TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTATOR RELE DE SOBRE CARGA E FUSIVEL

Artigo: CONTATOR RELE DE SOBRE CARGA E FUSIVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  817 Visualizações

Página 1 de 5

Introduçao:

Neste trabalho veremos as principais características, funções e especificaçoes sobre reles de sobre carga, fusível, distribuidor e contator e as sua importancia em um circuito.

FUSIVEL:

Dispositivo de proteção que, pela fusão de uma parte dimensionada para tal, interrompe a corrente elétrica quando esta excede um certo valor estabelecido, durante um tempo determinado”.

DISJUNTOR

Equipamento de proteção cuja finalidade é conduzir a corrente de carga sob condições nominais e interromper correntes anormais de sobrecarga e de curto-circuito”.

 Em resumo, os DTMs cumprem 3 funções básicas:

1. Abrir e fechar os circuitos (Manobra)

2. Proteger os condutores e equipamentos contra sobrecarga (dispositivo térmico)

3. Proteger condutores contra as correntes de curto-circuito (dispositivo magnético).

4. Disjuntores Termomagnéticos atuam por:

1. Efeito térmico com sobrecarga.

2. Efeito eletromagnético com corrente de curto-circuito.

5. Disparador térmico simples:

1. Elemento bimetálico: duas lâminas de metal soldadas, com diferentes coeficientes de dilatação térmica.

2. Quando sensibilizadas por uma corrente superior ao estabelecido ambas dilatam, de maneira desigual, arqueando o conjunto e deslocando a barra de disparo.

6. Disparador magnético:

1. Bobina que, quando conduz corrente acima do valor estabelecido, atrai um êmbolo ferromagnético processando a abertura dos contatos do disjuntor.

Especificação de Disjuntores:

 Os seguinte itens devem ser discriminados:

– Corrente nominal de operação

– Capacidade de interrupção

– Tensão nominal

– Freqüência

Dimensionamento de Disjuntores

A NBR 5410-2004 estabelece condições que devem ser cumpridas para que haja coordenação entre os condutores de um circuito e o dispositivo de proteção.

– O item 5.3.4 da norma diz que a corrente do disjuntor deve interromper a corrente de sobrecarga antes do aquecimento excessivo dos condutores.

– nominal

Tipo (térmico, magnético, termomagnético, ajustável,...)

Disjuntores:

Contator é um dispositivo eletromecânico que permite, a partir de um circuito de comando, efetuar o controle de cargas num circuito de potência. Essas cargas podem ser de qualquer tipo, desde tensões diferentes do circuito de comando, até conter múltiplas fases.

Contator AC para manobra de motores.

É constituído por uma bobina que produz um campo magnético, que conjuntamente a uma parte fixa, proporciona movimento a uma parte móvel. Essa parte móvel por sua vez, altera o estado dos seus contactos associados. Os que estão abertos fecham-os, os que estão fechados, abre-os. Estes contactos podem ser de dois tipos, os de potência e os auxiliares.

Os de potência, geralmente são apresentados em grupos de 3, devido ao seu emprego comum no comando de motores do tipo trifásicos.

Vantagem do emprego de contatores

• Comando à distância

• Elevado número de manobras

• Grande vida útil mecânica

• Pequeno espaço para montagem

• Garantia de contacto imediato

• Tensão de operação de 85 a 110% da tensão nominal prevista para contator

• Maior número de contactos

Tipos de contatores

• Os contatores podem ser do tipo principais, que geralmente possuem 3 contatos NA (normalmente abertos) de potência, 2 NA's auxiliares, ou seja de comando, e mais 2 NF's (normalmente fechados) auxiliares, também para o comando.

• também podem ser do tipo auxiliares, que possuem contatos apenas de comando, ou seja , seus contatos suportam uma menor corrente do que os principais.

• vale lembrar que os contactores em geral possuem os chamados blocos aditivos, que são vendidos separadamente, variam de fabricante para fabricante, e tem a função de proporcionar contatos adicionais ao contator (alguns modelos são de acoplamento frontal, e outros de acoplamento lateral).

Mini Contator

Pequenos contatores utilizados para comutar cargas mais baixas, porém seu tamanho não é tão vantajoso e sua manutenção mais trabalhosa, de modo que é recomendado o uso de um relé para as cargas até 1amperes

Contator de Estado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com