TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho Escolar: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

O Contador com a função de manter a empresa organizada informando ao Administrador o que pode ser e onde pode ser gastos os recursos, informando a situação real da empresa e o Administrador através destas informações tomará as decisões corretas envolvendo o capital da empresa, ambos almejando o sucesso da mesma. O Contador é o responsável por apurar as receitas, despesas e lucros que uma empresa tem, bem como a correta contabilização destes elementos de forma legal, correta e contínua, além de ser uma fonte permanente de consultas por todos os setores da empresa. É ele que informa ao Administrador a real situação da empresa. Já o Administrador é quem toma as decisões de compra, vendas, formas de pagamento, prazos, contratações e demissões, etc. E estas decisões são tomadas através das informações constantes fornecidas pelo Contador.

O Contador coleta e apresenta dados financeiros e atualizados e o Administrador toma decisões avaliando o grau de risco e de retorno de acordo com as demonstrações contábeis.

2.1 Conceitos de funções administrativas

Toda Teoria Administrativa está vinculada ao seu período histórico, por sua vez a teoria da Administração Científica foi uma conseqüência da Revolução Industrial, perante a necessidade de eficiência e competência das organizações de trabalho.

2.2 Teórico que desenvolveu

Frederick W. Taylor, considerado o Pai da Administração Científica, nasceu em 1856 na Filadélfia, sendo criado com muita disciplina, trabalho e poupança. Iniciou sua vida como operário em 1878, passando a capataz, contramestre, chefe de oficina e finalmente em 1885 como engenheiro.

Como engenheiro mecânico, Taylor constantemente se estarrecia com a ineficiência dos trabalhadores. Baseado nesta realidade realizou estudos na busca de maior eficiência na fábrica em que trabalhava. Seus princípios administrativos tiveram origem no “chão de fábrica”, dando ênfase a adoção de métodos racionais e padronizados objetivando máxima divisão de tarefas, com enfoque na produção.

2.3 Principais mudanças ao longo do tempo

A Teoria Clássica foi desenvolvida através de Henri Fayol, engenheiro educado na França. Esta teoria teve origem na gerência administrativa, dando ênfase na estrutura formal da empresa; com adoção de princípios administrativos pelos altos escalões, privilegiando as tarefas da organização.

Henri Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Frederick W. Taylor. Conforme descritos abaixo:

01-Divisão do Trabalho;

02- Autoridade e responsabilidade;

03- Unidade de comando;

04- Unidade de direção;

05- Disciplina;

06- Prevalência dos interesses gerais;

07- Remuneração;

08- Centralização;

09- Hierarquia;

10- Ordem;

11- Equidade;

12-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com