TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Pesquisas Acadêmicas: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERENCIAS..........................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

Nesse trabalho falaremos sobre a funçoes administrativas, planejamento, controle, organização e direção e tambem sobre a macroeconomia que estuda a economia como um todo, analizando o desenvolvimento e a resolução de grandes agregados niveis geral de preços (inflação) o balanço de pagamentos e taxas de cambio e o estoque de moedas e taxas de juros dentre os quais concerne o presente estudo, falaremos sobre controle contabil que é de suma importancia nas atividades empresariais.

2 CONTEXTO EMPRESARIAL

As funções administrativas são de suma importância pois através delas que conseguimos Planejar, organizar, direcionar e controlar tudo, para que a empresa possa realizar seus Objetivos ,e prever o futuro na qual investimos ou vamos investir.

No primeiro caso o empresário Evaldo Oliveira diz que descobriu no alumínio um negócio rentável. Em 2004, ele tinha bastante lojas de 1,99, lojas populares que necessitava muito desse produto, então ele resolveu montar a empresa para atender esse mercado e houve uma aceitação muito boa. Foi através do planejamento que ele conseguiu montar a sua empresa de fabricação de panelas, e assim alcançou seus objetivos, para ele foi mais fácil abrir uma empresa, pois já atuava no ramo. Já o químico Eduardo Martinez de Almeida, foi mais difícil pois ele não tinha o capital inicial para abrir a empresa Star Active de cosméticos para profissionais, por isso teve que fazer um plano de negócios para apresentar ao banco para assim conseguir o financiamento de 400 mil reais, nesse plano teria que conter os itens que seriam fabricados, vendidos ou os serviços que seriam prestados e também avaliar os pontos fortes e fracos do negócio, com a finalidade de tornar a empresa mais eficiente e competitiva. Um exemplo é a análise F.O.F. A (iniciais de forças, oportunidades, fraquezas e ameaças). É preciso analisar cada um desses pontos, para pensar nos aspectos favoráveis e desfavoráveis do negócio, seus proprietários e mercado e também análise de mercado, plano operacional, plano financeiro, e construção de cenários só assim o banco aprovaria o financiamento. Ao fazer o plano de negócios, o empresário terá em mente todo o capital necessário e a forma que virá o lucro, além das estratégias para alcançar esse retorno.

A experiência de Almeida mostra que, apesar de essencial, uma boa idéia não é suficiente para conseguir um financiamento. Fazer um plano de negócios é importante para trazer credibilidade e convencer o banco de que haverá retorno, afirmam especialistas. É possível, ainda, buscar recursos com fundos ou sócios que acreditam na idéia. Foi fundamental o uso das funções Administrativas nos dois casos, pois sem elas os empresários não conseguiriam abrir e também manter uma empresa no mercado, como diz o professor da Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas em São Paulo (FGV-SP), Samy Dana, explica que grande parte dos empresários abre um negócio apenas porque têm afinidade com a área, mas não avalia itens como demanda custos, lucro e capital necessário, o que faz muitas empresas fecharem nos primeiros anos de vida. “Sem dúvida, uma boa idéia é fundamental, mas, apesar de necessária, não é suficiente”, afirma.

As variáveis macroeconômicas tem grande influencia nos negócios da empresa, nos dois textos os empresários souberam controlar a inflação, pois ela provoca uma série de distorções na economia, varias empresas não controlam a inflação e isso dificulta qualquer planejamento empresarial e pode levar a uma total destruição do parque produtivo, dificulta investimento; dificulta a estabilização da taxa de câmbio; aumenta custo de tranzações da empresa. Nos dois textos os empresários obtiveram um crescimento sistemático de produção de bens e serviços e seu lucro foi aumentado cada vez mais.

No segundo texto o Eduardo Martinez disse que tinha bens para oferecer como garantia para o banco, e assim conseguiu o financiamento, ou seja e com um bom plano de negócio ele conseguiu credibilidade e convenceu o banco de que haveria retorno, e assim o banco confiou e financiou.A empresa atuou no ramo de cosméticos para profissionais, de acordo com especialista, apesar de selic (taxa básica de juros) estar atualmente e em 12,5%, é muito difícil uma empresa conseguir um empréstimo próximo á estes patamares, e mais complicado ainda é conseguir lucrar tanto no começo do negocio para pagar o empréstimo.

o câmbio é uma das variáveis mais importantes da macroeconomia, sobretudo no que se refere ao comércio internacional. Quando se deseja negociar ativos de um país para outro, quase invariavelmente temos de mudar a unidade de conta do valor desses ativos – da moeda doméstica para a moeda estrangeira. Nesse sentido, pode-se definir a taxa de câmbio de um país como o número de unidades de moeda de um país necessário para se comprar uma unidade de moeda de outro país. Em outras palavras, é o preço de uma moeda em termos de outra, o cambio influência diretamente as exportações e as importações do país.

O objetivo dos controles contábeis é de que as transações sejam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com