TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho acadêmico: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.553 Palavras (11 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1.1 Funções Administrativas 4

2.1.1.1 Planejamento 5

2.1.1.2 Organização 5

2.1.1.3 Direção 6

2.1.1.4 Controle 6

2.1.2 Conceito de Patrimônio 7

2.1.3 Fontes (origens) de Recursos, Capital Social e de Terceiros 8

2.1.4 Análise de mercado 9

2.1.5 Demanda ,Oferta e Equilíbrio de Mercado 9

2.1.5.1 Demanda 9

2.1.5.2. Oferta 10

2.1.5.3 Equilíbrio de Mercado 10

2.1.6 Estruturas de Mercado 11

2.1.7 Contabilidade Social como Ferramenta de Informações para a Responsabilidade Social 12

3 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

Atualmente no mundo empresarial as pessoas tomam decisões a todo o momento, que por sua vez podem ter diferentes graus de importância, porém as decisões no contexto empresarial em determinado momento possuem um impacto imediato nas ações organizacionais, uma vez que uma decisão errada pode trazer consequências gravíssimas para essas organizações, e podendo não ser possível reverter determinadas situações. Sendo assim, a tomada de decisão pode fazer toda a diferença para a obtenção de bons resultados para a organização.

Este trabalho vai abranger as funções administrativas, planejamento, organização, direção e controle, onde estes tópicos irão relatar como a empresa e os empresários devem planejar as suas tomadas de decisões para atingir seus objetivos.

O empresário deve organizar seus procedimentos para que possa maximizar seu tempo e eficiência de trabalho, tendo em vista, a direção e seus objetivos devem estar traçado e bem determinado sabendo o que deve fazer, o que precisa fazer e a onde vai chegar, para isso, o mesmo precisa ter controle de tudo que esta em sua volta, fatores internos e externos que possam afetar a saúde financeira da sua empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONTEXTO EMPRESARIAL

Todo o contexto empresarial é influenciado por várias forças (competição, tendências de consumo, comportamento do consumidor, entre outras), o que torna o processo de tomada de decisão bastante complexa. Numa organização, a implementação de processos de melhoria sem um entendimento total do impacto que as alterações irão causar, pode ter consequências imprevisíveis. Daí a importância do uso de ferramentas, como a Simulação Empresarial, que auxiliam os gestores a compreenderem os seus processos de negócio e como é que as mudanças nesses processos vão refletir em toda a organização.

2.1.1 Funções Administrativas

Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar - POCCC. Atualmente, sobretudo com as contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, em que um dos maiores nomes é Peter Drucker, os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC). Ressalte-se, então, que destas funções as que sofreram transformações na forma de abordar foram "comandar e coordenar" que atualmente chama-se apenas Dirigir (Liderança).

Atualmente, as principais funções administrativas são:

• Fixar objetivos (planejar);

• Analisar: conhecer os problemas;

• Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos as pessoas);

• Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar);

• Negociar;

• Tomar as decisões (rápidas e precisas);

• Mensurar e avaliar (controlar).

• O papel do administrador

Qualquer que seja o tipo de indústria, o nível organizacional ou atividade envolvida, pelo menos quatro funções devem ser desempenhadas por um administrador.

2.1.1.1 Planejamento

O planejamento é considerado a função central da administração. Planejar significa interpretar a missão organizacional e estabelecer os objetivos da organização, bem como os meios necessários para a realização desses objetivos com o máximo de eficácia e eficiência, e a seleção das políticas, procedimentos e métodos desenhados para o alcance desses objetivos. Há estudos que revelam que o planejamento é característico das organizações mais bem-sucedidas. (CHIAVENATO, 2004)

O planejamento envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados.

2.1.1.2 Organização

Organizar pode-se constatar, que se fosse possível sequenciar, diríamos que depois de traçada a meta organizacional, é necessária que as atividades sejam adequadas às pessoas e aos recursos da organização, ou seja, chega a hora de definir o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito, a quem a pessoa deve reportar-se, o que é preciso para a realização da tarefa.

Logo, "organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos. O processo organizacional tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas”.

Dentro desta função, estão as atividades de definição da estrutura: unidades orgânicas a serem criadas, para desempenhar as diversas finalidades; a definição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessas unidades; as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.

2.1.1.3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com