI).¬

Estoque: são: estoque de mercadorias, matérias-primas, embalagens e materiais secundários empregados em pro¬cesso de produção, materiais de consumo e produtos em trânsito, subprodutos e resíduos; estoque de imóveis prontos para a venda ou em construção com prazo de entrega de até 12 meses (no caso de construtora); estoque de materiais em poder de terceiros para beneficiamento.

Despesas Apropriáveis no Exercício Seguinte: regis¬tra-se os valores das despesas anteci¬padas, devendo ser apropriado como: prêmios de seguros a apropriar; despesas financeiras a apropriar; aluguéis a apropriar.

Ativo Realizável a Longo Prazo: são registrados os direitos realizáveis após o encerramento do exercício seguinte, como: duplicatas a receber, adiantamentos ou empréstimos a fornecedores ou à sociedade coligada ou controlada, adiantamentos ou empréstimos a diretores. As despesas apropriáveis serão lançadas neste subgrupo, após o encerramento do exercício seguinte, referentes a encar¬gos financeiros exigíveis após o exercício seguinte ao do encerramento do balanço.

Ativo Permanente: é constituído por contas que pouco se movi¬mentam cujos valores não variam constantemente, são itens usados por vários anos (vida útil longa) e sua reposição é lenta, como: prédios, instala¬ções, equipamentos, móveis e utensílios, veículos, terrenos, ferramentas, computadores e periféricos, máquinas, inves¬timentos de caráter permanente etc. é subdividido em:

Investimentos: registra-se os valores refe¬rentes as participações permanentes em outras sociedades; empreendimentos relativos ao plantio de florestas, destinados à proteção do solo ou à preservação do meio ambiente, sem que se destinem à manutenção da atividade da empresa; aplicações em incentivos fiscais, após o recebimento do Certificado de Investimento (CI), quando hou¬ver a intenção de manter esses valores como inves¬timentos; importâncias aplicadas na aquisição de imóveis, desde que não sejam para revenda ou destinadas à manutenção das atividades da empresa. Por exem¬plo: imóveis para aluguel ou aplicações em ouro, quando não constarem do objeto social da pessoa jurídica.

Imobilizado: são registrados os bens e os direitos que tenham por objeto bens destinados para a manutenção das atividades da empresa ou exer¬cidos com essa finalidade. Subdivide-se em: máquinas, equipamentos, construções, direito de exploração de minas e jazidas, reservas florestais etc.

Intangível: neste subgrupo serão registrados os direitos correspondentes à propriedade industrial e comercial da empresa, às patentes de invenção, às marcas, às fór¬mulas e aos processos de fabricação, ao valor do ponto comercial e a outros de idêntica natureza.

Ativo Diferido: consiste em aplicações de recursos, despesas ou gastos que contribuíram para a obtenção de receita ou para a formação do resultado de mais de um exercício social, ou seja, beneficiaram a empresa por vários anos. São exemplos de ativos diferidos: gastos pré-operacio¬nais (antes de a empresa começar suas atividades), gastos de reorganização e gastos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com