TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Artigos Científicos: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  2.923 Palavras (12 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 12

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar de todas as disciplinas do curso de Ciências Contábeis da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, ministrado pelos professores: Mônica Maria Silva, Vânia de Almeida Silva Machado, Regina Malassise.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ES

2013

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------ 3

2 – REFERENCIAL TEÓRICO -------------------------------------------------------------------- 4

3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS ------------------------------------------------------------------ 11

4 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ------------------------------------------------------- 12

1 – INTRODUÇÃO

Neste prezado trabalho serão abordados de forma textualmente algumas questões que envolvem os conceitos e pontos importantes da administração com envolvimento afundo das delimitações empresariais, o objetivo maior é contextualizar para o leitor uma sucinta gama de informações para que ele obtenha conhecimento suficientemente plausível para entender o tema abordado, ou seja, a pesquisa que fora realizada visa ampliar o conhecimento do leitor e do pesquisador sobre administração empresarial de uma maneira geral.

A globalização e a tecnologia hoje estão tão mais próximas da população geral, que muitos já conseguiram entender que o planejamento e a organização seguem lado a lado para aquisição de metas e/ou objetivos na vida das pessoas. E é pensando desse jeito que a administração entra como um conjunto de regras sistematizadas para auxiliar nessa aquisição dessas metas, no entanto, sabe-se que ocorreu uma série de processos historicamente comprovados em que a administração foi sendo moldado com o passar dos tempos.

Mas de fato, o que sabemos sobre administração empresarial ou administração em si? O que realmente observamos que a administração? Aonde ela pode ser aplicada, como começou? Quem criou? São essas perguntas que o leitor terá resposta ao encerrar a leitura desse contexto bibliográfico, onde através de pesquisa qualitativa através de livros, artigos científicos e sites específicos obtivemos uma produção textual capaz de simplificar o entendimento que cerca a administração.

2 – REFERENCIAL TEÓRICO

A produção textual a ser contextualizada a seguir se baseou nos seguintes tópicos abaixo descritos:

I. Conceito de funções administrativas: - teórico que desenvolveu;

- principais mudanças ao longo do tempo;

II. Conceito de Patrimônio: - apresentar três autores;

III. Fontes (origens) de recursos: - Capital social;

- Capital de terceiros;

IV. Análise de mercado;

V. Demanda, oferta e equilíbrio de mercado;

VI. Estruturas de mercado;

VII. Contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social.

Sendo assim, o primeiro tópico a ser entendido é o que de fato seria a administração. Partindo do pressuposto das características da administração para buscar entender qual o real papel de um administrador, caímos nos conceitos da teoria neoclássica da administração, onde é desenvolvida a partir de uma ciência social, onde muitos autores descrevem a administração como sendo uma ciência social, no entanto, essa ciência tem seus preceitos básicos de organização, que envolvem organizar, planejar, dirigir e controlar, também conhecido como OPDC.

“Uma organização pode ser entendida como conjunto de recursos integrados em um sistema para atingir determinado conjunto de objetivos. Os recursos que uma organização utiliza podem ser dimensionados em dois grandes grupos interdependentes que formam o capital e o trabalho (SILVA, 2010 p.1).”

Amitai Etzioni apud Silva (2010) criou uma frase clássica para os administradores onde ela diz: “nascemos, vivemos e morremos em organizações”. Essa frase destaca bem a importância da administração no decorrer de nossas vidas, de fato, tal pressuposto é utilizado em todas as áreas científicas ou não, pois o ato descrito pelo OPDC é que permite descrever uma estrutura plausível de entendimento e compreensão, portanto, podemos assim dizer que, tudo que nos cerca no mundo é administrado por algo ou alguém. Por exemplo, o país é administrado pelo presidente, uma universidade é administrada pelo reitor, uma empresa é administrada pelos donos, até mesmo a residência de uma família é administrada por uma ou mais pessoas.

Esses fatores comprovam que o uso da administração é constante e corriqueiro em nossas vidas, e nem sempre percebemos tal ação e ainda complementa o fato de que o ato de se agrupar é intrínseco do ser humano, que não consegue viver sozinho, ele necessita de outrem para convivência, e são esses fatores que fortalecem o conceito de administração e a descrevem história a fora.

Referindo-nos a história da administração, vimos seus primeiros trabalhos serem desenvolvidos ainda na Era do Egito, mais precisamente na criação das pirâmides, onde todo o processo de formação intriga até hoje especialistas e historiadores, no entanto, é nítido que houve uma organização primordial para construção de tal monumento, e também não podemos contestar a hierarquia organizacional oriunda do Império Romano, em que fica nítido nos livros de história quem organizava, planejava e dirigia a sociedade.

Com a Revolução Industrial e a chegada das máquinas, surgiu um novo contexto trabalhista, pois o trabalho antigamente era visto como escravista, onde somente os escravos eram quem deveria trabalhar, e, no entanto, com a chegada das máquinas na Revolução Industrial, criou-se uma nova concepção de trabalho, o mecanizado, onde saímos de um poder feudal, para introduzirmos a sociedade industrial, foi aqui que a classe média começou a nascer, pois o poder e o dinheiro não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com