TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Artigo: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 5

A Evolução da gestão administrativa propiciada pelo avanço tecnológico e a globalização dos mercados na atualidade tem direcionado os gestores a um novo modelo de gestão empresarial. Nessa nova perspectiva onde os mercados são cada vez mais competitivos as empresas necessitam de um bom planejamento administrativo e de profissionais capacitados para entender e atuar nas diversas variáveis internas e externas que influenciam o bom

INTRODUÇÃO

andamento de uma empresa, controlando-as e direcionando-as na busca constante de objetivos e manutenção da organização no mercado. Desta forma vamos analisar e contextualizar as ferramentas e funções administrativas utilizadas na gestão da fabrica de panelas e na indústria de cosméticos e as variáveis mercadológicas internas e externas que influenciam diretamente no resultado dessa gestão.

A globalização atual tem evidenciado com maior transparência e rapidez as influências macroeconômicas no mercado, que permeiam as diversas camadas da sociedade. A inflação, o desemprego, as taxas de juros, o desenvolvimento econômico, entre outras, são variáveis que norteiam os rumos do mercado interferindo efetivamente nas decisões das pessoas, das empresas e dos estados.

Vimos evidências claras do conhecimento das influencias macroeconômicas dos dois empreendedores mencionados nas reportagens analisadas. O primeiro empreendedor tem conhecimento da oferta e demanda dos seus produtos no mercado, para mantê-los com preços competitivos com seus concorrentes. Já o segundo, a falta de recursos financeiros necessita que o empreendedor obtenha conhecimento das taxas de juros praticadas no mercado para obtenção de créditos de terceiros. Portanto é necessário conhecermos as influências macroeconômicas para que possamos supri-las e permanecermos vivos no mercado.

DESENVOLVIMENTO

As funções administrativas têm papel fundamental no gerenciamento e resultados alcançados pelas organizações. A análise dessas funções permite aos gestores implantar teorias administrativas que definem o melhor caminho a ser percorrido para o alcance do objetivo traçado pela organização e suas variáveis de acordo com as influencias internas e externas existentes neste percurso.

Chiavenato - Afirma que a administração não ocorre ao acaso, pois cada ação está pautada em um plano. Esses planos são traçados na função planejamento. Apesar de haver planos operacionais, estes planos não têm grande peso nas funções administrativas, pois lidam com variáveis bastante limitadas. 

Na análise contextual das duas reportagens mencionadas, vimos à aplicação das funções administrativas em variáveis distintas. A primeira reportagem o empresário seguiu a risca a cartilha do empreendedor. Através de seu conhecimento prático como comerciante, ele tinha as informações necessárias da demanda do mercado, disponibilizou capital próprio necessário para empresa começar a funcionar e investiu esse capital na compra de maquinários, na contratação de mão de obra, na qualidade e melhoria de seus produtos. Já a segunda reportagem a falta de recursos próprios fez com que o empresário percorresse outro caminho. Através de um plano de negócios bem elaborado, ele conseguiu viabilizar seu empreendimento com recursos de terceiros, financiando integralmente capital necessário para abertura e manutenção da empresa no mercado.

As funções administrativas foram indispensáveis para gestão e obtenção de resultados na administração das duas situações uma vez que o planejamento, a organização, o controle e direção, foram ferramentas que permitiram os gestores a optar pelo melhor caminho nas tomadas de decisões, diante dos diferentes contextos e variáveis internas e externas do mercado competitivo, no qual estavam inseridos.

A elaboração de planejamentos e controles foi essencial para o estabelecimento de metas e objetivos, propiciando informações seguras na obtenção dos resultados almejados pelas organizações.

Segundo Attie (2000, p.119) - Uma empresa necessita constituir, para si, sistemas que lhe garantam conhecer os atos e eventos ocorridos em cada um dos seus segmentos. Os efeitos ocorridos através da realização de cada ato devem ser escriturados e levados, em tempo hábil,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com