TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Exames: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 3

APO ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS NO CONTEXTO EMPRESARIAL

Origens:

A Administração por Objetivos ou Administração por resultados constitui um modelo administrativo bastante difundido e plenamente identificado com o espírito pragmático e democrático da Teoria Neoclássica. A APO surgiu na década de 1950, através da publicação do livro de Peter F. Drucker, no qual caracteriza pela primeira vez a Administração por Objetivos. A APO é uma técnica de direção de esforços por meio do planejamento e controle administrativo fundamentado no princípio de que, para atingir resultados, a organização precisa antes definir em que negócio está atuando e aonde pretende chegar. Inicialmente se estabelecem os objetivos anuais da empresa, formulados na base de um plano de objetivos a longo prazo. Escolhidos e fixados os objetivos organizacionais a serem alcançados, o próximo passo é saber como alcança-los, isto é, estabelecer a estratégia empresarial a ser utilizada para melhor alcançar aqueles objetivos.

bjetivos.

O antigo conceito militar define estratégia como a aplicação de forças em larga escala contra algum inimigo. Em termos empresariais, a APO defini a estratégia como "a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global visando a atingir objetivos a longo prazo.

Características:

- É uma técnica de direção de esforços através do planejamento e controle administrativo.

Para a organização atingir resultados é preciso definir em que negócio está atuando e aonde pretende chegar.

- É um sistema dinâmico que integra a necessidade da companhia de alcançar o seus objetivos de lucro e crescimento.

- É um estilo exigente e compensador de administração de empresas.

- É um método no qual as metas são definidas em conjunto entre administrador e seu superior, as responsabilidades são especificadas para cada posição em função dos resultados esperados, que passam a integrar os padrões de desempenho sob os quais os gerentes são avaliados.

As setes características principais da APO : Estabelecimento conjunto de objetivo entre o executivo e o seu superior – A maior parte da APO utiliza o estabelecimento conjunto de objetivos. O Executivo e seu superior participam do processo de estabelecimento e fixação de objetivos.

Estabelecer objetivos para cada departamento: Basicamente a APO está fundamentada no estabelecimento de objetivos por posições de gerência. Os objetivos, em alto nível, podem ser denominados objetivos, metas, alvos ou finalidades, porém a ideia básica é a mesma. Determinar os resultados que um gerente em determinado cargo deverá alcançar.

Interligação dos objetivos Departamentais: Correlacionar os objetivos dos vários órgãos ou gerentes envolvidos, mesmo quando os objetivos não se apoiam nos mesmos princípios básicos. Formar uma visão de conjunto.

Elaborar planos táticos e planos operacionais, com ênfase na mensuração e no controle: Após a definição dos objetivos departamentais, elabora-se os planos táticos e os planos operacionais para alcança-los. Como a APO enfatiza a quantificação a mensuração e o controle, torna-se necessário mensurar os resultados atingidos e compará-lo com os resultados planejados. Somente os resultados que podem ser mensurados podem ser aplicados a APO.

Contínua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com