TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Pesquisas Acadêmicas: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.639 Palavras (7 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTEXTO EMPRESARIAL

Bom Jesus

2013

CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, para as disciplinas Contabilidade Básica, Fundamentos da Administração e Economia e Homem, Cultura e Sociedade.

Orientador: Prof. Vânia de Almeida Silva Machado

Mônica Maria Silva

Regina Malassise

Sérgio de Goes Barbosa

Bom Jesus

2013

Administração é baseada no pré suposto de que aquele que a administra está apto a desenvolver uma série de ações que a levem a atingir um objetivo.

O objetivo primordial de uma empresa é a sastifação do cliente, razão de ser do empreendimento.

Para atingir o objetivo estabelecido de uma empresa devemos utilizar recursos humanos, materiais e financeiros numa ação ordenada das chamadas funções administrativas: planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar.

STONER (2004) afirma que planejar significa pensar antecipadamente nos objetivos e nas ações, e que os atos devem ser baseados em métodos, planos ou lógicas e não em palpites. Organizar é o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e o recurso entre os membros de uma organização.

De modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos desejados. No que se refere a liderança em administração, Stoner ressalta o que significa dirigir, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais. Já a função de controlar é certificar-se de que os atos dos membros da organização levam-na de fato, em direção aos objetivos estabelecidos.

Observa-se que a empresa estar bem estruturada buscando inovações as melhores praticas administrativas, sempre atentas as mudanças e tendências de mercado, detectando oportunidades e precavendo-se contra ameaças o que é fundamental para uma organização que busca alcançar positivamente seus resultados.

O câmbio é uma das variáveis mais importante da macroeconomia, sobretudo no que se refere ao comércio internacional. Quando se deseja negociar ativos de um país para outro, quase invariavelmente temos de mudar a unidade de conta do valor desses ativos-da moeda doméstica para a moeda estrangeira. Nesse sentido, pode-se definir a taxa de câmbio de um país como o número de unidades de moeda de um país necessário para se comprar uma unidade de moeda de outro país. Em outras palavras, é o preço de uma moeda em termos de outra.

A forma mais clássica e tradicional de se medir o crescimento econômico de um país é medir o crescimento de seu Produto Interno Bruto-PIB. Quando se pretende fazer comparações internacionais o método mais eficaz é o método da paridade do poder de compra. Outros métodos que utilizam a taxa de câmbio geralmente sofrem enviesamentos devidos à especulação do mercado cambial ou políticas cambiais. Além disso, a taxa de câmbio não tem em conta os produtos não transacionáveis internacionalmente, como os serviços (barbeiro, alimentação, hotéis, saúde, etc.).

Convém distinguir crescimento económico de desenvolvimento económico: enquanto o primeiro se refere ao PIB, o desenvolvimento económico é um conceito que envolve outros aspectos relacionados com o bem-estar duma nação, como os níveis de Educação, Saúde, entre outros indicadores de bem-estar. Se a macroeconomia estuda a estrutura institucional do sistema financeiro e as politicas econômicas de que o governo federal dispõe para controlar satisfatoriamente o nível de atividade econômica dentro da Economia do país, temos também claro que a teoria e a politica macroeconomia não conhecem limites geográficos, pois visam estabelecer uma teoria e a politica macroeconomia não conhecem limites geográficos, pois visa estabelecer uma estrutura internacional segundo a qual os recursos flutuam livremente entre as instituições e nações, a atividade econômica seja estabilizada e o desemprego possa ser controlado.

Os efeitos de inflação, por exemplo, sobre a vida empresarial, além de afetar, em certo grau, as relações entre empregados e empregadores é mais acentuado nos assuntos que envolvem: custos industriais, despesas com serviços e gerais, encargos financeiros, reposição de bens, renovação tecnológica e, planos de expansão a longo-prazo, métodos de gestão, reajuste salariais, etc... estes efeitos devem ser imediatamente processados e compreendidos no processo decisório da empresa, exigindo as adequações para a sobrevivência.

Na gestão patrimonial, exige alguns princípios primordiais no controle patrimônio. Primeiramente dentro do âmbito de gestão contábil, é interessante ressaltar a importância dentro da gestão de custo e despesas. É totalmente relevante ao empreendedor ter o total controle de seu empreendimento, principalmente dos custos e despesas. Este fato por ser um item básico dentro da gestão empresarial, muitas vezes não recebe devida atenção, os gestores da empresa se preocupam em diversos campos e perdem o foco no controle patrimonial eficiente.

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com